Mais de 200 vagas em cursos de tecnologia para PCDs

Alunos poderão escolher uma das sete áreas oferecidas, como desenvolvimento full stack, segurança da informação, dados, user experience e marketing digital; inscrições vão até 8 de dezembro

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2018, os cinco principais cargos ocupados por pessoas com deficiência no Brasil ainda são de baixo requisito educacional e poucas oportunidades de ascensão, como auxiliar de escritório, assistente administrativo, operador de linha de produção, faxineiro e repositor de mercadorias.

Historicamente, pessoas com deficiência têm menos acesso ao ensino superior. O último Censo da Educação Básica revela que apenas 48,3% desse público entre 20 e 22 anos concluiu o Ensino Médio. Somente 5% da população com deficiência possui Ensino Superior completo no Brasil, e apenas 0,7% dos alunos matriculados em cursos de graduação são pessoas com deficiência, conforme dados do IBGE e do Censo de Educação Superior 2021.

Enquanto isso, o país tem 60 mil vagas de tecnologia em aberto, à espera de profissionais qualificados. Essa é uma tendência que o Programa Desenvolve quer mudar para trazer cada vez mais inclusão, em todos os espaços, inclusive na tecnologia. A iniciativa do Grupo Boticário, em parceria com a Alura e a ASID Brasil, representa uma oportunidade de qualificação e mudança de vida.

O Programa Desenvolve 2024 está com inscrições abertas para 210 vagas destinadas a pessoas com deficiência. As inscrições podem ser feitas até 8 de dezembro. Ao todo, são 1024 vagas no total, sendo 20% para pessoas com deficiência. Com duração de seis meses, o programa é on-line e oferece oportunidades em sete trilhas de cursos da área de tecnologia: Dados, DevOps, Desenvolvimento Full Stack,  Desenvolvimento Mobile, Segurança da Informação, User Experience e Marketing Digital. 

 “O acesso às iniciativas de desenvolvimento e inclusão no mercado de trabalho são pilares fundamentais para a quebra do ciclo de exclusão enfrentado por pessoas com deficiência. O Programa Desenvolve 2024 representa um passo significativo rumo a uma sociedade mais inclusiva e igualitária, oferecendo oportunidades reais para o desenvolvimento profissional e pessoal desse público”, afirma João Miron, líder de projetos da ASID Brasil.

Como funciona o programa e como se inscrever

O Programa Desenvolve 2024 oferecerá um ciclo de seis meses de aulas remotas, com uma carga horária semanal de 20 horas, proporcionando flexibilidade para os participantes, que terão acompanhamento por mentores do Boticário para orientação e apoio durante o programa.

Além dos cursos específicos em tecnologia, os inscritos terão acesso a cursos de Inglês e Espanhol, contribuindo para uma formação mais abrangente. Ao final do programa, os participantes formados serão incluídos no banco de talentos do Grupo Boticário, tornando-se elegíveis para preenchimento de vagas futuras.

As inscrições para o Programa Desenvolve 2024 já estão abertas e vão até o dia 8 de dezembro. É importante destacar que o processo seletivo conta com dois fluxos distintos, um para pessoas com deficiência e outro para aqueles sem deficiência, garantindo uma avaliação inclusiva.

Ao se inscreverem, os candidatos com deficiência podem selecionar essa opção, direcionando-os para um processo paralelo, adaptado às suas necessidades. Este processo elimina a etapa de envio de vídeo. Além disso, para os candidatos com deficiência, a renda familiar máxima deixa de ser um dos critérios de elegibilidade.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!