Escuta, diálogo e respeito: a tônica de relações familiares saudáveis

‘Gente que se Apaga’ aborda as relações familiares sob o ponto de vista de uma criança. Ler Faz Bem traz ainda 4 livros recém-lançados  

Alan Minas é autor de 'Gente que se Apaga' que fala das relações familiares (Foto: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Guilherme encontra-se numa sala de aula, no topo de uma elevada montanha. Por estar nesse inóspito lugar, acredita estar sonhando. Ele encontra Davi, um menino de giz riscado no quadro negro, que sofre de misteriosos apagamentos pelos conflitos familiares que vivencia. Solidário ao amigo, Guilherme tenta impedir que ele se apague por inteiro. E ambos ficam intrigados, ao descobrirem que compartilham o mesmo sonho.

A história tem forte carga poética, e influência da literatura Borgeana. O texto parte de uma premissa subjetiva, de uma família comum, mas tem alcance universal por conta da temática envolvida, assunto que envolve todo, e qualquer, tipo de família. O livro abre inúmeras reflexões sobre relações parentais, conjugais e, sobretudo, relações humanas. Escuta, diálogo e respeito.

Essas são as fortes referências presentes nesse tema, crucial e tão debatido, em nossa contemporaneidade. ‘Gente que se Apaga’ surge como um solo fértil, pronto a germinar encontros e diálogos em diversas áreas de interesse, onde as infâncias e o senso de alteridade encontram espaço de expressão, e sua plenitude”, explica o autor Alan Minas.

O livro da Editora Metanoia que aborda as relações familiares sob o ponto de vista de uma criança será lançado dia 24 de agosto, sábado, na Livraria Blooks (Praia de Botafogo 316 – Lojas D e E), a partir das 15h.

Sobre o autor

Alan Minas nasceu no Rio de Janeiro, é formado em cinema e pós-graduado em roteiro. Já dirigiu e roteirizou o documentário A Morte Inventada – Alienação Parental, que se tornou referência no tema no Brasil e no exterior, e acabou desdobrando-se no livro A Morte Inventada – Ensaios e Vozes. Dirigiu e roteirizou o longa-metragem A família Dionti, selecionado pelo Latin America Fund do TFI-NY, premiado no Brasil e em diversos países.

O filme teve sua adaptação para a literatura, tornando-se um romance homônimo. Escreveu o livro juvenil Quando Ju Escapou pra Dentro, finalista no prêmio Barco a Vapor em 2013, e que está em fase de preparação para o cinema. Roteirizou e dirigiu sete curtas-metragens, premiados em festivais nacionais e internacionais.

SERVIÇO:

Título: Gente que se Apaga

Autor: Alan Minas

Editora: Metanoia

Páginas: 34

Preço: R$ 30

Disponível nas principais livrarias. Pré-venda: https://loja.metanoiaeditora.com/gente-que-se-apaga

RECÉM-LANÇADOs

LEI MARIA DA PENHA NA PRÁTICA – A Revista dos Tribunais, selo editorial da Thomson Reuters acaba de lançar o livro “Lei Maria da Penha na Prática”. Escrito por image008.jpg@01D53CAEAdriana Ramos de Mello e Lívia Maria Lima Paiva, a primeira edição do “Lei Maria da Penha na Prática”, publicado pela editora Revista dos Tribunais, surgiu da necessidade em abordar de forma clara e dinâmica os direitos das mulheres em situação de violência doméstica. Embora tenha posicionamentos contemporâneos, muito por conta das atualizações que a Lei tem sofrido desde sua criação, em 2006, a obra tem como objetivo contribuir para o esclarecimento, combate e proteção integral da mulher em situação de violência doméstica

Alguns pontos abordados na publicação: violência doméstica; movimento feminista; gravidade da violência; gêneros não-binários; unidade doméstica; âmbito da família; relações de afeto; direitos sexuais e reprodutivos; atendimento pela autoridade policial; medidas protetivas de urgência; assistência judiciária à ofendida; defesa da mulher em situação de violência; descumprimento de medida protetiva; prisão por descumprimento de medida protetiva; medidas de prevenção; integração institucional; atendimento policial especializado; promoção de campanhas educativas; movimento he for she.

FEMINISMO NO COTIDIANO – A Editora Contexto  lança Feminismo no cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também… A jornalista Marli Gonçalves, combatente de primeira hora, sai em campo para ajudar mulheres e homens a praticar o feminismo, a lutar por uma sociedade mais justa. Marli foge dos teóricos da moda, assim como do(a)s político(a)s oportunistas. O feminismo que prega é o vivido, não apenas o pensado.

Aqui o feminismo não é apenas mais uma teoria defendida na universidade, nem uma trincheira de políticos em busca de votos. A autora mostra a importância do feminismo na atualidade, analisando fatos, anseios, passagens. Também enfatiza como o feminismo mudou e mudará cada dia mais a cara da sociedade, mesmo que em seu nome se gerem ainda tantas controvérsias, em grande parte frutos da incompreensão. O livro defende que é preciso entender para conviver, ressalta quais avanços que faltam, as ações mais emergenciais, as movimentações e as observações de como se dá a jornada feminista.

AROMATERAPIA PARA GRÁVIDAS –  A obra da farmacêutica francesa Danièle Festy, “Aromaterapia para grávidas” (Editora Lazlo), é um guia único para a gestante viver serenamente a gravidez e a amamentação, cuidando-se de forma natural, com eficácia e sem perigo. Incômodos comuns como baby blues, constipação, dor de cabeça, estrias, gripe, hemorroidas, rinite e outras indisposições clássicas, são solucionadas com a indicação de 25 óleos essenciais que podem ser usados com eficácia máxima, com suas propriedades e formas de utilização autorizadas. Informações: www.grupoessence.com.br

AROMATERAPIA PARA CRIANÇAS SAUDÁVEIS –livro de uma das maiores autoridades mundiais em Aromaterapia, Valerie Ann Worwood, “Aromaterapia para crianças saudáveis” (Editora Lazlo), é um guia indispensável para os pais que pensam proativamente na saúde física e mental dos seus filhos. A obra reúne um conjunto de informações sobre remédios de eficácia cientificamente comprovada, além de explicações completas sobre os óleos essenciais e a utilização da Aromaterapia em benefício das crianças doentes quando usada em conjunto com a medicina tradicional. Informações: www.grupoessence.com.br

Da Redação, com Assessorias

 

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!