Dia da Mulher tem mamógrafo móvel e 40 serviços de graça no Rio

Serão 140 ultrassonografias e mamografias em ação no Centro com mais 40 ações gratuitas. Estado entrega reforma de maternidade em Niterói

Secretaria de Estado de Saúde envia Mamógrafo Móvel para atender pacientes do SUS em cidades que não têm equipamento (Foto: Divulgação SES-RJ)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o mamógrafo móvel da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) estará no Largo da Carioca, no Centro do Rio, nesta sexta-feira (8/3), das 8h às 15h. A unidade móvel de mamografia e ultrassonografia deverá realizar um total de 140 exames, 70 de cada modalidade. O equipamento é um dos destaques da ação do Governo do Estado, em parceria com a Defensoria Pública e 22 órgãos e instituições que vão oferecer 43 serviços gratuitos.

As mulheres ainda poderão tirar dúvidas sobre os exames e receberão instruções sobre a prevenção do câncer de mama. Para fazer os exames de ultrassom ( ireoide, mamária, pélvica, transvaginal e transvaginal com doppler) e de mamografia, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência. Além disso, é imprescindível apresentar o pedido médico original. Para a  ultrassonografia mamária em pacientes acima de 40 anos, é necessário ainda apresentar o resultado da última mamografia, feita há um ano, no máximo.

Em 2024, até o momento, o mamógrafo móvel realizou 3.078 exames, sendo 1.853 de mamografia e 1.225 de ultrassonografia em cinco municípios (Rio Claro, Quissamã, Areal, Rio de Janeiro e Cachoeiras de Macacu). Em 2023, foram realizados pela unidade itinerante 22.290 exames, sendo 13.472 de mamografia e 8.818 de ultrassonografia, em 23 municípios de sete regiões, além de sete bairros do Rio.

Também nesta sexta, o governador Cláudio Castro e a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, inauguram as obras de reforma e modernização da nova maternidade do Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), no bairro do Fonseca, em Niterói. Especializada em partos de alto risco, a nova maternidade conta ao todo com 36 leitos, distribuídos por 12 enfermarias, que também ganharam banheiros (antes eram coletivos e localizados no corredor), novas camas, berços e poltronas.

Ainda no Largo da Carioca, serão oferecidas inscrição para vagas de empregos, isenção de taxa para emissão de documentos, serviços de beleza, entre outros. O atendimento será por ordem de chegada, com distribuição de senhas de 7h às 13h. A agenda integrada se estende até 27 de março, com ações de empoderamento feminino, workshop de beleza, aulões de ginástica, serviços de saúde e emissão de documentos gratuitos, entre outros.

Leia mais

Falta de acesso a mamografia agrava casos de câncer de mama
Rio e São Paulo levam mamografias até mulheres que precisam
Mulheres negras têm menos acesso a mamografias

 

Espetáculo musical e mostra gratuita de cinema

 

As mulheres cariocas e fluminenses também serão presenteadas com os grandes sucessos de Elis Regina, Gal Costa, Alcione, Rita Lee, Marisa Monte, Dalva de Oliveira, Marlene e Emilinha no Teatro Imperator, no Méier, com o espetáculo “Elas Fazem a Festa” com o objetivo de homenagear grandes cantoras e compositoras da MPB no Dia Internacional das Mulheres

A atriz Malu Mader se junta a 45 integrantes da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga – formada exclusivamente por jovens músicistas – para uma grande apresentação nesta sexta-feira, dia 8, às 19h. A regência é da consagrada Priscila Bomfim, que faz parte dos quadros do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento tem ingressos a preços populares: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada),

As jovens integrantes da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, que fizeram recentemente turnês internacionais passando por Espanha, Portugal e Suíça, tocarão instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarineta, trompete, trombone, trompa, fagote e percussão.

No repertório estarão clássicos como “Vivendo e aprendendo a jogar”, composição de Guilherme Arantes e consagrada na voz de Gal Costa, “Não deixe o samba morrer”, de Aloísio Silva e Edson Conceição e imortalizada na voz de Alcione, “Chega mais” e “Mania de você”, de Rita Lee e Roberto de Carvalho, “Olhos Coloridos”, composição de Macau e voz de Sandra de Sá.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa também celebra as mulheres em uma mostra de cinema especial na sexta, dia 8, das 14 às 17h, no Cineclube Zezé Motta, que fica no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá; Serão exibidos três curtas-metragens – “Mulheres da Independência”, “Rainha” e “O fundo dos nossos corações”. Em seguida, haverá um bate-papo especial entre plateia e os cineastas responsáveis pelas obras. O evento é gratuito e sujeito à lotação.

Ações em todo o estado

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também promove nesta sexta, dia 8, na Rodoviária Novo Rio, das 8h às 17h, demonstração técnica de tatame e intervenção de beleza. Também tem programação prevista para ocorrer no mesmo dia e horário nos trens da Supervia.  Nesta quinta-feira, dia 7, terá ação de panfletagem nas barcas e nos vagões do VLT, das 7h às 12h.

Outros municípios também vão receber as ações. No dia 11, haverá atividade no Polo Praia de Angra dos Reis, das 6h30 às 10h, com aulão de ginástica e café da manhã. As atividades se estendem até o dia 27, quando em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vão ocorrer orientações sobre a saúde da mulher, prevenção e entrega de kits nos Polos Unificados de Caxias do programa Empoderadas, das 19h às 21h.

Com informações do Gov-RJ e SES-Rio

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!