As enfermarias pediátricas do Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA) receberam nesta terça-feira (19) a tradicional visita do Papai Noel e também teve o Auto de Natal, com o coral da Associação do Ministério Público (Amperj). O Bom Velhinho chegou ao som da famosa canção “We wish you a merry Christmas” e foi recebido com inúmeros abraços dos pequenos pacientes, emocionando os familiares presentes.
O coro natalino foi ao lado da grande árvore de Natal do hospital, iluminando o cenário e cercado de presentes. Primeiro, Papai Noel abraçou e tirou fotos com as crianças e familiares que estavam presentes no hall, e, antes de começar a distribuição de presentes pelas enfermarias e no CTI do hospital, todos puderam comer bolo.
O pequeno Heitor, de 10 meses, internado no CTI, abriu um sorriso assim que ganhou o presente e, instantaneamente, sua avó Marileide Oliveira também sorriu.
“Como ele é pequeno, ter que passar por um momento desses de internação é angustiante. Hoje ele sorriu de um jeito maravilhoso! Agradeço muito ao hospital por trazer o Papai Noel e nos dar alegria”, diz a avó.
Gustavo Soares, de 15 anos, também internado no CTI, disse que Papai Noel até tirou seu sono: “Eu fico aqui mexendo no celular, quando minha família deixa, mas às vezes enjoa. Fazer algo diferente hoje me animou.”
A tia do adolescente, Bruna Soares, contou que a visita trouxe muita alegria: “Além de alegrar o meu sobrinho, estamos perto do Natal. Sempre pensamos ‘será que vamos passar o fim de ano aqui?’. É muito bom ver que o hospital tem esse carinho por nós.”
“Por aqui, estamos felizes com a proximidade do Natal que traz esperança, alegria, e a certeza de encontrar com pessoas queridas! É nesse contexto que o Papai Noel chega no Souza Aguiar distribuindo sorrisos e presentes para as crianças e adolescentes internados, aliviando a angústia dos familiares, suavizando o ambiente hospitalar”, disse a diretora do HMSA, Paula Travassos, ressaltando a importância dessas ações de solidariedade.
Leia mais
Natal solidário e sem fome: campanhas se multiplicam pelo país
Papai Noel chega mais cedo a hospitais do Rio
Papai Noel não tem idade, nem sexo: afeto é o que importa
Crianças em hospital de São Gonçalo (RJ) recebem visita do Papai Noel
A rotina das crianças internadas no Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, deu lugar ao espírito natalino. Nesta quinta-feira (21/12), Papai Noel e os personagens Mickey e Minnie arrancaram sorrisos dos pequenos. A visita também contou com distribuição de presentes e músicas que exaltavam conforto, alegria, fé e amor à vida, cantadas por cerca de 20 funcionários do hospital.
As crianças das enfermarias pediátricas e do Centro de Terapia Intensiva (CTI) ganharam bola, boneca, carrinhos e jogos educativos em alusão à data. Papai Noel, Mickey e Minnie arrancaram sorrisos dos pequenos em tratamento.
“Tudo isso é incrível e anima as crianças, as mantêm alegres e faz acender a chama do espírito natalino, em um momento tão importante na vida deles”, explicou a enfermeira Jaqueline Oliveira, mãe de Ana Luiza, de 7 anos, que está em tratamento contra uma pneumonia.
Especializado no atendimento de alta complexidade a pacientes com múltiplos traumas, o Hospital Estadual Azevedo Lima atendeu em 2022 mais de 57 mil pacientes nos setores de urgência e emergência, centro de trauma e ambulatório de pós-operatório. Foram mais de 490 mil exames laboratoriais e 50 mil de imagens, entre eles de tomografia computadorizada e ressonância magnética. No mesmo período, a unidade também realizou mais de 15 mil cirurgias, entre urgência e emergência, urgência programada, ambulatorial, ortopédica, neurocirúrgica e de grandes queimados.
Participaram da atividade a primeira-dama do estado do Rio de Janeiro, Analine Castro; as secretárias de Estado de Saúde, Claudia Mello; e da Mulher, Heloísa Aguiar, e do hospital, Raphael Riodades, reforçou que o hospital recebe muitas crianças queimadas, com traumas e outros problemas.
Papai Noel alegra Natal de crianças e adolescentes transplantados
O Papai Noel chegou de helicóptero para transmitir a mensagem de renovação da esperança para as crianças e uma jovem com idades entre 19 e 6 anos que tiveram as vidas salvas após receberem transplantes de órgãos no Estado do Rio de Janeiro. Elas realizaram o sonho de conhecer o Bom Velhinho nesta segunda-feira (18/12), durante um evento na base da Superintendência de Operações Aéreas da Secretaria de Estado de Saúde (Soaer), na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio.
Todas foram beneficiadas com transplantes e ganharam uma vida nova após o “sim” de uma família doadora. O programa do Governo do Estado registrou 1.995 transplantes de janeiro a novembro, sendo 836 de órgãos sólidos, 274 de medula óssea, 546 de córnea, 75 de esclera e 264 tecidos músculo esqueléticos, marcando um crescimento de 15% em relação a 2022.
O menino Arlindo, de 6 anos, que recebeu um coração em 2019 com apenas 2 anos, estava no grupo de crianças que aguardou o pouso no heliponto do Governo. “Precisei de um coração novo quando eu era pequeno”, explicou. Muito feliz, ele não continha a emoção no colo do Papai Noel e avisou. “Quando crescer, quero ser piloto”.
“Arlindo nasceu com ventrículo único e fez a sua primeira cirurgia aos 7 anos. Logo em seguida, entrou na fila para o transplante e esperou por 34 dias no CTI. Não tenho palavras para descrever a emoção do ato de amor desta família que aceitou a doação e fez o bem”, completou sua mãe, Ana Rogéria Oliveira Barros, 33.
A equipe do “verdinho” da Saúde (como é chamado o helicóptero da SES-RJ) tem papel fundamental na logística do transporte de órgãos. Os números deste ano, com um total de 436 órgãos transportados, foram mais do que o dobro de 2022. Completando 2 anos de atuação em 2023, a SOAer vai fechar o ano com mais de 800 horas de voo, percorrendo todo o estado e desempenhando função vital para o sistema de saúde fluminense.
A atuação junto ao RJ Transplantes contribuiu para que o Rio de Janeiro alcançasse o terceiro lugar no ranking nacional de transporte de órgãos, atrás apenas de São Paulo e Paraná.
Hospital de Porto Alegre leva Papai Novel a crianças de comunidades
Um Papai Noel sentado em seu trenó chegou à comunidade do Morro da Cruz, no bairro São José, em Porto Alegre, para fazer a alegria das crianças que frequentam o Coletivo Autônomo Morro da Cruz. O bom velhinho de cadeiras de rodas leva o espírito natalino e a diversidade na sua grande sacola vermelha, além daquilo que toda criança espera: o presente.
Eduardo Borela, de dez anos, o Dudu, gosta muito de química e de ciências – e quer ser cientista da Nasa. No entanto, para o Papai Noel, o presente que ele pediu foi mais lúdico. “Quero uma fantasia do Deadpool, com as duas espadas. Mas espadas de brincadeira!”, ele acrescentou, rindo.
O Dudu é uma das 100 crianças e jovens de seis a 14 anos contemplados. A ação foi liderada pelo Instituto Moinhos Social (IMS), pilar social do Hospital Moinhos de Vento. Anualmente, a instituição organiza a campanha Adote uma Cartinha, transforme um sonho em realidade, reunindo cartinhas de crianças de diversas instituições da Capital.
Neste ano, 2,5 mil cartinhas foram adotadas. A iniciativa levará presentes a 13 entidades, incluindo o Coletivo Autônomo Morro da Cruz. “O mundo precisa de mais amor. E Natal é isso: afeto, atenção, carinho. Ver um sorriso e uma lágrima de emoção no rosto de uma criança é gratificante”, relatou o servidor público Dilceu dos Santos Flores Júnior, de 52 anos, voluntário do IMS.
Fundado em 2019, o Coletivo Autônomo Morro da Cruz tem como foco principal atividades de sociabilização e inclusão digital de alunos da rede pública, bem como acompanhamento psicológico das crianças e adolescentes e suas famílias. Hoje, atende cerca de 100 crianças – 52 crianças e 55 adolescentes. A instituição depende, em grande parte, de doações. Para doar, entre em contato pelo número (51) 99116-7532 (what’s app).
Dezembro Mágico em hospital infantil de São Paulo
O clima de Natal invade o coração das pessoas nesta época do ano. Afinal, é uma data muito especial, principalmente para as crianças, que enxergam nesse dia, a magia e a renovação das esperanças. E para aquelas que estão internadas, esse sentimento é ainda maior. E pensando tanto nelas quanto em seus familiares, o Sabará Hospital Infantil, traz de volta o Dezembro Mágico – uma ação que já faz parte das comemorações anuais da instituição.
Organizada pela Rede de Humanização, composta pelas equipes do Voluntariado, Hotelaria, Hospitalidade, Nutrição, Psicologia, Child Life, Pronto Sorrir, Saracura, entre os dias 19 e 25 de dezembro, são promovidas inúmeras atividades feitas especialmente para confortar e alegrar o final de ano de nossos pequenos pacientes.
Com Assessorias (atualizado em (21/12/23)
[…] Crianças internadas e transplantadas ganham festas de Natal […]