Papai Noel chega mais cedo a hospitais do Rio

Emoção, sorrisos de esperança e cuidado que vão além da medicina: veja como foram as visitas de Noel a crianças e adultos em dois hospitais

Julhy Mayara, de 8 anos, ficou emocionada com a visita do Papai Noel no Hospital Salgado Filho (Fotos: Edu Kapps / SMS-Rio)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

O Natal – ou melhor, o principal personagem da festa, o Papai Noel – chegou mais cedo para dezenas de crianças e adultos internados em enfermarias de hospitais públicos do Rio de janeiro. Assim que o visitante especial chegou na ala pediátrica do Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, nesta quarta-feira (13/12), foi surpreendido com muitos abraços.

Julhy Mayara, de 8 anos, se emocionou durante a visita especial e disse que o seu sonho era conhecer o Papai Noel.  “Eu gostei de ver o Papai Noel, nunca tinha visto ele tão de perto. Ele é amor, dá carinho e traz presentes, coisas boas para as crianças”, disse a menina. João Paulo Azevedo, pai da menina falou da importância da ação:

“Minha filha já está aqui há uns dias e a gente vai ficando agoniado de ficar aqui com ela deitada. Mas, hoje, ela brincou, sorriu e isso nos dá esperança. Agradeço muito ao hospital, ao funcionário que parou seu dia de trabalho para vestir a roupa de Papai Noel e veio aqui animar nossas crianças”.

Sthephane Caroline, mãe do Zion, de apenas 4 meses, observou aos risos a primeira foto do filho com o Papai Noel: “Pensei que ele ia chorar, por conta da barba grande, mas não. Ele vai no colo de todo mundo, é muito sociável esse meu filho.”

Mas nem todos tiveram empolgação desde o início. Christian Félix, 13 anos, inicialmente ficou com vergonha de ir para a festa, achando que a festa não incluída os adolescentes da unidade. Mas o próprio Noel foi buscar o menino em sua enfermaria.

“Eu não sabia que teria presente até para mim, eu já sou grande. Mas ele veio aqui, conversou comigo, e acabei tendo vontade de ir para a festa. E ganhei presente”, contou o adolescente.

A visita do Bom Velhinho contou com distribuição de presentes, doces e música na brinquedoteca. Ao todo, 25 crianças internadas na pediatria foram presenteadas e ganharam uma manhã descontraída com a banda da Guarda Municipal, que também esteve presente na festa.

A comemoração acontece anualmente no hospital e conta com a participação dos funcionários do setor pediátrico. Antes da grande chegada do Papai Noel, os duendes ajudantes do Bom Velhinho passaram de enfermaria em enfermaria chamando as crianças, que encheram os corredores de todo o andar com muita animação.

Leia mais

Visita de Papai Noel emociona idosos em hospital do Rio
Papai Noel leva alegria para pacientes de hospital infantil no Rio
‘Papai Noel, não esqueça de mim!’. Assinado: a saúde dos brasileiros

Pacientes adultos também recebem Papai Noel

E quem disse que Papai Noel faz a alegria somente dos pequenos está enganado. Na quinta-feira (14), foi a vez de pacientes do Hospital Municipal Barata Ribeiro, na Mangueira, receberem a visita do Bom Velhinho e ganharem presentes.  Com muita simpatia, o Noel chegou nas enfermarias do hospital tocando o sininho e anunciando a distribuição dos presentes. Tanto os pacientes quantos os acompanhantes ganharam kits de higiene e também puderam tirar uma foto para guardar de recordação.

Ana Paula Simões ficou tão encantada com a visita do Bom Velhinho que até o convidou para voltar e comer rabanada com ela no dia 25 de dezembro.

“Estou internada aqui faz um tempo, amo o tratamento de todos os médicos, das enfermeiras. Não podia esperar uma ação diferente, trazendo o querido Papai Noel para nos visitar. É muito bom ver como eles se importam com a gente. Já o convidei para vir fazer um lanche aqui comigo, comer uma rabanada e um café”, disse a paciente.

Outro paciente, Lourival de Souza, também gostou de ver o ilustre visitante. “Eu já estava pensando nisso há uns dias. Assim que ele entrou pela porta, eu o reconheci. Agradeço muito à equipe do hospital que mantém essa tradição, nos ajuda a descontrair um pouco”, emocionou-se Lourival.

Além de emocionar os pacientes, os acompanhantes ficaram contentes com o carinho e cuidado do Papai Noel, que pôde levar alegria e leveza por alguns momentos, nesta época de fim de ano. Foi o caso de Álvaro Cabral, que acompanha a esposa internada.

“Eu só tenho a agradecer o cuidado e tratamento que a minha mulher está recebendo. Quase todo dia expresso minha gratidão para os funcionários. Acho que hoje foi o melhor dia!”, comentou Álvaro.

Visita de Noel integra crianças e fortalece saúde mental dos pacientes

Para a diretora do Hospital Municipal Salgado Filho, Cláudia Barata, o foco da ação vai além da medicina. “Todo ano, fazemos uma festa de Natal para as nossas crianças da pediatria. É uma forma de promover integração entre os pequenos e as famílias com os funcionários. Afinal, esse é o espírito natalino: bondade, caridade e união. É uma maneira de aumentar o cuidado com cada um dos pacientes, além da medicina”, acredita a diretora.

Para o diretor do Hospital Municipal Barata Ribeiro, Luís Eduardo Japiassú, momentos assim colaboram de maneira muito positiva no tratamento do paciente, fortalecendo a saúde mental e, como consequência, a física também. “Nossos pacientes idosos sorriram como crianças, emocionando todos que estavam ao redor, vamos continuar trazendo ações como essa de hoje”, explicou o diretor.

Com informações da SMS-Rio

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!