O número de pessoas que tem buscado os postos de saúde à procura de testes para detecção da Covid-19 só aumenta a cada dia no Rio de Janeiro. Para dar conta da demanda, esta semana o Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, na Tijuca, passou a atender exclusivamente os casos de testagem e separando a vacinação contra a Covid-19 e a gripe, que passou a ser feita no Tijuca Tênis Clube, que funciona próximo. O CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues, na Gávea, também teve sua capacidade de testagem para covid-19 ampliadas.
Além deles, todas as outras 234 unidades de Atenção Primária na capital testam pacientes com sintomas gripais. Em um posto de saúde no bairro do Engenho de Dentro, uma atendente disse que de cada 10 testes, ao menos 4 são positivos para a doença. Na última reunião do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19, a informação era que a média de positividade na testagem era de 10%.
Já a terceira edição do Panorama Covid-19, divulgada nesta segunda-feira (6/6) pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que a média móvel da taxa de positividade no período de 22 a 28 de maio, está em 22% para testes rápidos de antígeno e de 21,4% para testes de RT-PCR.
Centros de testagem podem ser reabertos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que recebeu nesta quarta-feira (8/6) cerca de 450 mil testes de antígeno, que serão distribuídos aos municípios que solicitarem. Na última sexta-feira (3/6), a Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) enviou nota técnica aos 92 municípios com orientações sobre testagem para Covid-19 no estado.
O texto alerta para que as unidades básicas e de pronto atendimento mantenham a oferta de teste rápido de antígeno para todos os casos de síndrome gripal. Caso a demanda extrapole a capacidade de atendimento das unidades básicas de saúde e das UPAs, a SES vai avaliar a possibilidade de reabrir os centros de testagem na rede estadual em apoio aos municípios.
A medida tem como objetivo tornar o diagnóstico acessível a todos que procurarem os serviços de saúde pública e manter o monitoramento do cenário epidemiológico da Covid-19 no estado. Além disso, a realização do exame permite que, nos casos confirmados, as medidas de contenção sejam adotadas, evitando a transmissão da doença.
Aumento no atendimentos a casos de síndrome gripal
De acordo com a SES, houve também um aumento de 5% no número de atendimentos a casos de síndrome gripal em UPAs da rede estadual em relação à semana passada: a média diária foi de 396, sendo 238 pediátricos.
No mesmo período, a média diária de solicitações de leito Covid-19 foi de 6 para UTI e 5 de enfermaria e de pessoas aguardando leito Covid-19 foi de 4 para UTI e 2 para enfermaria.
No último sábado (4/6), 30 leitos de enfermaria do Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz) foram revertidos para atendimento de casos de Covid-19. Outros 10 leitos de UTI também foram revertidos nesta segunda-feira (6/6).
Plano de contingência no estado
Para demais informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, a população poderá continuar acessando ao Painel de Monitoramento da Covid-19: https://painel.saude.rj.gov.