No verão, o cabelo fica exposto a uma série de efeitos nocivos: raios solares, água do mar e cloro da piscina contribuem para que os fios percam nutrientes e fiquem opacos, sem vida, ressecados e quebradiços. Para evitar o problema, a hair stylist e visagista Rosângela Rocha, proprietária do salão Maison Rocha, indica alguns cuidados que são imprescindíveis para manter os fios saudáveis no verão: “Ter uma boa máscara em casa é fundamental para tratar o cabelo. Algumas gotas de óleo de coco também ajudam a manter o cabelo hidratado. Mas atenção. São somente algumas gotas. Se utilizar muito, ele faz a função inversa, desidratando os fios”.

Cada tipo de cabelo uma necessidade específica

 Cabelo Liso: Neste caso, o fio tende a ficar com a raiz mais oleosa durante o verão, principalmente, por ser lavado com mais frequência. O ideal é utilizar shampoos para raízes oleosas e pontas secas. Ou até mesmo dois shampoos, um para cada função. É só “dar uma mão” de um e finalizar com o outro.

  • Quimicamente tratado: Os cabelos com química necessitam de hidratações semanais e proteção solar diária, pois tendem a ser mais ressecados e possuir cutículas abertas. Na praia ou piscina, protetores específicos ajudam a neutralizar as ações nocivas do cloro.
  • Cacheado: O cabelo cacheado também é um cabelo que exige mais atenção, pois, por natureza é mais ressecado. Como ele se desidrata facilmente com o sol, o ideal é utilizar diariamente um leave-in com protetor solar.

Além dos cuidados com o calor excessivo, é preciso se preocupar com o excesso de sal das praias e o cloro encontrado nas piscinas. Para estes casos Rosângela indica máscaras específicas que neutralizam as ações do sal e cloro no cabelo. “Aqui mesmo, no Maison Rocha, produzimos estas máscaras. Elas devem ser aplicadas durante o dia de praia ou piscina. Quando não for possível utilizar uma máscara, o ideal é, logo após entrar no mar ou piscina, passar por uma ducha e utilizar o protetor solar”.

Para as loiras, a especialista adverte que o “esverdeamento” dos fios é causado por resíduos que endurecem e mudam a cor dos cabelos. Sendo assim, a solução é fazer uso de shampoos que possuam efeito neutralizador contra as ações do cloro.  Para quem prefere receitas caseiras, uma dica é diluir um sonrisal na água e passar no cabelo. “O sonrisal vai ajudar a tirar o pigmento, entretanto, a eficácia não é igual a um tratamento profissional. O ideal é realizar um tratamento em um salão de beleza”, finaliza.

Dicas para hidratar o cabelo após danos do verão

 

Neste período de volta das férias as mulheres estão, em sua maioria, na busca por uma recuperação de seus cabelos que foram constantemente castigados pela temporada de férias em praia, piscina, mar, ventos, cloro, sol, areia e diversos outros fatores que agridem os fios. Existem alguns produtos que podem auxiliar neste tratamento, garante o cabeleireiro Marcelo Carrato, professor, visagista e cabeleireiro do Stúdio Miscellanea “O mercado de cosmética e beleza evoluiu muito nos últimos anos e a hidratação feita em casa podem ser tão boa quanto em salão. Porém é necessário ficar atenta à qualidade e procedência de cada produto” alerta

Dicas do produto ideal para o seu tipo de cabelo

– PH, potencial de hidrogênio que equilibra o fio, não pode passar de 4,0. Quanto mais baixo o PH mais baixo, mais ele sela cutícula
– Para cabelos secos , procure bases de Mandioca, Macadâmia e coco
– Para cabelos oleosos, procure cremes à base de abacate e cacau (fuja dos óleos de coco e Argan)
– Para cabelos coloridos (que usa tintura), o repositor de carbono ajuda a equilibrar o PH do fio. Cremes a base de Manteiga de Karite e camomila são indicados

Claro que o verão ainda não chegou ao fim e muitos ainda vão querer aproveitar o período para curtir o sol, então Marcelo dá algumas dicas ” Por causa do vento da praia, os grãos de areia tendem a fixar nos fios, então na hora do banho, use primeiro o condicionador, desta forma os grão irão deslizar e não irão agredir o cabelo durante a lavagem, posteriormente pode realizar a lavagem normal que terá excelente resultado” garante. E para quem ainda vai curtir um mar ou piscina, vale aplicar Leite Siliconado ou reparador de pontas na extensão dos fios, eles ajudam contra as agressões do sal, do cloro e do sol.

E na hora do banho é aconselhado o uso de água morna, já que o calor em excesso abre a cutícula e pode danificar os fios.

Com assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *