5 dicas para tornar sua casa arrumada – e sua vida mais leve

Especialista em desapego e consumo consciente, personal organizer conta em livro os segredos da organização para uma vida melhor

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Você já teve a sensação de que não importa o quanto organize a sua casa, parece só estar mudando a bagunça de lugar? Era assim que Nalini Grinkraut se sentia. Após o casamento, a mudança de apartamento e a chegada dos filhos, ela, que até então se considerava uma pessoa organizada, ela percebeu que havia perdido o controle da própria bagunça.

Então, Nalini decidiu desvendar os mistérios da arrumação e aprender a organizar de fato. Foi aí que conheceu Marie Kondo, especialista em organização mais conhecida e seguida do planeta, que a fez mudar sua percepção e a inspirou a seguir carreira como personal organizer. Criou o seu próprio método de arrumação e tornou-se uma especialista em desapego e consumo consciente.

Em seu livro livroCasa Arrumada, Vida Leve” (Harper Collins), ela traz reflexões sobre como nossas emoções, personalidade e rotina influenciam o ambiente em que vivemos e vice-versa. Além disso, nos mostra que é possível desenvolver uma relação mais consciente e saudável não só com a organização, mas também com a bagunça e nossos hábitos de consumo.

Organização ajuda a promover mudanças internas

Muitos acontecimentos em nossas vidas impactam brutalmente nossa relação com nossas famílias, trabalho e até com o nosso lar. Mudança de cidade, nova jornada de trabalho, casamento, chegada de filhos mexem com nossa mente, e, claro, também nossa rotina. Esses eventos podem, invariavelmente, nos tirar do nosso eixo e fazem com que manter a organização da casa se torne um grande desafio.

As vezes até pensamos que a desordem não tem solução, mas, quando entendemos que a bagunça está diretamente relacionada ao nosso emocional e psicológico, é possível encontrarmos a melhor forma de lidar com ela e trazer harmonia tanto à nossa vida quanto ao nosso lar. E é justamente a partir dessa relação entre organização e bem-estar que Nalini escreveu “Casa Arrumada, Vida Leve” a fim de atender a tantos casos de pessoas (e lares) que necessitam de ajuda para manterem-se em harmonia.

Para Nalini Grinkraut,  a organização busca promover mudanças internas que reflitam no nosso mundo exterior. Olhar para dentro e a partir do autoconhecimento ajustar nossas escolhas, identificar quem somos hoje e o que deve continuar conosco nesse momento da vida.

“Muitas vezes, o que falta para realizarmos mudanças significativas em nossas vidas, é o primeiro passo. Nesse caso, identificar as mudanças que a vida nos fez passar através de um olhar profundo para dentro de si é o ‘start’ para que isso se reflita para fora”, sustenta Nalini.

A personal organizar quer que as pessoas passem a ter uma relação mais saudável não só com a arrumação, mas também com a existência da bagunça. Seu desejo é desmistificar a organização e mostrar um caminho para se ter paz e harmonia dentro de casa de uma maneira leve e realista. Seu livro também aborda temas como consumo consciente, mudança de hábitos e comportamentos, autoconhecimento e relacionamentos familiares.

“A sua casa é a extensão do seu corpo. É o seu porto seguro, seu abrigo. É onde você repousa, sua mente relaxa e muitas experiências são construídas. Assim como devemos cuidar do nosso corpo como nosso templo, devemos cuidar da nossa casa como parte de nós“ – Nalini Grinkraut.

Leia mais

Modelo aprende a controlar a depressão limpando a própria casa
Como dar um ‘gás’ na rotina da vida saudável dentro de casa
Mistura explosiva: como produtos de limpeza podem afetar a saúde

Organização: do campo das ideias para a prática

A autora de Casa Arrumada, Vida Leve” enumerou alguns valores e pensamentos para que as mudanças possam sair do campo das ideias e partir para a prática. Isso, claro, partindo de dentro do nosso lar e se estendendo para nossa vida como um todo:

  • Comece por você

Muitas vezes esperamos mudanças nas pessoas a nossa volta, mas a mudança começa sempre por nós. Você gostaria que seus filhos organizassem seus pertences, mas seu próprio guarda roupa está uma bagunça. Olhe para dentro e veja o que no outro te incomoda ou qual mudança você gostaria que ele fizesse. Isso pode ser um ponto de partida para você;

  • Pequenas mudanças

Evite olhar para o todo e se desmotivar com a grandeza do que precisa ser feito. Quebre em pequenas partes e vá aos poucos. Não pense em organizar a sua casa inteira, pense em organizar apenas uma gaveta, depois outras, e outra. E com pequenas mudanças você verá um grande resultado;

  • Seja consistente

O seu maior aliado é a consistência. Se mantenha firme nos seus objetivos. Defina metas para a organização da sua casa e faça um pouco todos os dias;

  • Busque o autoconhecimento

organização da sua casa pode ser um convite para um processo de autoconhecimento. Olhar para aquilo que estamos guardando é uma excelente oportunidade para refletirmos acerca de quem somos hoje, para onde queremos ir e quais itens devemos carregar conosco. Aproveite esse momento para avaliar seus objetivos, hábitos e comportamentos;

  • Reflita nas suas escolhas

Um dos pilares essenciais para uma boa organização é o processo de triagem. A essência de um processo de desapego é refletir sobre as nossas escolhas. Olhe para cada um dos seus pertences e avalie o papel deles na sua vida.

Como criar (e cumprir) metas para ter uma casa mais organizada em 2023

Pular ondas, comer certos tipos de alimento e fazer uma lista de promessas. As atividades mais comuns no réveillon sempre miram o caminhar do ano que se inicia, mas muito do que desejamos receber depende de nosso esforço. Desejos de paz, prosperidade e boas energias esbarram em termos um ambiente acolhedor e harmonioso. Por isso, cuidar da nossa casa é tarefa de grande valor para se atingir os objetivos para o ano que acaba de chegar.

E para ajudar as pessoas a terem a harmonia desejada em casa, a personal organizer especialista em desapego e consumo consciente Nalini Grinkraut listou 10 dicas valiosas para estamos mais próximos de ter uma casa organizada, funcional e, claro, aconchegante.

Tire aquilo que você não usa mais. Na correria do dia a dia muitas vezes acabamos guardando itens e acumulando coisas que não usamos, não nos servem ou não nos representam mais. Faça uma boa triagem e aproveite para tirar tudo aquilo que está parado.

Conserte o que está quebrado. Aproveite esse momento para listar todos os itens que estão precisando de uma manutenção e já direcione para o local que pode resolver.

Ajuste o que precisa. Roupas que estão rasgadas, botão que caiu, zíper que precisa arrumar, ou peças que precisam ser ajustadas para servirem melhor no seu corpo. Não deixe peças no seu guarda roupas que você não consegue usar.

Faça uma limpeza geral em todos os cômodos. Aproveite essa energia de renovação para fazer uma boa faxina na casa.

Coloque enfeites e elementos decorativos que que te trazem boas lembranças. Evite encher os espaços com muitos adereços que dificultam a visualização e limpeza.

Deixe sua casa com o cheiro que você gosta. Pode ser uma flor, um spray de ambiente, uma vela ou óleo essencial. O cheiro também pode trazer sensações gostosas para seu dia a dia.

Organize suas gavetas. Crie endereços para seus pertences para que você consiga acessar todos os seus itens com facilidade.

Devolva tudo o que está espalhado pela casa para o seu devido lugar. Esvazie os papeis das mesas e tudo o que se acumula nos balcões ou mesas de cabeceira. Encontre um local para guardar cada item.

Busque acessórios que deixam sua casa mais acolhedora e aconchegante, como almofadas ou uma manta

Agradeça pelo que você tem e coloque em uso todos os seus pertences. A gratidão te preenche, além de trazer leveza e felicidade.

“A sua casa é um reflexo do seu mundo interior. Se você quer um 2023 com mais leveza, paz e harmonia, comece colocando em ordem o seu ambiente. A sua casa pode ser uma alavanca para que você consiga alcançar suas metas, novos hábitos e objetivos”, completa Nalini. Em uma época em que tanto pedimos para termos graças e bênçãos atendidas, não custa fazermos nossa parte para facilitar que estas sejam atingidas.

Uma relação mais saudável com a arrumação e com a bagunça

Por meio de relatos pessoais, dicas e ensinamentos, Casa Arrumada, Vida Leve”  mostra como a organização pode ser uma ferramenta poderosa capaz de transformar a vida das pessoas para melhor. Nalini Grinkraut quer que as pessoas passem a ter uma relação mais saudável não só com a arrumação, mas também com a existência da bagunça.

Seu desejo é desmistificar a organização e mostrar um caminho para se ter paz e harmonia dentro de casa de uma maneira leve e realista. Seu livro também aborda temas como consumo consciente, mudança de hábitos e comportamentos, autoconhecimento e relacionamentos familiares.

Com prefácio da jornalista e empresária Juliana Goes, a obra é o primeiro livro de Nalini, uma das quatro profissionais brasileiras especializadas e certificadas pelo método KonMari™, de Marie Kondo.

Nele, a autora explica como a bagunça faz parte do cotidiano, apresenta os 12 tipos de bagunceiros e ensina como identificar, mudar e corrigir comportamentos de acordo com cada um deles.

“Este livro não é sobre arrumar gavetas ou dobrar roupas. Esse livro é sobre você. Como você pode transformar a sua vida a partir da organização da sua casa.” – Nalini Grinkraut

 

Sobre a autora:

Nalini Grinkraut é formada em propaganda e marketing pelo Mackenzie e pós-graduada em administração de empresas pelo Insper. Construiu uma sólida carreira na área de Marketing e, depois, se formou como personal organizer.

Atualmente, por meio de suas palestras, consultorias, cursos online e redes sociais, ela se dedica a ajudar as pessoas a arrumarem as suas casas, obtendo mais bem-estar e qualidade de vida a partir da organização.

Serviço:

Livro:  Casa Arrumada, Vida Leve

Autora: Nalini Grinkraut (@nalinigrinkraut)

Editora: Harper Collins

Páginas: 224

Preço: R$ 49,90

Onde encontrar: https://amz.run/5w4P

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!