A adolescência traz inúmeras dúvidas, mudanças, provações e incertezas. Junte-se a isso, a situação pandêmica que vivemos, onde o celular tornou-se ainda mais o principal companheiro dos adolescentes. Neste cenário, destaca-se a dificuldade de manter a saúde mental neste grupo tem sido um grande problema. E isso tem aparecido (infelizmente) nas estatísticas de suicídio na adolescência, a terceira principal causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos.

Por tudo isso, é muito importante estar atento à mudança de comportamento e problemas nas relações sociais, familiares e no desempenho escolar. Estes sinais podem indicar a necessidade de psicoterapia. Para ajudar na prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental, estudantes e professores da Udesc-Joinville (SC) se juntaram a psicólogos para lançar um app gamificado (Android) gratuito para acompanhamento e identificação de ideação suicida de estudantes do Ensino Médio.

A iniciativa é do Larva-Udesc – grupo de pesquisa em aplicações visuais que desenvolve aplicativos gamificados e jogos digitais -, junto com três psicólogas escolares. O aplicativo, chamado de Follow U, é uma plataforma que cria um grupo de adolescentes (anonimamente). Eles devem responder questões relacionadas à ideação suicida ganhando incentivos (gamificação) em responder mais questões. E assim mais frequentemente e cujas respostas são vistas e acompanhadas (exclusivamente) por um profissional, responsável por aquele grupo.

A participação no grupo é por convite mas, voluntária, o que leva à sinceridade e relevância por parte do próprio adolescente. A iniciativa de uso do app deve partir e ser coordenada por um psicólogo escolar, que é o profissional que vai criar os grupos e convidar os adolescentes. O Follow U é totalmente gratuito e sem propagandas.

O desenvolvimento do app é resultado de três anos pesquisas em nível de mestrado de Gabriel Conejo, sob orientação dos professores Marcelo da Silva Hounsell (PhD) e Isabela Gasparini. E contou com a ajuda de psicólogas escolares com larga experiência direta com estudantes do Ensino Médio em Joinville:  Caroline Jung, Marcilei Kraft Hounsell e Renata Beatriz Zenere Poiski.

O lançamento que será no dia 16, às 19  horas, na plataforma TEAMS (link: http://encurtador.com.br/cgrsK), aberta ao público, quando se divulgará onde/como acessar o app e tirar dúvidas dos participantes. A inscrição para participar do evento é gratuita e é também um cadastro para receber mais informações posteriormente. Link para formulário de inscrição aqui.

Leia mais

Suicídio na adolescência: a cada 24 horas, 14 atentam contra a própria vida
Por que crianças e adolescentes devem voltar às aulas presenciais?
‘Pode Falar’: canal anônimo dá voz a adolescentes e jovens na prevenção ao suicídio

 

Cursos gratuitos de prevenção da automutilação e suicídio

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) está com inscrições abertas para os cursos gratuitos nas áreas de prevenção da automutilação e do suicídio na plataforma UniverSUS Brasil. Para participar, basta acessar o ambiente virtual de aprendizagem e fazer o cadastro, simples e rápido.

O curso de ‘Prevenção da Automutilação’ promove o acesso à informação para prevenção de comportamentos auto-mutilatórios, contribuindo para qualificar adultos para atuar junto aos adolescentes de 11 a 18 anos, de forma didática e acessível. O curso tem carga horária de 20 horas e as inscrições podem ser feitas até dia 30 de novembro e o curso acontece até 31 de dezembro.

O curso ‘Prevenção do Suicídio’ traz, de forma didática e acessível, dados atuais sobre o problema no Brasil e no mundo e fornece informações sobre transtornos mentais, principalmente na infância e adolescência, além de técnicas para proteção e pósvenção ao suicídio. O objetivo é qualificar adultos para atuar junto aos adolescentes de 11 a 18 anos, de forma didática e acessível.

Os cursos são direcionados a profissionais de saúde, educadores da rede pública e privada de ensino, profissionais dos conselhos tutelares, líderes de associações religiosas, entidades beneficentes e movimentos sociais.

Setembro Amarelo: lives esclarecem sobre saúde mental

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, conhecido também por Setembro Amarelo. De 16 a 30 de setembro, a Universidade Veiga de Almeida (UVA), por exemplo, abre as janelas virtuais para discutir temas como a relação entre suicídio e trabalho (e como prevenir), sofrimento psíquico na pandemia, violência e discriminação a partir da transfobia, a importância de estar vivo, sofrimentos e outros temas relacionados à saúde mental. As transmissões serão pelo canal de Psicologia da universidade, no YouTube, entre 15h e 17h.

O Curso Anglo irá realizar duas lives gratuitas e abertas ao público sobre Síndrome de Burnout. A primeira acontece no dia 20, às 17 horas, e irá abordar o tema sob a perspectiva da psiquiatria com a participação de Thais Muriel Marin. A segunda live será no dia 27, no mesmo horário, com a especialista Bruna Graciano para falar sobre a síndrome na perspectiva da Educação Física. As inscrições para as lives já estão abertas e podem ser realizadas neste link.

Empresas promovem lives para público interno

Diversas empresas e instituições também estão aproveitando o Setembro Amarelo para promover o tema da saúde mental entre seus colaboradores. A Robobens promove a Semana da Saúde Mental também para seus parceiros e clientes. A programação é organizada pela corretora de seguros e gestão de benefícios da empresa. As palestras são gratuitas e podem ser vistas pelo link.

No Rio de Janeiro, a Casa de Saúde Saint Roman iluminou sua fachada de amarelo e realiza uma roda de conversa com especialistas para marcar a campanha, em todas as sextas-feiras deste mês. A atividade psico-educacional é direcionada à equipe multidisciplinar da instituição.

No dia 17/9, sexta-feira, às 14h, o tema é depressão nas equipes de saúde (expectativas e frustrações) com e enfermeira Glaucia Fonseca Nascimento. No dia 24,  a psicóloga Maria Teresa falará sobre ‘Como suportar momentos difíceis? (resiliência)’.

Clínica SiM disponibiliza e-book e lives gratuitas

A Clínica SiM, especializada em atendimento popular de medicina preventiva e odontológica do Brasil, está disponibilizando conteúdos gratuitos para o público relacionados a saúde mental em virtude da campanha setembro amarelo nas suas redes sociais.

Dentre os conteúdos oferecidos, está um e-book contendo informações sobre prevenção ao suicídio, como identificação de sinais; exercícios para melhorar o dia-a-dia; importância da terapia; preconceitos sobre o tema; entre outros assuntos. O e-book está disponível para ser baixado no instagram na Clínica SiM pelo link.

A Clínica SiM também promove, durante todo o mês de setembro, uma programação de lives gratuitas nas redes sociais, com bate-papos com especialistas da casa, tirando dúvidas mandadas pelos próprios seguidores, tanto no momento da transmissão, quanto de forma prévia.

Campanha Abra a Mente: viralize a saúde mental

Preocupada com o impacto da pandemia na saúde mental dos brasileiros, a D’Or Consultoria, empresa do Grupo Rede D’Or São Luiz, inicia este mês a campanha Abra a mente – viralize a saúde mental. A ideia é tirar dúvidas sobre o assunto e desmistificar a psicoterapia e, assim, combater o preconceito que ainda existe em relação aos transtornos psíquicos. A campanha traz informações sobre as doenças, dicas para a saúde mental, tipos de psicoterapias e muito mais.

A campanha chama a atenção também para a saúde mental no ambiente de trabalho. Segundo os especialistas, quando existem problemas como metas inalcançáveis, gestores sem preparo e falta de planejamento profissional, podem ocorrer problemas como ansiedade, depressão, burnout, entre outros.

Neste caso, a busca por estratégias envolve a gestão das empresas, mas a psicoterapia pode auxiliar a administrar sentimentos e a buscar soluções. Além do acompanhamento psicológico, existem ações que podem ser inseridas no dia a dia e que auxiliam o equilíbrio emocional como: meditar, estabelecer uma rotina, regular o sono, alimentação saudável e exercícios físicos.

E mais

8º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer

Evento debate estratégias para o diagnóstico precoce, acesso aos tratamentos, inovação, qualidade de vida do paciente e o impacto da pandemia no setor. A oitava edição do Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, que será realizada de 20 a 24 de setembro de 2021, trará debates sobre promoção, prevenção, tratamento, gestão, financiamento e inovação no âmbito da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.

Ainda por conta das restrições impostas pela pandemia, este ano o evento permanecerá no formato digital. As discussões poderão ser acompanhadas em uma plataforma digital inovadora, que permitirá ao público acesso a palestras simultâneas, interação com os palestrantes e demais congressistas, quiz informativo e exposição de projetos e ações, os chamados “estandes virtuais”.

Dentre os convidados para os mais de 45 painéis estão líderes da saúde nacionais e internacionais, de diversos setores da Saúde, como o ex-diretor presidente da Anvisa, Gonzalo Vecina Neto e a diretora-geral do Inca, Ana Cristina Pinho Mendes Pereira, entre outros médicos, profissionais de saúde e representantes de entidades de pacientes.

O painel de abertura, no dia 20, às 16h, tem o tema “Câncer: responsabilidade e ação de todos para transformarmos a realidade no país”, com a Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. O 8º Congresso TJCC é realizado pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, que tem como objetivo levantar as principais dificuldades na Oncologia brasileira e propor as soluções necessárias aos órgãos responsáveis. As informações completas estão em www.congresso.tjcc.com.br.

Com Assessorias (atualizado em 16/9/21)

Shares:

Posts Relacionados

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *