Quase 100 pessoas, com idades que variavam dos 18 aos 86 anos, participaram do lançamento do projeto  ‘Saúde sem Idade – Inspiração para uma vida longa e plena’, realizado neste sábado (22), na Praia de Copacabana, zona sul carioca. Desenvolvida pelo Portal  Vida e Ação e pelo site Comida na Mesa, a iniciativa visa a promover o conceito da longevidade ativa e saudável no Rio de Janeiro e terá outras edições ao longo do ano.

Totalmente gratuito, o evento contou com rodas de conversa, serviços de saúde, terapias integrativas, música, dança, sorteio de brindes e muita animação em uma manhã agradável e descontraída no quiosque Mar de Copa. Esta primeira edição teve apoio do Movimento Longevidade Brasil, Reavivar Copacabana, Sociedade Brasileira de Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-Rio) e Universidade Estácio, além da parceria de Korin Alimentos, Laboratório da Pele, Health ID, Biomundo e Mar de Aromas. 

O primeiro Saúde sem Idade foi encerrado com marchinhas de Carnaval (Foto? Sidnei Osaki)

Para a jornalista Rosayne Macedo, editora do Portal Vida e Ação, mais do que números e da variedade de atividades, o objetivo foi alcançado. “Acreditamos que conseguimos transmitir ao público a nossa mensagem, que é estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis, a começar pelo autoconhecimento, a troca de informações, o convívio social, que também é fundamental para alcançarmos mais plenitude. Todos queremos viver mais, porém, com saúde, autonomia e felicidade”, completou. 

Mônica Ulisses, editora do site Comida na Mesa, avaliou como extremamente positiva a primeira edição. “Superamos todas as nossas expectativas e recebemos muitos feedbacks dos participantes, dos profissionais de saúde envolvidos e das instituições e marcas que nos apoiaram, o que nos anima a já pensar no segundo ‘Saúde sem Idade’, disse a jornalista. As co-organizadoras convidaram os presentes a acompanhar o instagram @saudesemidaderj para acompanhar mais informações sobre o projeto e o próximo evento.

Confira alguns depoimentos de apoiadores e participantes

Muito bom o evento. Parabéns pela iniciativa! Participação de excelência e animação do publico nota 10! O ‘Saúde sem Idade’ começa com pé direito” – Carlota Esteves – Movimento Longevidade Brasil

Queria parabenizar vocês pelo evento e por toda a gentileza. Foi muito bom! Agradeço imensamente o convite” – Raquel Oliveira, médica geriatra, membro do Comitê Científico da SBGG-Rio.

Foi muito bacana participar do evento. Vamos conversar sobre novas oportunidades de estarmos juntas” – Adriana Mahalo, terapeuta integrativa da Fluir A2MG Terapias e Estética – Qualidade de Vida

Parabéns pelo evento e iniciativa! Foi muito legal para os alunos terem essa experiência!” – Carolline Miranda, coordenadora do curso de Nutrição da Estácio Copacabana.

A gente agradece a oportunidade. Foi um grande prazer participar do Saúde Sem Idade. Parabéns pela iniciativa e pela organização!Um abraço de luz. – Augusto Zimbres, instrutor de meditação da Brahma Kumaris.

Obrigada pelo convite! Parabéns pelo evento, foi um SUCESSO – Ana Cristina Fonseca, fisioterapeuta especializada em gerontologia, diretora do espaço Vida Ativa

Parabéns, foi um lindo evento! Muito obrigada pela parceria – Marie Osaki, especialista em aromaterapia, da Mais Aromas, representante da marca döterra 

Obrigado por me receber com tanto carinho. É um privilégio participar dos seus eventos” – Antonio Puga, jornalista

Gostei muito. Vc é uma guerreira que sabe reunir pessoas incríveis” – Carmen Pereira, diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)

Leia mais

Rio ganha evento gratuito sobre longevidade ativa e saudável
Sem saúde mental não tem equilíbrio ou qualidade de vida
Bairro mais longevo do Rio, Copacabana vai ganhar Projeto Reavivar
Qualidade de vida é prioridade para idosos em Copacabana

Rio tem a segunda maior taxa de envelhecimento do país

Com um terço da sua população com mais de 60 anos, o Rio de Janeiro já tem a segunda maior taxa de envelhecimento do Brasil – só perde para o Rio Grande do Sul. Não à toa Copacabana foi escolhida para receber o Saúde sem Idade. O bairro é conhecido como um dos que possuem a maior concentração de pessoas idosas por metro quadrado do país. É nesse contexto que Copacabana, conhecido como um dos bairros com a maior concentração de pessoas idosas por metro quadrado do país, recebeu o evento Saúde sem Idade.

A longevidade ativa e saudável é um tema muito relevante em um cenário em que a população idosa avança a cada ano, deixando para trás o mito de que somos um ‘país do futuro’ – com a taxa de natalidade em queda, a população jovem vem decrescendo a cada ano. A população 50+ é a que mais cresce no Brasil, segundo dados do IBGE, e a expectativa de vida do brasileiro já é de 76,4 anos.

Ao longo da semana, vamos publicar mais detalhes sobre o evento. Fiquem ligados”

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *