No próximo sábado, dia 27 de agosto, o município do Rio de Janeiro dá início à Campanha de Vacinação Antirrábica com o objetivo de imunizar cerca de 700 mil cães e gatos contra a raiva. Até o mês de novembro, a campanha acontecerá de forma escalonada, em cinco datas, sempre aos sábados, das 9h às 17h.
Serão cerca de 700 postos de vacinação, entre unidades de saúde e escolas municipais, associações de moradores e postos volantes. O primeiro grupo a ser contemplado no dia 27 de agosto será na região do Centro, Ilha do Governador, Zona Sul e alguns bairros da Zona Norte. Serão 138 postos de vacinação nessas regiões para garantir a imunização dos bichinhos. Os endereços podem ser consultados no site do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio) – veja aqui a relação completa dos endereços.
Os demais grupos de bairros das zonas Norte e Oeste receberão a campanha nos dias 17 de setembro, 8 e 22 de outubro e 5 de novembro. Em cada uma das datas, serão contemplados grupos diferentes de bairros, a fim de alcançar todas as Áreas Programáticas do município.A ação é realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Ivisa-Rio.
No ano passado, a campanha do município vacinou mais de 470 mil animais domésticos, entre cães e gatos, sendo esse o maior número desde 2010. Este ano, o IVISA-Rio estima vacinar cerca de 700 mil animais em todo o município. Para isso, as equipes de vacinação e apoio foram treinadas e orientadas ao longo dos últimos meses para atender à população nas datas da campanha. Vale lembrar que podem ser vacinados contra a raiva cães e gatos a partir dos três meses de idade e adultos saudáveis.
Raiva animal – Zoonose muito grave que acomete o sistema nervoso central dos mamíferos, a raiva é transmitida por meio de mordedura ou lambedura de animal doente, tendo como principal transmissor o morcego hematófago, que se alimenta do sangue desses animais. Nos cães e gatos a doença pode se manifestar de duas formas: furiosa, em que animal apresenta angústia, inquietação, excitação e agressividade; ou paralítica, sem manifestação de agressividade, apresentando sinais de paralisia que evoluem para a morte.
A vacinação contra a raiva é fundamental para a saúde dos animais e para o controle da raiva na cidade, que não registra casos da doença em animais domésticos desde 1995. Na cidade do Rio de Janeiro, a situação de raiva urbana encontra-se sob controle devido às campanhas de vacinação, que ocorrem anualmente no município, e às ações de vacinação rotineiras efetuadas pelo IVISA-Rio.
Robótica e metaverso e telessaúde em congresso científico no Rio
Robótica, inteligência artificial, bioimpressão e telessaúde são alguns dos temas da programação do 60º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O tema central do evento, que será de 23 a 26 de agosto, no próprio hospital, é “Doenças infecciosas e o impacto para a sociedade”. O congresso também marca o aniversário de 60 anos da integração entre o Hupe e a Universidade.
Na abertura haverá a aula magna da professora Margareth Dalcomo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e uma das referências nacionais no combate à Covid-19. Simultaneamente, acontecem a Jornada Acadêmica dos 87 anos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Uerj e o Simpósio Alumni FCM 10 anos. “São três eventos que agregam muita história, sentimento, valor e futuro”, destaca a vice-diretora da Faculdade e presidente do Congresso, professora Alexandra Monteiro.
Além de palestras abordando assuntos científicos e pesquisas, haverá atividades complementares ao tema central, com apresentações e debates sobre o impacto na saúde de tecnologias, como inteligência artificial, bioimpressão, robótica, realidade virtual e realidade virtual aumentada – também chamada de metaverso.
Nessas atividades, denominadas Arenas Futuro da Saúde, os organizadores pretendem promover o pensamento, a reflexão, o conhecimento e a informação sobre o cenário da medicina como um todo e o impacto da pandemia de Covid-19.
A programação inclui uma exposição inédita de moedas de vários países, cunhadas em homenagem aos trabalhadores da saúde, lançamentos de livros técnicos e didáticos e um estande no Espaço Congressista exclusivo para as ligas acadêmicas da FCM apresentarem sua experiência com o aprendizado.
A programação completa do 60º Congresso do Hupe está disponível em https://congresso.hupe.uerj.br/. O Hupe fica no Boulevard 28 de setembro, 77, bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro.
Macaé promove sexta Semana de Psicologia
A sexta Semana de Psicologia: Gerenciando o Estresse – Promoção da Saúde no Trabalho, acontecerá de 22 a 27 de agosto, no Hospital Público de Macaé (HPM) de 29 a 31, no Pronto Socorro Municipal do Aeroporto. Serão realizadas palestras, verificação do nível de estresse, auriculoterapia, entre outras atividades.
A coordenadora do serviço de Psicologia da Alta e Média Complexidade, Vanessa Barros de Algemiro Silva, explica que as atividades fazem parte das comemorações do Dia do Psicólogo, dia 27 de agosto. A programação é destinada a profissionais de saúde e população em geral.
O objetivo, de acordo com Vanessa, é mostrar a importância do serviço de psicologia na alta e média complexidade. “Entendemos que trabalhar na área de saúde e em hospital não é uma missão fácil. São muitas questões que se apresentam e muitas vezes não se tem um espaço para um momento para o cuidar”, ressaltou.
Ela ressalta ainda que quando isso acontece, existe um risco de adoecimento muito grande. Tanto da parte física, quanto da emocional, devido à exposição de situações desafiadoras. “Não podemos deixar de falar da pandemia que vivemos intensamente todas as fases, em que tivemos perdas e observamos que o nível de estresse aumentou”, acrescentou.
O evento oferecerá atividades de forma híbrida, presencial no auditório do Centro de Estudos do HPM e online pelo YouTube. O link será disponibilizado para os participantes e divulgado nos canais oficiais da Coordenadoria do Serviço de Psicologia da Alta e Média Complexidade.
O evento conta com a parceria do Projeto InFORMA da Secretaria de Esportes, Grupo de Extensão e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde – GEPESaúde e Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Macaé.
Concurso de redação sobre etarismo
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) está com inscrições abertas para o concurso de redação com o tema “Etarismo: Como mudar esse comportamento?”, direcionado a alunos matriculados nos 1º e 2º anos do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o país.
As inscrições são gratuitas e vão até 20 de setembro de 2022. O vencedor do concurso será premiado com um notebook e receberá uma passagem e uma diária, junto com o seu responsável, para a leitura da redação na abertura do Congresso Brasileira de Geriatria e Gerontologia (CBGG), em 23 de março de 2023. Mais informações aqui.
Com Assessorias