Rio tem Dia Estadual de Combate ao Câncer de Próstata

Palácio Tiradentes recebe iluminação especial no Novembro Azul. Alerj se engaja também no combate ao diabetes

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

A fachada do histórico Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ganhou iluminação especial numa coloração azulada em adesão à campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata. O Parlamento fluminense tem adotado essa prática de iluminar o palácio em diferentes cores como forma de apoiar campanhas institucionais que chamem a atenção do público para cuidados de prevenção, como aconteceu também no caso do Outubro Rosa.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. O câncer nesta região é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Sensível a essa questão, a Alerj tem aprovado leis para ajudar no enfrentamento à doença. Caso da Lei 6592 que autoriza o Poder Público a instituir um programa de apoio aos pacientes operados de câncer de próstata nos órgãos de saúde do estado. Outro exemplo é a Lei 5957 que trata do acesso gratuito dos portadores de hiperplasia benigna ou câncer de próstata à medicação de prescrição. A Casa aprovou, ainda, o 17 de novembro como o Dia Estadual de Combate ao Câncer de Próstata.

Combate ao diabetes

Na segunda-feira (14/11) foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, que busca levar informações às pessoas que convivem com essa enfermidade. A iluminação do Palácio Tiradentes também alerta para a prevenção e o tratamento adequado à doença, representado por um círculo azul. E a inclusão do combate ao diabetes na campanha da Alerj teve um pedido especial do deputado Samuel Malafaia (PL).

No Rio, a Lei 5.159/07 criou a Semana Estadual de Atenção ao Diabetes, também com o objetivo de integrar o estado às campanhas mundiais estimuladas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O tema da campanha do combate ao diabetes, este ano, é ´Educar Para Proteger o Futuro´. De acordo com dados da Federação Internacional do Diabetes, o Brasil aparece em sexto lugar mundial no ranking da doença. Uma dieta saudável, atividades físicas regulares e evitar o uso de tabaco e de álcool podem prevenir ou retardar o surgimento do diabetes.

Fonte: Alerj

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!