O fim da espera interminável em muitos consultórios e hospitais. É o que promete uma das novidades tecnológicas que será apresentada em uma das feiras de negócios mais importantes das Américas para o setor de saúde, realizada esta semana em São Paulo. A Pixeon levará para a Hospitalar 2018 a Recepção Digital, que deve agilizar o atendimento dos pacientes efetuando o cadastro e a autorização antecipadamente. O objetivo, diz a empresa, é reduzir o tempo de permanência e quantidade de pessoas na recepção, além de agilizar o processo de atendimento do paciente.
A 25ª edição da Hospitalar – Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios acontece de 22 a 25 de maio, no Expo Center Norte. O evento apresenta milhares de itens em equipamentos médicos, produtos e serviços, funcionando como palco de novos lançamentos e ponto de encontro entre fornecedores e seus clientes. São 1.200 marcas expositoras e 90.000 visitas profissionais, incluindo pesquisadores, pensadores do setor da saúde e milhares de dirigentes hospitalares, médicos, enfermeiros e profissionais que influenciam e/ou decidem as compras das unidades.
Veja ainda outras novidades e soluções para hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias e consultórios que estarão no evento esta semana:
Produtos para matar vírus e bactérias
A JAN-PRO – rede americana especializada em limpeza comercial – apresenta na feira um produto que diz ser o único do mercado capaz de eliminar por completo vírus e bactérias de ambientes que temos contato. O líquido é aplicado por uma espécie de pulverizador e cria uma camada protetora em todos os pontos em que o produto tem contado, tendo uma eficiência comprovada e prolongada por 30 dias. “Exclusivo da rede, o EviroShield, é um sistema de desinfecção que utiliza uma tecnologia para aplicar um produto de limpeza desinfetante de forma eletrostática. Assim, consegue cobrir 99,99% a área a ser higienizada, matando todos os tipos de bactérias, enquanto os outros métodos não passam de 60% de eficiência”, informa a empresa.
Pisos com menos riscos de infecções
A demanda por soluções tecnológicas e de baixa manutenção, aliadas ao menor risco de propagar infecções, tornam os pisos vinílicos um dos revestimentos mais indicados para clínicas e hospitais. De olho na expansão das receitas com o setor no Brasil, hoje em torno de 13%, a Tarkett amplia a oferta de réguas, placas e mantas para o segmento. O estande de 98 m² na Hospitalar 2018 foi pensado como um lounge, de forma que os visitantes possam ser recebidos em aplicações funcionais e tecnológicas, vitais para o setor, porém, com mais conforto e modernidade.
Beira-leito promete reduzir custos com pacientes
Outra novidade que a Pixeon leva para a Hospitalar 2018, além da Recepção Digital, é o Beira-leito, ferramenta que permite aos profissionais de saúde fazerem coleta de dados, aferições de sinais vitais, checagem de itens prescritos e outras atividades em smartphonesou tablets. Os principais ganhos, de acordo com a empresa, são otimização dos processos com redução nos custos, maior segurança na administração de medicamentos, maior agilidade no atendimento e assistência individualizada, além do aumento da produtividade da equipe técnica.
Quarto hospitalar tem câmera vestível, QR Code e totem
Ainda durante o evento, o Grupo Verzani & Sandrini, trará tecnologias de ponta em um estande que representará um quarto hospitalar. Serão apresentadas inovações em totem, QR Code, câmera vestível, programa de gestão de sinistro contra incêndio, entre outras tecnologias. “É a primeira vez que equipamos um quarto de hospital com tudo o que há de mais moderno no mercado de facilities management. Essas soluções permitem redução de custos, melhorias na eficiência do atendimento e segurança do paciente, entre outros benefícios”, explica Mauricio Almendro, diretor da unidade de negócios para saúde.
Novas tecnologias para ajudar recém-nascidos
Para minimizar riscos e garantir maior conforto ao recém-nascido que está sob os cuidados de uma Unidade de Terapia Intensiva, a alemã Dräger apresenta na feira o BabyFlow® Plus, uma interface para ventilação mecânica nasal considerada a vanguarda dessas inovações. Outra novidade é o Tcore®, um adesivo capaz de monitorar a temperatura corporal central de forma não-invasiva em adultos e crianças, permitindo o reconhecimento precoce da hipotermia. Esses lançamentos, aliados à máscara ClassicStar® Máscara Facial Completa, mostram o reforço dos investimentos da Dräge no segmento de acessórios e consumíveis hospitalares.
Soluções para centros de diagnóstico de imagem e in vitro
Em um estande com mais de 21m², a Roche mostrará soluções Point of Care (PoC) para os centros de diagnósticos – desde o pequeno laboratório até uma complexa rede hospitalar. Será apresentada a parceria estratégica firmada com a GE Healthcare, que tem como objetivo ampliar o número de instituições de saúde que ofereçam exames de diagnóstico in vitro e de imagem no país. Atualmente, cerca de 70% das decisões clínicas são influenciadas por testes de diagnóstico. Estimativas do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) indicam que a demanda por exames deve mais que dobrar no Brasil entre 2015 e 2030.
Programa para inovação em instituições de saúde
O TechEmerge Health Brazil, programa internacional que visa estimular a inovação em instituições de saúde do Brasil, será apresentado na Hospitalar 2018, em São Paulo, no dia 24 de maio, por Iris de Graaf, líder de projeto do Grupo de Venture Capital da IFC, com sede em Washington DC (EUA). Iris palestrará sobre como o programa TechEmerge busca apoiar empresas de tecnologia inovadoras em todo o mundo para entrar em novos mercados e trabalhar em conjunto com instituições de saúde brasileiras. O programa TechEmerge é uma iniciativa da IFC (International Finance Corporation, membro do Grupo Banco Mundial) e é apoiada pela Bionexo, empresa brasileira de soluções digitais para compras, vendas e gestão de processos de saúde.
Big Data e solução para plano de saúde empresarial
A Deloitte, em parceria com o Grupo Santa Celina, vai lançar o service operation, que une consultoria, tecnologia e serviços, uma plataforma de Gestão Populacional de Saúde, o Population Health Management (PHM) + Gestão Saúde 360°, um modelo assistencial que integra, organiza e coordena os cuidados e serviços de saúde, gerando mais eficiência e qualidade ao usuário. A solução para a gestão do benefício saúde empresarial, segundo a empresa, visa otimizar os gastos médico-hospitalares e assegurar a postura proativa no gerenciamento da carteira de beneficiários (titulares e dependentes).
Ainda durante o evento, a Deloitte trará em seu estande soluções para os desafios atuais do setor da Saúde e apresentará recursos tecnológicos para toda a cadeia de Life Science e Health Care, por meio de um mix de produtos com ferramentas multidisciplinares como o DRG (Diagnosis Related Groups), o Health Analytics e Big Data. A empresa também levará seus representantes para abordarem assuntos do setor no Congresso Internacional de Serviços de Saúde e no Congresso HIMSS@Hospitalar – International Digital Healthcare Fórum 2018.
Business Intelligence para a gestão hospitalar
A Pixeon apresentará ainda durante o evento a sua solução de Business Intelligence no sistema de gestão hospitalar. Com a novidade, promete a empresa, o gestor hospitalar poderá observar em tempo real um conjunto de indicadores para a tomada de decisões. Além de gerir a performance dos centros de resultado para direcionar os investimentos para determinada área, a solução traz informações sobre o faturamento, o que pode apoiar as negociações com os fornecedores e planos de saúde.
Palestras sobre segurança do paciente e medicina diagnóstica
A ONA – Organização Nacional de Acreditação traz esse ano um ambiente com 15 lugares projetado para receber profissionais que têm interesse em temas como segurança do paciente, novo manual OPSS 2018 e a importância da acreditação. Ao todo, serão 22 palestras realizadas com profissionais da ONA e convidados da Fundação Vanzolini, IAHCS, IBES, IBSP, GPeS e Rede D`Or São Luiz. O gerente de Projetos da Pixeon, Elton Mota, fará palestras dias 23 e 24 sobre ‘Os impactos das soluções mobile no tempo de checagem dos cuidados e segurança do paciente’.
A Abramed – Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica realiza palestra que discute as inovações no setor de diagnóstico. A entidade que reúne as principais empresas que atuam nas áreas de Análises Clínicas, Anatomia Patológica e Diagnóstico por Imagem convidou dois especialistas: Thiago Júlio, Coordenador Médico de Tecnologia e Inovação, e Gustavo Meirelles, Gestor Médico de Radiologia com ênfase em Estratégia e Inovação. Eles vão mostrar como e onde essas novas tecnologias estão sendo aplicadas, além de expor quais os que benefícios elas geram para a cadeia de saúde.
O Grupo VS debaterá temas como: “Inovação e segurança na desinfecção de superfícies em instituições de saúde, atrelando impactos positivos no giro de leitos” e “Mercado prestador aponta como está a atividade de facilities management no ambiente hospitalar”. No Brasil, atualmente, apenas 5% de hospitais possuem certificações, que atestam os critérios de qualidade dos processos adotados pelas instituições. “A padronização contribui para maior conscientização do impacto ambiental e de qualidade dos serviços, além de orientar sobre a forma correta de abordar o paciente e como evitar contaminação”, conclui o executivo.
No dia da abertura do evento às 16 horas, Micha Nussbaum, diretor de Valor Médico e Acesso da Roche Diagnóstica Brasil, conduzirá a palestra “Medicina de Precisão: Por que a Roche e a GE estão juntas? Como endereçar desafios na saúde através da informação conectada”. “O nosso esforço foca em fazer com que o uso combinado das soluções contribua para que seja possível identificar com segurança e rapidez um diagnóstico preciso e, desta forma, oferecer uma vida melhor aos nossos pacientes”, ressalta Nussbaum.
Novidades em edificações hospitalares
A infraestrutura dos ambientes de saúde é essencial para uma prática eficiente e inovadora nos cuidados prestados em ambientes hospitalares. Para falar sobre isso, o Hospital Santa Paula participa da Hospitalar Facilities, evento sobre organização e coordenação de espaços, infraestruturas, pessoas e gestão da prestação de serviços gerais e instalações, que acontece em paralelo à Hospitalar.
O gerente de Engenharia do Hospital Santa Paula e diretor de Inovação da ABDEH – Associação Brasileira do Edifício Hospitalar, Walmor Brambilla, será moderador da mesa de debate “A Inovação em Saúde e os Impactos no Edifício Hospitalar“. “O Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP), é um edifício sustentável, com um design alinhado aos principais conceitos de humanização, que oferece mais conforto aos pacientes e familiares”, diz Brambilla, que é engenheiro eletrônico com especialização em Engenharia Clínica e Engenharia Hospitalar.
Da Redação, com Assessorias