Quem disse que mulheres não falam sobre sexo?

Em ‘Sexo, um assunto popular’, novo livro de Marco Casanova, sete amigas de meia idade se reúnem semanalmente para conversar sobre suas experiências sexuais

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Cláudia Raia, Maria Fernanda Cândido, Daniela Mercury, Jennifer Lopez, Nicole Kidman, Sarah Jessica Parker, Cate Blanchett e Julia Roberts. Você deve ter reconhecido os nomes e ter se perguntado, o que todas elas têm em comum. São todas mulheres célebres de meia idade que seguem dominando nas suas respectivas carreiras.

Passou a época em que mulheres acima dos 30 não apareciam mais na mídia. Elas agora dominam na arte, música, cinema e literatura. Nos últimos anos vimos um surgimento cada vez maior de filmes e séries que centram em protagonistas mais velhas, em suas experiências sexuais e em suas amizades acima de suas relações amorosas como em ‘Boa Sorte, Leo Grande’, ‘And Just Like That…’ da HBO, ‘Good Girls’ e ‘Disque Amiga para Matar’, da Netflix.

Em séries voltadas para o público jovem, temos o importante exemplo de Gillian Anderson, que interpreta a sexóloga Jean Milburn, em Sex Education. Sua personagem destaca a naturalidade e importância do sexo na vida, além de trazer ensinamentos com tom de descontração e despojamento.

Em ‘Sexo, um assunto popular’, novo livro de Marco Casanova, que está sendo lançado neste dia 26 de agosto, no Rio de Janeiro, sete amigas de meia idade se reúnem semanalmente para conversar sobre suas experiências sexuais. Nos encontros, uma série de experiências inusitadas, singelas, tocantes, dolorosas vem à tona.

Assim, elas têm uma possibilidade de revisitar os muitos aspectos de suas vidas amorosas, os dilemas e os descompassos que acompanham as dificuldades de interação e a constante presença da estupidez masculina nas questões ligadas à sexualidade feminina.

Neste grupo, temos uma mulher lésbica, mulheres pansexuais, não-binárias, héteros entre outras. Independentemente de sua orientação sexual, cada uma tem voz e espaço para contar suas histórias com a mesma atenção e diversão.

Sexo é considerado uma parte bem relevante da vida das pessoas e este livro o trata de uma maneira aberta, cômica, singela e honesta sobre o tema. Cada uma das personagens se sente livre para falar sobre todas as suas experiências, sejam elas das mais inusitadas até as mais inesperadas.

Histórias narradas em forma de diálogo entre mulheres

‘Sexo, um assunto popular’ é um livro escrito para mulheres e para homens adultos. As histórias narradas em forma de diálogos são inspiradas na vida real e na possibilidade de pessoas se encontrarem nas mais diversas experiências e não se julgar pelas suas diferenças.

Como melhor descrever a amizade das protagonistas? Deixemos elas falarem por si só:

– Não estou falando da data de nosso primeiro encontro, amigas. Estou falando de uma data que nos representa de uma maneira única, que concentra em si a razão de ser de nossa resistência ao tempo.

Todas olharam para Carla com um semblante de espanto, sem entender a princípio sobre o que, afinal, ela estava falando. Ninguém conseguia identificar nada de especial no dia 31 de julho.

– Tem alguma pegadinha nessa história – disse Bethe.

– Não enrola, Carla. O que tem de tão especial hoje?

– É incrível que vocês não saibam! Dia 31 de julho é o dia mundial do…

Todas riram ao ouvirem a menção a um dia de celebração do orgasmo e ao se verem como representantes máximas desse dia. Lívia logo retomou a conversa.

– Orgasmo feminino ou masculino, minha gente? Tem que saber, porque os dois normalmente não se comemoram no mesmo dia!

EVENTO DE LANÇAMENTO

No lançamento do livro haverá uma leitura dramatizada da obra com cinco atrizes – Giovanna de Toni. Adriana Karla Rodrigues, Márcia do Valle, Fátima Patrício e Nina Rosenthal – sob a direção de João Paulo Soares.

A leitura será acompanhada de uma sessão de autógrafos, brindes e mais. Será no sábado, dia 26 de agosto, às 20h, no Espaço Net Rio – Rua Voluntários da Pátria 35. Botafogo, Rio de Janeiro.

Sobre as atrizes da leitura

GIOVANNA DE TONI – Atriz italo-brasileira, formada pelo “Piccolo Teatro di Milano” onde trabalhou com grandes nomes da cultura européia como Bertolucci, Peter Stein, Ioshi Oida, Armando Punzo, Giggi Dal’Aglio, Gabriele Vacis, entre outros. Atualmente ela atua no episódio ‘As aventuras de Jose e Durval’ na Globoplay.

ADRIANA KARLA RODRIGUES  – Atriz com mais de 25 anos de atuação. Também Psicóloga, Gestalt- Terapeuta e Arteterapeuta. Integrante do grupo Cia. Tarja Preta de Teatro, com o qual estava em cartaz com o monólogo A Mulher Descoberta. Recebeu o prêmio de melhor atriz com esse espetáculo no festival internacional de teatro de Mogi – Guaçu – SP.

MÁRCIA DO VALLE – Atriz, produtora e diretora de Teatro há 35 anos. Márcia atuou em peças como ‘Um Ato!’, ‘Luiza Mahin, eu ainda continuo aqui’ e ‘Uma peça para Fellini’. Na televisão, ela atuou em novelas da Rede Globo como ‘Amor à Vida’, em séries como ‘Na fama e na Lama’ do Multishow e ‘Força Tarefa’, também da Rede Globo.

FÁTIMA PATRÍCIO – Formada como atriz pela Escola de Teatro Martins Pena, Fátima protagonizou o programa do Canal Futura ‘O Bom Jeitinho Brasileiro’, idealizado por Antônio de Andrade. Ela atuou em diversas novelas da Rede Globo de Televisão como, por exemplo, ‘Mar do Sertão’, ‘Da Cor do Pecado’, ‘Império’ e ‘Salve Jorge’.

NINA ROSENTHAL – Atriz, performer, produtora e diretora. Nina se formou em atuação para cinema na faculdade de Nova York (NYFA). Em sua vida profissional, Nina atua como diretora teatral na fundação Grupo Transborda Teatroterapia. Em 2019 ela estreou com a peça   “Entre Cinzas, Ossos e Elefantes”. Em 2023, ela inaugurou o centro cultural Naô onde segue em residência artística com o NAI, tarja preta e outros grupos.

SOBRE O DIRETOR

JOÃO PAULO SOARES – Ator, diretor e professor. João dirigiu diversas peças como “O Reino de Ariano” com o ator Luiz Carlos Vasconcelos, “Razão pra Ficar”, “503”, ” Outubros”, ” André ou receita para se fazer um Monstro”, a Ópera “O Amor das Três Laranjas” de Prokofiev, no Teatro Municipal de São Paulo.

SOBRE O AUTOR

MARCO CASANOVA – O autor é doutor em filosofia pela UFRJ/ Universidade de Tübingen, pós-doutor pela Universidade de Freiburg, professor titular do Departamento de Filosofia da Uerj e autor de diversos livros, entre eles o romance ‘Copacabana’.

Ficha técnica:

SEXO, UM ASSUNTO POPULAR

Autor: Marco Casanova

Páginas: 154

Preço: R$ 49,90

Editora: Via Verita

 

Leia mais

Orgasmo feminino: 4 entre 10 mulheres nunca tocaram o próprio corpo
Por que mais da metade das mulheres não chegam ao orgasmo?
Orgasmo sem sexo: como atingir o ápice do prazer com outros estímulos
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!