Cerca de 350 cestas básicas e mais de mil kits de higiene devem ser entregues às famílias que vivem na comunidade da Baía de Guaraqueçaba, no Paraná. A ação chamada de Amor a Bordo acontece nos dias 11, 12 e 13 setembro e pretende ajudar os povos ribeirinhos nesse momento de pandemia.

Por conta do isolamento social, o acesso a alimentos e itens de higiene diminuiu e muitas famílias estão precisando desses recursos. Como as comunidades ficam isoladas no litoral, muitos moradores das ilhas chegam a fazer uma viagem de três horas de barco para chegar à região central. 

A ação é uma iniciativa do Barco Sorriso, um instituto 100% voluntário que oferece assistência odontológica, médica e educacional gratuita para os povos ribeirinhos do estado. Em quase sete anos de projeto, cerca de duas mil pessoas foram atendidas e mais de cinco mil kits de higiene bucal foram entregues. 

Neste ano, as ações foram suspensas por tempo indeterminado devido à Covid-19. Em um cenário de isolamento social, os povos ribeirinhos foram diretamente afetados com a falta de acesso a alimentos e também da assistência odontológica que recebiam da instituição. Pensando nisso, o Barco Sorriso lançou a campanha Amor a Bordo para arrecadar doações de cestas básicas e ajudar as comunidades isoladas em meio à pandemia. 

Para entregar os recursos e preservar a saúde das famílias e também dos voluntários, o instituto adotou uma logística consciente e responsável, reunindo uma equipe reduzida, com teste negativo para Covid-19, higienização e o uso indispensável de máscaras. E, para seguir, o projeto conta com doações.

Para apoiar a iniciativa e contribuir com a segurança de todos, mil máscaras de proteção foram doadas à campanha pela empresa paranaense de soluções odontológicas, Neodent. O item que se tornou obrigatório durante a pandemia será incluído nos kits de higiene bucal e entregue aos povos ribeirinhos.

Assim como essa, o Instituto Barco Sorriso recebe todos os tipos de doações. Pode ser em dinheiro para pagar os barcos e combustível até as comunidades, alimentos para confeccionar as cestas básicas, ou até mesmo o tempo destinado ao projeto pelos voluntários. Os interessados em doar ou participar do projeto podem acessar o site https://www.barcosorriso.com.br/ para mais informações. 

Cestas básicas doadas em troca de doações de sangue

A bioMérieux, empresa francesa líder no segmento de diagnóstico in vitro, iniciou recentemente a entrega de 657 cestas básicas, que somam mais de 3 toneladas de alimentos e produtos de higiene e limpeza, arrecadados pelos seus colaboradores por meio da segunda edição da campanha interna “Doação em Dobro”.

O volume de doações dos colaboradoes foi revertido em dobro pela bioMérieux para cada uma das três ONGs escolhidas, em dois diferentes estados do País. Esta edição teve uma importante novidade: para cada colaborador, amigo ou parente que comprovasse a doação de sangue em um hemocentro, a bioMérieux doaria 5 cestas básicas.

Nesta segunda edição, as ONGs beneficiadas foram:

– Projeto Xingu é um projeto de extensão universitária do Departamento de Medicina Preventiva, da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). Teve início em 1965 e tem como eixos organizadores a formação de profissionais indígenas e não indígenas; a participação social e a Atenção Básica à Saúde dos Povos Indígenas. As atividades se diversificaram e a equipe do Projeto Xingu foi ampliada para dar conta das novas demandas apresentadas pela SESAI, Distritos Sanitários Especiais Indígenas e o próprio Ambulatório do Índio. O projeto recebeu 239 cestas básicas.

– ONG Santa Fé desenvolve um trabalho de acolhimento a meninos e meninas, vítimas de maus tratos, abandono, violência sexual, muitos deles provenientes das ruas da capital paulista. O atendimento, multidisciplinar, estende-se também às suas famílias. Desde sua fundação, a Santa Fé já atendeu milhares de jovens e crianças oferecendo um ambiente e suporte apropriados para que desenvolvam todo o seu potencial. A ONG Santa Fé recebeu um total de 217 cestas básicas.

– Associação Beneficente Menino Jesus é uma instituição de cunho educacional e de assistência social, sem fins lucrativos, situada em Ribeirão das Neves, uma das regiões mais carentes da região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Os trabalhos são focados em crianças e adolescentes, cujos pais ou responsáveis trabalham fora de casa, e menores em situação de risco. Atualmente, a associação tem capacidade para atender até 120 crianças. A entidade recebeu 201 cestas básicas.

O objetivo da bioMérieux é prosseguir com a campanha, dando aos colaboradores a oportunidade de escolher outras entidades a serem beneficiadas e a quantidade de cestas básicas que pretendem doar.

Multinacional doa 3 milhões de produtos para 40 mil pessoas

A Kimberly-Clark Brasil, multinacional americana de bens de consumo, anuncia contribuição de mais de 3 milhões de produtos para ajudar cerca de 40 mil pessoas que foram afetadas pela situação atual. As entregas, que equivalem ao montante de R$ 850 mil, estão sendo realizadas para famílias e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país.

Com ações intensificadas no momento atual e realizadas em ondas, a Kimberly-Clark lançou o projeto Bolsa-Huggies, iniciativa que distribui fraldas e produtos de higiene para bebês da marca Huggies, em parceria com 12 instituições que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade social. Três mil famílias das regiões Sudeste, Sul e Nordeste estão sendo beneficiadas com o programa. No total, a empresa está distribuindo mais de 1 milhão de itens para crianças pequenas, que serão assistidas durante três meses.

Com Intimus, marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark Brasil, o compromisso da empresa com a higiene menstrual é feito por meio de uma parceria com a ONG Plan International, organização global que trabalha para promover os direitos da criança e a igualdade para as meninas. São mais de 1,3 milhão de absorventes e protetores diários para cerca de 35 mil meninas e mulheres do projeto em comunidades de Salvador (BA), São Luís e Codó (MA) e Teresina (PI).

A empresa entende a importância de impactar positivamente a vida de meninas e mulheres nas áreas de educação, saúde e bem-estar geral. Por isso, além de produtos, uma cartilha educacional sobre menstruação e corpo feminino foi elaborada e distribuída pela marca Intimus.

OUTRAS INICIATIVAS           
Em abril, a Kimberly-Clark iniciou outra onda de doações com 160 mil produtos de higiene, incluindo fraldas, cremes de assadura, absorventes e produtos para incontinência urinária. Nesse primeiro momento, as doações se concentraram em São Paulo, para o Amparo Maternal e Aldeias Infantis.

A Kimberly-Clark também tem apoiado ações voluntárias que os colaboradores das operações estão fazendo. A empresa está dobrando (em produtos de higiene) o valor arrecadado pelos colaboradores nas fábricas para beneficiar pessoas atendidas por ONGs do entorno das unidades da companhia. Mais de 100 mil produtos têm sido entregues a partir de iniciativas dos funcionários.

Os colaboradores da fábrica de Mogi das Cruzes (SP) lançaram o Desafio do Bem em uma competição para comprar alimentos para doação. Todos os competidores participaram, e foram comprados 1,4 tonelada de alimentos para distribuição. A companhia dobrou a colaboração em produtos de higiene para a instituição Lar Batista. O desafio se estendeu para as demais unidades, em diferentes formatos, beneficiando o Corpo de Bombeiros, em Correia Pinto, e o Instituto Amor Misericordioso Aldeias Infantis (BA).

Já o time do escritório central, na capital, promoveu a Live do Bem para arrecadar doações para o Lar Abrigo Saint Germain, em São Paulo. A companhia organizou uma Live para todos os colaboradores, com a apresentação de sete talentos internos cantando voluntariamente. Foram quase 250 colaboradores participando. A Kimberly-Clark vai doar o mesmo valor arrecadado em produtos para a instituição.

A Kimberly-Clark também contribuiu para o Governo do Estado de São Paulo com distribuição de “cestas básicas de higiene”. A empresa doou mais de 600 mil produtos para a Secretaria de Desenvolvimento.

Universidade cria Drive-Thru Solidário para recepcionar calouros

Como parte dos eventos da Recepção Solidária aos novos alunos, e seus responsáveis, do semestre 2020/2, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), em parceria com o Mackenzie Voluntário e com os Diretórios Acadêmicos mackenzistas, realizou o Drive-Thru Solidário nos dias 15 e 22 de agosto.

A ação visava arrecadar alimentos, roupas e itens de higiene para doar a instituições de apoio a pessoas carentes e também distribuir os kits de calouros, dando boas-vindas aos novos mackenzistas. Ao todo, foram arrecadados 2,6 toneladas de doações e foram entregues cerca de 600 kits para calouros .

No último dia do evento, a ação foi realizada nos três campi da UPM, em Higienópolis, Campinas e Alphaville. Os alunos passavam de carro ou a pé, acompanhados de amigos, familiares e até mesmo de seus pets, e recebiam o kit de boas-vindas, além de poderem doar os itens citados. O Drive-Thru Solidário foi realizado por conta das medidas de distanciamento social provocadas pela pandemia de covid-19.

O objetivo, além da ação solidária, era permitir que os novos estudantes tivessem um primeiro contato com a Universidade. Ao longo do semestre, enquanto a pandemia perdurar, a ideia do Mackenzie Voluntário é realizar novas edições do Drive-Thru Solidário, porém com apoio de outras unidades do Mackenzie, como o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM).

Empresas de saúde e higiene doaram R$ 200 milhões

A empresa Nutriex, que atua no mercado de saúde, higiene e proteção há 20 anos, voltou todos os seus esforços ao combate e prevenção da Covid-19. E a Rennova, empresa da mesma corporação, também seguiu as estratégias, colaborando com os esforços para a redução do impacto da pandemia no país.

Até julho, as empresas contabilizaram mais de R$ 200 milhões em doações e ampliação de portfólio de saúde. Foram realizados grandes investimentos para trazer insumos e ampliar a oferta de produtos voltados à doença: R$ 160 milhões foi o valor dedicado a máscaras de proteção para profissionais e R$ 10 milhões foi o total aplicado na compra de equipamentos e afins.

Em doações, durante as lives musicais e outros formatos e fomento do mercado, foram doados mais de R$ 25 milhões em produtos. Além de outros investimentos. A Nutriex também foi uma das pioneiras em oferecer à população os testes rápidos, contribuindo para a ampliação de testagem no país.

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *