Primavera Rosa: Rio promove ação sobre câncer de mama

Evento gratuito em Botafogo oferece informações para todas as mulheres que estão em busca da cura

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

primavera-rosa

O ano está correndo, outubro já bate à porta e é tempo de retomar uma das mais efetivas campanhas de conscientização na saúde. O Outubro Rosa, que alerta para o câncer de mama, promete uma extensa programação (em breve vamos publicar o roteiro completo por aqui). Já a partir desta terça-feira (26 de setembro), acontece a segunda edição do Primavera Rosa. Das 8h30 às 19h30, o evento, totalmente gratuito, pretende oferecer o maior número de informações para todas as mulheres que estão em busca da cura do câncer de mama.

O Solar das Palmeiras, um lindo casarão do século XIX no bairro de Botafogo, zona sul carioca, volta a sediar o evento que irá reunir, ao longo do dia, Uma equipe de voluntários, formando uma verdadeira força-tarefa entre amigos, vai ocupar o espaço com palestras envolvendo oncologistas, psicólogos, dermatologistas e mastologistas.

Além de profissionais da área de saúde, serão oferecidas consultorias individualizadas de make-up artists (maquiagem), oficina de amarração de lenços, fisioterapeutas que irão realizar sessões de drenagem linfática, desenho de sobrancelhas em henna e esmaltação das unhas. Tudo feito por especialistas que uniram forças para proporcionar um dia especial, como cada flor merece.

Para a idealizadora e organizadora do Primavera Rosa, Suely Guimarães, toda mulher, independentemente da idade, deve se prevenir. “O câncer de mama é uma das doenças que mais matam mulheres em todo o mundo. O apoio da sociedade é fundamental para que nossas irmãs, mães e amigas tenham condições de trilhar o caminho para a cura. Muito se fala sobre a prevenção e ela é fundamental. Entretanto, precisamos apoiar quem foi diagnosticado ou se encontra em fase de remissão. São para elas que levamos o nosso esforço, conhecimento e carinho.”

O time escalado por Suely para as palestras desse ano contará com a presença do diretor do Hospital Fundação do Câncer, o cirurgião oncológico e mastologista Carlos Frederico de Freitas Lima, que falará dos Avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de mama; e do Dr. Renato Battaglia, para falar especificamente sobre Direitos das pacientes com câncer de mama – ambos ficarão à disposição das participantes para tirar dúvidas e conversar.

Cuidados com a pele e sexo após o câncer de mama

O professor de Yoga, Thiago Leão, do Instituto Hemógenes, discursará e dará dicas sobre a importância da atividade física nesse momento. Temas variados, como Oncofertilidade – com Paulo Gallo, especialista em reprodução humana assistida; Cuidados com a pele antes, durante e depois do câncer de mama – com Curt Mafra Treu, coordenador do departamento de cirurgia e oncologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, e o cirurgião plástico, Bernardo Rômulo Soares – também serão debatidos no decorrer do dia. Para fechar o ciclo de palestras, Marcelo Moreira, do INCa RJ, passará toda sua experiência sobre a Reconstrução da mama.

Além de abordar o assunto Sexo após o câncer de mama, a psicóloga e sexpert Tatiana Presser promete animar ainda mais o dia das participantes com sorteio de produtos da sua linha erótica e de exemplares do livro “Vem transar comigo”, também de sua autoria. Pocket Show, com Rô Casé, e um bate-papo descontraído com a psicóloga Gláucia Pina Guimarães Porto estão incluídos nas diversas atividades que irão acontecer. Ainda na parte estética, o PRIMAVERA ROSA contará com o talento do tatuador Rodrigo Catuaba, especializado em reconstrução da aréola e cobertura artística de cicatrizes decorrentes à cirurgia de mastectomia. Para este procedimento será necessário o envio prévio de um laudo médico autorizando.

Apoio de empresas

Como não poderia ser diferente, o Primavera Rosa rendeu novas parcerias. A rede de restaurantes Abbraccio e produtos das marcas Episol, Surya, Weleda e BAIMS, “brotaram” para reforçar ainda mais o nosso jardim e promover um dia gostoso, de beleza, autoestima e muita informação para quem busca o caminho da cura. “O Primavera Rosa só é possível pela doação dos envolvidos. As empresas doam produtos e os palestrantes e profissionais envolvidos doam seu tempo e sua expertise. Em meio a toda esta crise financeira do País, aqueles que conseguem abrir mão do seu dia de trabalho em prol do outro é louvável. É uma tarefa árdua e somente com muita vontade conseguimos.”, concluiu Suely.

Primavera Rosa 2017 é uma ação entre amigos, todos voluntários, que não arrecada fundos para nenhum tipo de ONG ou afins. O evento é gratuito, com vagas limitadas. Inscrições gratuitas pelo site www.e-inscricao.com/primaverarosa/2017. Mais informações: www.facebook.com/primaverarosa2017. O Solar das Palmeiras – Rua das Palmeiras, 35 – Botafogo, Rio de Janeiro

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!