Pets não são presentes: não compre, adote um bichinho

No Dezembro Verde, de conscientização sobre maus-tratos e abandono de animais, conheça 8 passos para adoção responsável

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

De acordo com o Instituto Pet Brasil, o país tem hoje 6,1 milhões de cães e 2,7 milhões de gatos em condição de vulnerabilidade, isto é, que vivem sob a tutela de famílias classificadas abaixo da linha da pobreza ou que vivem nas ruas. Há ainda 185 mil animais abandonados ou resgatados por maus-tratos aos cuidados de ONGs e grupos de proteção. Um cenário que mesmo sendo considerado um crime previsto em lei, tende a se acentuar nessa época do ano.

Em razão das férias e celebrações de fim de ano, o índice de abandono de animais tem aumento significativo no Brasil. Em decorrência deste problema crescente, foi criada a campanha Dezembro Verde, projeto que tem como objetivo conscientizar a população sobre a negligência e os maus-tratos contra os pets.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) instituiu, em 2021, o Dezembro Verde, tornando a data um marco para quem se importa com a causa animal e para lembrarmos que atitudes relativamente simples podem transformar milhares de vidas de cães e gatos do Brasil. Diversas organizações e instituições apoiam a data, entre eles os conselhos de medicina veterinária, mostrando a relevância da iniciativa.

Adotar um pet é um ato de amor que pode trazer muito carinho, companheirismo e felicidade para as famílias e os lares, porém alguns cuidados são muito importantes e devem ser levados em consideração assim que o interesse pela adoção de um pet despertar”, afirma Roberta Paiva, gerente de Pet Health da Elanco Saúde Animal.

8 passos para uma adoção responsável

Ela aponta oito passos que contribuem para uma adoção responsável, isto é, aquela que considera o compromisso ético e consciente de cuidar de um animal de estimação de forma adequada, levando em consideração suas necessidades físicas, emocionais e comportamentais.

Informe-se. Se você nunca teve um animal de estimação antes, converse com pessoas próximas para compreender suas experiências. Você também pode visitar ONGs e abrigos para entender quais são as demandas e necessidades que envolvem o cuidado de um pet;

Compartilhe a decisão. A chegada de um novo animal a um lar interfere na rotina de todos. Por isso, caso você viva com outras pessoas, consulte-as para compreender se todas estão dispostas a embarcar nesta nova jornada. Ou seja, mesmo que haja uma divisão de tarefas, eventualmente, é importante que todos na casa estejam preparados para assumir as funções que envolvam o cuidado do novo membro da família;

Avalie a disponibilidade de tempo.  Você deverá destinar tempo da sua rotina para as interações com o pet além de atenção com os cuidados com a saúde. Por mais tranquilo que seja o pet, ele demandará cuidados diários e também dependerá de você para se exercitar e brincar. Lembre-se: você é o mundo dele;

Avalie o perfil comportamental do animal. Busque informações sobre o comportamento do animal com as ONGs ou com os responsáveis pelo pet. Assim como nós, os animais têm diferentes perfis. Há os que são mais ativos, os mais calmos, os que aceitam a companhia de outros animais, os que não aceitam, entre muitas outras variáveis. É fundamental que o seu perfil e a sua rotina tenham sinergia com o perfil do animal para que a adoção seja bem-sucedida. Isso é muito mais importante do que avaliar a aparência física do amiguinho!

Prepare um ambiente adequado. Oferecer um ambiente seguro e estimulante para o animal é crucial. Isso inclui espaço suficiente, abrigo adequado, brinquedos apropriados e interação social. você mora em condomínio e/ou de aluguel, certifique-se das regras. Há proprietários que não aceitam pets, bem como condomínios que também possuem regras mais rígidas sobre a questão;

Tenha paciência. A adaptação é um processo que exige tempo e dedicação. Pense como é difícil para você se adaptar ao novo, como uma nova casa, um novo trabalho ou ir morar com alguém. Com isso você terá uma ideia de como é para o pet a chegada a um novo lar. Saiba que você precisará se dedicar até que seu novo amigo de estimação esteja completamente adaptado e sentindo-se realmente em casa!

Cuide do seu pet. Lembre-se que cuidar do seu pet vai muito além de fornecer alimento e água. Ele é um ser vivo que, assim como você, precisa de interação social, de se exercitar, se divertir, ter momentos dedicados à higiene e aos cuidados com a saúde, atividades que dependerão de você,, seja se dedicando, seja procurando apoio profissional, como veterinários, tosadores, creches e passeadores;

Avalie os custos. Além das consultas veterinárias, seu novo amiguinho precisará de ração de qualidade, vacinas, banhos periódicos, proteção antiparasitária e outros cuidados médicos quando necessários. Esteja ciente dos gastos envolvidos, lembrando que essas também são responsabilidades de um responsável por cão ou gato.

Adoção de Responsa

Desde 2021, a Elanco promove o Movimento Adoção de Responsa, que visa conscientizar as pessoas sobre a importância de realizar uma adoção responsável. O movimento faz parte do Pet Pledge, para levar saúde e bem-estar a milhares de animais ao redor do mundo, por meio de um trabalho contínuo junto a responsáveis por pets e médicos-veterinários. Para saber mais sobre o Movimento, acesse este link.

Leia mais

Rio lança campanha para adoção de animais que vivem em abrigos
Dezembro é a época em que mais se abandonam animais
Violência contra animais é indício do ciclo de violência contra pessoas

 

Agenda Positiva

São Paulo realiza Bazar do ‘Adote um Gatinho’

Está chegando o Bazar do Adote um Gatinho, o evento mais aguardado pelos amantes de gatos. A ONG promove neste dia 10 de dezembro um dia especial para arrecadação de fundos e adoção responsável, com entrada gratuita e apoio da Royal Canin. A iniciativa acontece das 10h às 18h, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP).

O tradicional evento de fim de ano tem como principal objetivo promover a causa animal, e o bem-estar dos gatos resgatados. O bazar contará com uma estrutura especial, possibilitando que os visitantes consigam ajudar o projeto. Na loja, adultos e crianças encontrarão lançamentos exclusivos da linha “Adote um Gatinho”.

Também estarão à venda alguns itens fornecidos pelas 15 empresas parceiras do projeto, que vão desde produtos para gatos até itens para os amantes dos felinos. As já conhecidas Sacolinhas de Natal também vão estar disponíveis. Todo o lucro do evento será utilizado para os cuidados dos mais de 430 gatos abrigados e para os novos resgates.

Para Susan Yamamoto, fundadora da ONG Adote um Gatinho, as parcerias são essenciais para manter a motivação em querer cada vez mais encontrar lares amorosos para esses pets e proporcionar-lhes uma vida feliz e saudável.

“O Bazar nos ajuda a sobreviver nos meses mais difíceis do ano. Em dezembro e janeiro, as adoções e doações caem bastante por conta das férias e das festas, e sem essa ação, não iríamos conseguir seguir com os cuidados para os nossos felinos atendidos pela ONG. É incrível ver empresas comprometidas com a causa animal se unirem a nós nessa jornada de resgate, cuidado e adoção responsável dos felinos”, disse.

Para mais informações sobre o trabalho realizado pela da ONG Adote um Gatinho, acesse o link.

Rio recebe campanha de adoção de animais

Marcando o Dezembro Verde, mês de conscientização contra o abandono animal, o Rio de Janeiro recebe neste sábado (16) uma campanha de adoção de cães e gatos (machos ou fêmeas, adultos ou filhotes). A iniciativa acontece das 9h às 14h, na unidade do Centro Universitário IBMR (Av. das Américas, 2.603), na Barra da Tijuca.

Os pets poderão ser adotados por qualquer pessoa que ame bicho. Para adotar, o interessando precisa amar os animais, ter mais de 18 anos de idade, levar documento de identificação com foto e apresentar comprovante de residência recente.

A campanha é organizada pelos alunos dos cursos Comunicação e Marketing e Medicina Veterinária do IBMR, em parceria com o Programa Segunda Chance, uma ONG que castra, trata e encaminha para adoção responsável, os animais retirados de situações de risco. Todos são doados castrados e com vacinas em dia.

Professora do curso de Comunicação do IBMR, Simone Marie Berthe Medina Wolfgang, e sua amiga peluda Fiona, adotada há 19 anos (Foto: Divulgação)

“A equipe da ONG faz visitas surpresas, monitora os animais e, no caso dos filhotes, eles supervisionam a vacinação e o procedimento de castração. Caso haja alguma irregularidade, a ONG pega de volta o animal”, alerta a professora do curso de Comunicação do IBMR Simone Marie Berthe Medina Wolfgang.

A campanha é parte prática da unidade curricular (disciplina) Gestão de Eventos incluída na grade de alguns cursos do IBMR, da qual Simone Marie é professora. Ela também é “mãe” de um pet adotado há 19 anos, a cadela Fiona.

Quem for à Campanha de Adoção e também puder doar insumos veterinários e tampinhas de garrafa, a Segunda Chance agradece. Os insumos vão para o tratamento dos animais da ONG, e as tampinhas são trocadas por dinheiro para manutenção da própria instituição.

“Adotar é tudo de bom’: Jantar beneficente e leilão marcam campanha

Considerado um dos maiores programas de adoção de animais do Brasil, o ‘Adotar é Tudo de Bom’ completa 15 anos com a marca de mais de 1.500 ONGs e protetoras apoiadas, garantindo um lar para mais de 82 mil cães. Neste Dezembro Verde, a Mars Petcare, responsável pelo programa, preparou um jantar beneficente com convidados especiais e um leilão de itens e experiências exclusivos.

Todo o lucro da ação, que arrecadou cerca de R$ 45 mil, será revertido para mutirões de castração e ações de apoio a ONGs parcerias da Pedigree, que atuam na proteção de animais e promoção da adoção responsável. A empresa acaba de lançar também um leilão online exclusivo e aberto ao público, oferecendo uma seleção única de itens para amantes de animais e entusiastas do futebol.

Entre os objetos de destaque está uma camisa doada pelo Palmeiras e autografada pelos jogadores campeões desta temporada do Campeonato Brasileiro e um vestido doado pela atriz Larissa Manoela, uma das embaixadoras da marca PEDIGRE®. Os interessados podem dar os seus lances pelo site www܂leilaoeletronico܂com܂br.

Projeção realizada na Rua Augusta, ao lado da Praça Roosevelt (Foto: Divulgação)

No último sábado (9) um edifício no centro de São Paulo foi iluminado com mensagens de impacto e imagens de cães que estão para adoção, destacando a importância de cuidar e proteger nossos amigos de quatro patas neste período do ano. A companhia programou ainda uma grande campanha de comunicação com influenciadores e ativações nas redes sociais com o objetivo de tornar o Dezembro Verde e sua causa ainda mais conhecidos e, com isso, contribuir para a conscientização da sociedade a respeito do tema.

Com Assessorias

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!