AGENDA POSITIVA

Hospital promove ação para reforçar auto-estima de pacientes com câncer

O Hospital Federal do Andaraí (HFA) é a unidade com maior número de consultas oncológicas na rede hospitalar do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. Foram 6.831 entre janeiro e agosto deste ano. No período, o hospital também realizou 3.637 sessões de quimioterapia.  Todas as pacientes que se deslocarem ao Centro de Tratamento Oncológico do HFA para realizar quimioterapia nesta quinta-feira (19), das 9h às 12h, terão uma surpresa. Enquanto esperam pelo tratamento, serão presenteadas com sessões de alongamento e relaxamento com educadora física, oficinas de maquiagem, auriculoterapia e massoterapia com profissionais da área, massagens e sorteio de brindes.

Este será o primeiro dia de ações do hospital em alusão ao ‘Outubro Rosa’, mês de conscientização sobre o câncer de mama. Pacientes de outros tipos de cânceres também serão convidadas a participar. Na próxima semana, está prevista outra ação com mulheres das comunidades do entorno do hospital. Todas as pacientes do ambulatório oncológico poderão participar desses dois dias de atividades. Materiais educativos serão distribuídos às pacientes e a seus acompanhantes.

“Este é o momento do ano em que intensificamos as orientações sobre a importância da prevenção a uma doença que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e até de se diminuir a necessidade de quimioterapias e mastectomias, por exemplo”, ressalta a diretora do HFA, Maria Lucia Feitosa. “A programação que previmos é para o resgate da autoestima das pacientes. Convidamos elas para uma manhã diferente, na qual serão cuidadas enquanto aguardam a quimioterapia”, acrescenta a assistente social Cristiane Alves.

Ação para a comunidade

O segundo dia de campanha será voltado à prevenção e abrange mulheres que não estão em tratamento de câncer dentro da unidade, além das próprias pacientes do HFA. São previstas palestras de conscientização sobre o câncer de mama e a realização de exames. Um deles é a mamografia, uma das formas mais conhecidas de diagnóstico do câncer de mama em mulheres e recomendado para pessoas acima dos 50 anos, tanto mulheres quanto homens.

O ano de 2017 é o sétimo consecutivo com programação do ‘Outubro Rosa’ no HFA. A promotora de vendas Elisabeth Pereira da Costa, que fez a retirada das duas mamas no ano passado, na unidade, reforça os resultados positivos das campanhas: “Estamos falando de quando as mulheres mais precisam de apoio e as oficinas que fazemos no hospital, além de proporcionar a melhora da autoestima, são uma forma de recebermos carinho. No Andaraí, fui sempre muito bem tratada”. Moradora do município de Duque de Caxias (RJ), Elisabeth descobriu o câncer de mama em um exame de rotina, em 2015.

Fonte: Agência Saúde, com Redação

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

1 Comment
  • Avatar Maria do Socorro Fernandes de Araújo
    Maria do Socorro Fernandes de Araújo
    14 de outubro de 2019 at 09:10

    excelente trabalho de superação e auto estima para paciente e familiares que enfrentam esse tratamento

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *