osteoporose é uma doença que causa mais de 8,9 milhões de fraturas por ano, em todo o mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Quando o paciente sofre de osteoporose, a densidade óssea diminui e os ossos se tornam mais fracos. Esse é um problema que acomete principalmente mulheres que estão passando ou passaram pela menopausa.

“Quando há a ocorrência de osteoporose na coluna, é possível que haja fraturas frequentes nas vértebras, por exemplo. Isso causa muita dor e limitação nos movimentos do paciente”, explica Haroldo Chagas, presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro.

Os principais sintomas de fratura na coluna vertebral são dor súbita nas costas, agravamento quando em pé ou em movimento, dificuldade de flexionar ou torcer o tronco, diminuição da altura, além de sintomas dolorosos nos braços ou pernas e aumento da cifose (curvatura na porção torácica da coluna).

O tratamento inicial é a imobilização com um colete, no caso de fratura, para estabilização. Para evitar a osteoporose, é preciso tomar suplementos de cálcio e vitamina D. Dessa forma, os ossos ficam menos propensos a fraturas.

Em mais uma matéria da série Especial Osteoporose, trazemos alguns mitos e verdades sobre a doença.

8 mitos e verdades sobre a osteoporose

1) A doença atinge apenas pessoas da terceira idade?

Mito. A verdade é que apesar de a perda de massa óssea ter relação com o envelhecimento e a menopausa, isso não significa que seja uma doença apenas da terceira idade. Alguns medicamentos e doenças podem causar a doença desde a infância.

2) Osteoporose não tem cura?

Verdade. A osteoporose é uma doença ainda sem cura. No entanto, isso não significa que não seja possível conviver com a doença e ter qualidade de vida, mas para isso, é importante iniciar o tratamento o quanto antes, e assim, evitar maiores complicações.

3) Apenas mulheres desenvolvem a osteoporose?

Mito. As mulheres são predominantes, mas a doença também pode acometer os homens, sendo prevalente a partir dos 70 anos de idade.

4) A osteoporose é uma doença silenciosa?

Verdade. A doença raramente apresenta algum sintoma antes que aconteça alguma fratura no fêmur, coluna, punho ou braço. Por isso, quando o médico indicar, é importante realizar o exame de densitometria óssea.

5) Pessoas com osteoporose não podem praticar atividade física?

Mito. Muito pelo contrário, o exercício físico é um grande aliado ao tratamento da osteoporose. A atividade física é um fator que contribui para o aumento da massa óssea, reduzindo a possibilidade do desenvolvimento de fraturas.

6) A alimentação ajuda na prevenção?

Verdade. A alimentação faz toda a diferença quando o assunto é prevenção da osteoporose. Uma alimentação rica em cálcio e nutrientes ajuda na prevenção e controle da osteoporose.

7) Apenas leite e derivados são fontes suficientes de cálcio?

Mito. O cálcio também está presente em alimentos, como: nozes, sementes, vegetais de folhas escuras e alho, portanto, é importante consumir diferentes fontes de cálcio.

8) Fatores genéticos podem contribuir para a doença?

Verdade. Pacientes com histórico familiar de osteoporose têm mais chances de desenvolver a doença ao longo da vida.

Leia mais no Especial Osteoporose

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *