Um pensamento constante que deve passar na mente de diversas pessoas é o que leva alguém a ajudar um completo desconhecido do outro lado do país? O mundo inteiro está vivenciando uma situação triste, onde milhares de pessoas estão morrendo, perdendo seus empregos e pensando cada vez mais no próprio umbigo. Mas ainda existem seres humanos solidários, que se comovem com a história do outro e não medem esforços para poder ajudar o próximo.

No Brasil, especificamente, grande parte dos cidadãos está em casa e uma parcela nem trabalhando está, fora aquelas que já perderam seus empregos. Outros, pelo avançar da idade e por ser um grupo de alto risco, não podem sair, devem ficar isolados. Ninguém esperava por essa situação, não houve a oportunidade de se preparar e muitos foram pego de surpresas.

Mas, o país também apresenta o cenário daqueles que estão conseguindo se manter diante da crise e, em muitos casos, não medem esforços para ajudar o próximo que está desamparado. Ações de solidariedade e ajuda ao próximo precisam ser compartilhadas porque sempre tem alguém necessitando e quanto mais pessoas atingir, melhor para todos. Pensando nisso, está elencado, abaixo, uma lista de companhias brasileiras que estão fazendo boas ações e querem ajudar cada vez mais pessoas.

SmollaniTrade está com a iniciativa #RecrutandooBrasil que tem como objetivo conhecer o maior número de pessoas possíveis nesse período para que possa realocar candidatos de absoluta qualidade (o que não necessariamente significa experiência e formação acadêmica) em tempo recorde após o final dessa temporária interrupção de atividades.

Já a Argo Seguros , por exemplo, apoia há algum tempo a Casa Ondina Lobo, instituição sem fins lucrativos, que acolhe cerca de 70 idosos que não possuem recursos pessoais e estrutura familiar de sustentação que permita sua manutenção. Como se trata de um público extremamente afetado por esta pandemia, a seguradora está doando regularmente álcool em gel para a instituição, além de promover outras ações, como a recente entrega de ovos de Páscoa e arrecadação de sabão em pó.

Outro movimento é da rede de franquia, Chicken in House , que criou o projeto ‘Cheque In House’ para doar cestas básicas até o mês de junho em regiões em que novas franquias de frango frito forem abertas. Todas as unidades adquiridas até 30 de maio terão 20% de seus valores revertido a ONGs e pessoas com necessidades em razão do surto do novo coronavírus.

Gazin Semijoias está com a campanha “Alimentando Reencontros”, que tem como objetivo levar mais de seis mil refeições para famílias em situação de vulnerabilidade na região de Limeira, interior de São Paulo.

No ramo da educação, a plataforma de aulas online voltada para o ENEM e vestibulares, Stoodi , está disponibilizando o seu catálogo de ensino de forma gratuita para contribuir com alunos que não estão tendo aulas. Foram liberados mais de 5 mil videoaulas e 30 mil bancos de exercícios. Além disso, o aluno também pode estudar as últimas edições da prova do Enem, apostilas e blogs.

No segmento de beleza, a Vialaser , referência em depilação a laser no Brasil, decidiu reverter parte das vendas realizadas do dia 19 de março, quando começou a quarentena, até o final dela (sem previsão) para a compra de cestas básicas. Os alimentos serão enviados para instituições nas capitais do Paraná, Porto Alegre, Santa Catarina e São Paulo. Nos próximos dias, serão entregues 250 cestas para cada uma das seguintes instituições: Cruz Vermelha (SP), Defesa Civil (SC), Provopar Estadual (PR) e Rede de Banco de Alimentos (RS).

A Vialaser também está estimulando a doação entre seus colaboradores. Os interessados poderão doar a partir de uma cesta básica no valor de R﹩ 45,00, que será descontado diretamente na folha de pagamento de maio. Até o momento, os funcionários doaram 418 cestas. A iniciativa integra a campanha Doe Amor. Em Tubarão (SC), onde está a sede da Vialaser, os alimentos serão entregues para a Secretaria de Assistência Social do município.

Seguindo no mesmo segmento, a AVEC , conhecida como a maior empresa de tecnologia B2B para o mercado de Beleza, tem ativo o movimento Apoie um Salão, em parceria com grandes marcas do setor, como Wella e Ga.Ma Professional. O objetivo da campanha é apoiar Profissionais e Gestores que atuam no mercado de beleza e estão entre os mais afetados, uma vez que seus estabelecimentos foram fechados e também não está permitido realizar atendimentos em domicílio.

A rede de clínicas de saúde, Atende Mais , lançou o projeto “Você Não Está Sozinho”, que oferece conversas com psicólogos voluntários para todas as pessoas que estão enfrentando alguma dificuldade emocional durante a quarentena.

Empresários de Criciúma doam 1.000 cestas básicas

A Librelato, fabricante de implementos de Santa Catarina, juntou-se à campanha “Juntos de Coração” e doou 1.000 cestas básicas para a comunidade de Criciúma (SC) e região.  Os esforços imediatos da campanha estão sendo direcionados para levar alimentos às famílias mais vulneráveis, confecção e estímulo do uso de máscaras faciais, adquirir equipamentos de proteção individual (EPIs) aos profissionais de saúde, kits de análise para identificação do novo coronavírus e para ações de apoio às micro e pequenas empresas de Criciúma e região.

O movimento é liderado pela Associação Empresarial de Criciúma, com participação de CDL, Cruz Vermelha Criciúma, FIESC, Forcri, Lions, Rotary, Sebrae, Sicredi e Somarsul, para buscar doações em prol de minimizar os impactos sociais provocados pela pandemia da Covid-19. Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com doações em dinheiro, em uma conta bancária aberta exclusivamente para esse fim. Mais informações pelo site da campanha www.juntosdecoracao.com.br.

Marca de roupas doa kits de higiene para projeto social

A grife Thaís Rodrigues doou 100 cestas básicas de higiene para o Instituto Melo Cordeiro, que atende crianças e adolescentes em situação de risco social  em Ferraz de Vasconcelos, município vizinho a São Paulo. As cestas básicas de higiene contam com detergente líquido, sabão em pó e em barra, sabonete, lã de aço, creme dental e papel higiênico.

A marca também entrou na campanha Máscaras pela Vida – Guarulhos que está confeccionando modelos para a distribuição gratuita e fará a doação de tecido da marca de roupas Thaís Rodrigues para ajudar ainda mais pessoas. Com a doação, espera-se que 1000 máscaras sejam confeccionadas.

São Paulo

Cestas básicas a preços reduzidos

A atriz e influenciadora Gabi Lopes se juntou à rede colaborativa + Brasil (com 105 lojas de pequenos varejistas da periferia) para cestas básicas, a preços reduzidos, para famílias da Região Metropolitana de São Paulo que estão sendo prejudicadas pela Covid-19. A entrega é feita por ONGs homologadas e que já possuí o cadastro destas famílias. A campanha +Brasil Solidário e outros influenciadores, como Leo Picon, Nah Cardosos e Tata Estanieck

A transparência do projeto é chancelada pela parceria com a Comida Invisível, uma start-up social certificada pela FAO/ONU com o selo Save Food, que fará a ponte entre o Centro de Distribuição da +Brasil e as diferentes ONGs atendidas pelo projeto. A iniciativa + Brasil Solidário conta ainda com a parceria do coletivo Asas.br.com junto com a Pipoca Digital, Agência RPCOM e um time de Influenciadores Digitais liderados por Gabi Lopes, , entre outros, que estão cuidando da comunicação e divulgação.

A ação social não visa lucro para os envolvidos e mantém pontos de controle em todo o processo na compra das cestas básicas. O grupo de mulheres Ellevate Network também está apoiando a divulgação do projeto que, em apenas cinco dias no ar, já arrecadou mais de 600 cestas, possibilitando ajudar muitas famílias na cidade de São Paulo. Acesse www.maisbrasilsolidario.com.br e faça a sua parte!

Com assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *