Bumbum perfeito é algo desejado por boa parte das mulheres. Mas não faltam exemplos, no Brasil e fora do país, de procedimentos mal sucedidos nesta região do corpo, que podem até mesmo levar à morte, como ocorreu recentemente em Goiânia. A influencer Aline Ferreira, moradora do Distrito Federal, que se submeteu a um procedimento com uso de PMMA, feito por uma falsa biomédica, dona da clínica Ame-se, que está presa.
Também em Goiânia, repercutiu no início de 2023 o caso da técnica de enfermagem Joana Darque da Silva Montel, de 30 anos, que teve parte do bumbum necrosado e várias cicatrizes no corpo após fazer procedimentos com uma médica.

A maioria das mulheres deseja um bumbum maior e mais empinado. Na busca pelo resultado perfeito, muitas vezes acaba optando por procedimentos que terão sequelas permanentes e o que era sonho passa a ser pesadelo”, afirma  Josué Montedonio, especialista em cirurgia plástica no litoral de São Paulo.

Ele alerta para casos onde alguns “profissionais” oferecem opções de preenchimento com silicone líquido, metacril (PMMA) ou outros materiais não absorvíveis pelo organismo, que provoca “resultados desastrosos”.

A promessa de resultados milagrosos, rápidos, baratos deve ser sempre olhado de forma cautelosa.  preenchimento com silicone liquido, metacril (PMMA) ou outros materiais não absorvíveis pelo organismo, a famosa bioplastia, que provoca, em grande parte dos casos, resultados desastrosos”.

Segundo ele, isso acontece porque o organismo não consegue absorver o PMMA. “Ele entra como um gel e logo depois endurece. Ocorre uma reação inflamatória, e em muitos casos há necrose dos tecidos. O produto pode ainda migrar para outras áreas do corpo e provocar graves deformações”.

De fato, o uso de PMMA nos glúteos há muito tempo é condenado por cirurgiões plásticos e dermatologistas, os profissionais mais indicados para esse tipo de procedimento. Nos últimos tempos, entretanto, muitos procedimentos surgiram para proporcionar aos pacientes o bumbum desejado.

Preenchimento de gordura ou prótese?

A gluteoplastia ganha destaque como uma opção para quem deseja realçar o bumbum. Com técnicas que incluem enxerto de gordura, inclusão de prótese e elevação do glúteo, o procedimento oferece uma maneira eficaz de valorizar o corpo.

Uma das mais procuradas é a técnica Brazilian Butt Lift, expressão muito utilizada pelos norte-americanos, tendo como referencial o bumbum das brasileiras. De acordo com Josué Montedonio, para realizar o procedimento para ou aumento dos glúteos existem duas alternativas de preenchimento: gordura ou prótese.

O Brazilian Butt Lift está em moda no mundo todo. Para aumento com gordura, dependemos de uma área doadora suficiente para um preenchimento adequado. Associado com a lipoaspiracao, além do aumento, consegue-se um contorno harmônico e gracioso da região”, explica.

Quando a paciente não dispõe dessa gordura suficiente para o preenchimento, é possível optar pela próteses de silicone. As próteses são colocadas através de um pequeno corte no sulco intergluteo (dobrinha que separa os dois lados) e posicionadas dentro da musculatura para ficarem protegidas.

Cirurgia alerta para risco de embolia gordurosa em lipoenxertia

Para André Ahmed, especialista em gluteoplastia e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), a lipoenxertia na região glútea, ou enxerto de gordura para aumento dos glúteos, é uma alternativa.
Para isso, será necessário também que a paciente tenha indicação para o procedimento e queira passar por uma lipoaspiração. Neste caso, a paciente precisa ter gordura disponível para coleta. Mesmo assim não se pode prometer uma integração completa da gordura enxertada.
No entanto, a recomendação hoje é que a lipoenxertia seja feita em planos mais superficiais no glúteo, para evitar a embolia gordurosa, uma complicação grave e potencialmente fatal. Mesmo assim, ele considera que o enxerto de gordura pode satisfazer algumas mulheres que não têm expectativa muito grande de aumento dos glúteos, mas estão mais em busca de uma  lipoescultura e redistribuição do volume.
De fato pode ser interessante, quando entra no contexto de uma lipoaspiração. Nesse caso, coleta-se gordura de outras áreas para se enxertar nos glúteos. Tudo isso limita a técnica, também por se esbarrar em quesitos importantes de segurança. Fora o fato de que boa parte da gordura é absorvida. Ou seja, boa parte da gordura enxertada não fica”, esclarece.

Leia mais

Influencer morre após aplicar PMMA para aumentar o bumbum
PMMA: famosas revelam luta para disfarçar sequelas
Influencer que perdeu lábio após PMMA luta por reconstrução
Sonho ou pesadelo? Influencer denuncia uso de PMMA no nariz
Aposentada teve o rosto deformado após PMMA aplicado por dentista

Médico defende gluteoplastia com prótese de silicone

De acordo com André Ahmed, o resultado de uma lipoenxertia nos glúteos não é tão previsível, além do fato de que gordura não tem o mesmo potencial de projeção da prótese de silicone, técnica que ele defende como a mais indicada para aumentar o bumbum.

Eu acredito que a massificação desse procedimento (lipoenxertia) ocorra muito em função da falta de familiaridade geral com o recurso que considero padrão outro: a gluteoplastia com prótese de silicone”, explica Dr. André Ahmed.
Para o médico, este é o método mais seguro e eficaz para aumento dos glúteos. “Desde que a técnica seja seguida corretamente, a gluteoplastia com prótese leva a resultados mais previsíveis e com índice de satisfação mais alto entre as pacientes que têm o objetivo claro de aumento dos glúteos”, detalha o cirurgião.
Precisamos explicar ao público de cirurgia plástica que a utilização isolada da gordura para aumento dos glúteos, embora seja um bom método, apresenta os seus problemas, como a absorção de boa parte da gordura enxertada (portanto grande parte do volume se perde) e o risco mais temido, que é a embolia gordurosa.

Quando ninguém percebe que é uma prótese

Um bom resultado de gluteoplastia é aquele em que ninguém percebe que se trata de uma prótese conferindo volume aos glúteos. Um cirurgião experiente terá muitos casos para mostrar e relatos de pacientes felizes”, ressalta.
O especialista em gluteoplastia fala com entusiasmo dessa cirurgia, por ter a convicção dos benefícios gerados por uma técnica apurada de introdução da prótese em plano intramuscular, em detrimento de outras modalidades menos eficazes e mais arriscadas. “Quando inserida no plano correto (intramuscular), por mãos treinadas, a técnica proporciona resultados fantásticos e naturais, com mínima chance de complicação”, destaca.
Para o especialista, a orientação personalizada feita por médico experiente é fundamental para o sucesso dos procedimentos. “É muito importante a escolha de um cirurgião habilitado e especialista em gluteoplastia com prótese. Só assim, posso dizer que as chances de sucesso serão altíssimas”, destaca.
Nós, cirurgiões plásticos, temos que batalhar por divulgar essa cirurgia e sua técnica correta e, assim, evitarmos que mulheres caiam no erro de submeter a roubadas como a bioplastia (uso de PMMA)”, alerta Dr. Ahmed.

Tempo de duração e pós-operatório

O médico explica que “uma gluteoplastia com prótese dura em torno de duas horas e meia. O pós-operatório não é nenhum bicho de sete cabeças. Quando o cirurgião domina a técnica, o pós-operatório ocorre com pouquíssimo incômodo. Ele orienta as pacientes a evitar o peso direto sobre o glúteo por cerca de 10 a 15 dias.
Deitar de barriga para cima não vai interferir negativamente no resultado. Porém, prefiro respeitar o próprio tempo da paciente, que irá se sentir mais segura para apoiar o peso sobre os glúteos após 2 semanas. Deitar de lado e sentar com o peso sobre as coxas são posições que não incomodam e podem ser assumidas precocemente no pós-operatório”, conclui Dr. Ahmed.

Cuidado ao escolher o profissional

Qualquer que seja a técnica desejada, é necessário muita cautela ao escolher o profissional, como alerta Josué Montedonio.

Ao escolher seu cirurgião plástico, pesquise sua certificação e credenciais. Na dúvida de qual melhor opção no seu caso, procure um médico credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”, finaliza.

 

5 dicas para dar um ‘up’ no bumbum

O médico André Ahmed apresenta cinco dicas para quem deseja dar um “UP” no bumbum:
1- “Não caia em roubadas. Informe-se muito bem antes de submeter a qualquer procedimento. Procure saber quem é o profissional e qual é a sua formação. Não se deixe levar por uma empolgação momentânea ou por uma abordagem comercial por parte de quem está tentando te vender um procedimento. Cuidado com preços tentadores. Isso pode ser um caminho sem volta e o arrependimento é certo.
2- Exercício físico e boa alimentação. Muita gente acha que cirurgia plástica vai de encontro ao mundo fitness. Isso não é verdade. Uma coisa complementa a outra. Faça exercícios para hipertrofia dos glúteos e aeróbico. Isso pode te ajudar inclusive na recuperação de uma cirurgia.
3- Se mesmo após se exercitar e tentar o máximo de volume dos glúteos com exercícios de hipertrofia, você continua desejando um volume maior, a prótese de glúteo pode ser um ótimo recurso, com resultados muito naturais.
4- Nunca se compare com outras pacientes. Entenda que cada resultado é único, porque cada formato de corpo também é muito individual. Além disso, o volume de prótese que serve em você pode não servir em outra paciente.
5- A última dica e mais importante: a gluteoplastia com prótese é um nicho específico da cirurgia plástica. Se você decidir pela cirurgia, procure um cirurgião plástico que, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, também seja especialista no assunto.

Leia também

Com Assessoria
Shares:

Related Posts

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *