A maioria das mulheres deseja um bumbum maior e mais empinado. Na busca pelo resultado perfeito, muitas vezes acaba optando por procedimentos que terão sequelas permanentes e o que era sonho passa a ser pesadelo”, afirma Josué Montedonio, especialista em cirurgia plástica no litoral de São Paulo.
Ele alerta para casos onde alguns “profissionais” oferecem opções de preenchimento com silicone líquido, metacril (PMMA) ou outros materiais não absorvíveis pelo organismo, que provoca “resultados desastrosos”.
A promessa de resultados milagrosos, rápidos, baratos deve ser sempre olhado de forma cautelosa. preenchimento com silicone liquido, metacril (PMMA) ou outros materiais não absorvíveis pelo organismo, a famosa bioplastia, que provoca, em grande parte dos casos, resultados desastrosos”.
Segundo ele, isso acontece porque o organismo não consegue absorver o PMMA. “Ele entra como um gel e logo depois endurece. Ocorre uma reação inflamatória, e em muitos casos há necrose dos tecidos. O produto pode ainda migrar para outras áreas do corpo e provocar graves deformações”.
Preenchimento de gordura ou prótese?
A gluteoplastia ganha destaque como uma opção para quem deseja realçar o bumbum. Com técnicas que incluem enxerto de gordura, inclusão de prótese e elevação do glúteo, o procedimento oferece uma maneira eficaz de valorizar o corpo.
Uma das mais procuradas é a técnica Brazilian Butt Lift, expressão muito utilizada pelos norte-americanos, tendo como referencial o bumbum das brasileiras. De acordo com Josué Montedonio, para realizar o procedimento para ou aumento dos glúteos existem duas alternativas de preenchimento: gordura ou prótese.
O Brazilian Butt Lift está em moda no mundo todo. Para aumento com gordura, dependemos de uma área doadora suficiente para um preenchimento adequado. Associado com a lipoaspiracao, além do aumento, consegue-se um contorno harmônico e gracioso da região”, explica.
Quando a paciente não dispõe dessa gordura suficiente para o preenchimento, é possível optar pela próteses de silicone. As próteses são colocadas através de um pequeno corte no sulco intergluteo (dobrinha que separa os dois lados) e posicionadas dentro da musculatura para ficarem protegidas.
Cirurgia alerta para risco de embolia gordurosa em lipoenxertia
De fato pode ser interessante, quando entra no contexto de uma lipoaspiração. Nesse caso, coleta-se gordura de outras áreas para se enxertar nos glúteos. Tudo isso limita a técnica, também por se esbarrar em quesitos importantes de segurança. Fora o fato de que boa parte da gordura é absorvida. Ou seja, boa parte da gordura enxertada não fica”, esclarece.
Leia mais
Influencer morre após aplicar PMMA para aumentar o bumbum
PMMA: famosas revelam luta para disfarçar sequelas
Influencer que perdeu lábio após PMMA luta por reconstrução
Sonho ou pesadelo? Influencer denuncia uso de PMMA no nariz
Aposentada teve o rosto deformado após PMMA aplicado por dentista
Médico defende gluteoplastia com prótese de silicone
De acordo com André Ahmed, o resultado de uma lipoenxertia nos glúteos não é tão previsível, além do fato de que gordura não tem o mesmo potencial de projeção da prótese de silicone, técnica que ele defende como a mais indicada para aumentar o bumbum.
Eu acredito que a massificação desse procedimento (lipoenxertia) ocorra muito em função da falta de familiaridade geral com o recurso que considero padrão outro: a gluteoplastia com prótese de silicone”, explica Dr. André Ahmed.
Precisamos explicar ao público de cirurgia plástica que a utilização isolada da gordura para aumento dos glúteos, embora seja um bom método, apresenta os seus problemas, como a absorção de boa parte da gordura enxertada (portanto grande parte do volume se perde) e o risco mais temido, que é a embolia gordurosa.
Quando ninguém percebe que é uma prótese
Um bom resultado de gluteoplastia é aquele em que ninguém percebe que se trata de uma prótese conferindo volume aos glúteos. Um cirurgião experiente terá muitos casos para mostrar e relatos de pacientes felizes”, ressalta.
Nós, cirurgiões plásticos, temos que batalhar por divulgar essa cirurgia e sua técnica correta e, assim, evitarmos que mulheres caiam no erro de submeter a roubadas como a bioplastia (uso de PMMA)”, alerta Dr. Ahmed.
Leia ainda
Miss Bumbum: candidatas levantam bandeira contra PMMA
Miss Bumbum sobre PMMA: ‘nunca fiz procedimento nele’
Perigo! Esqueça uso do PMMA para plástica no bumbum
Rejuvenescimento do bumbum dura no máximo 1 ano e meio
Lipoenxertia ou prótese? 5 dicas seguras para dar um up no bumbum
Tempo de duração e pós-operatório
Deitar de barriga para cima não vai interferir negativamente no resultado. Porém, prefiro respeitar o próprio tempo da paciente, que irá se sentir mais segura para apoiar o peso sobre os glúteos após 2 semanas. Deitar de lado e sentar com o peso sobre as coxas são posições que não incomodam e podem ser assumidas precocemente no pós-operatório”, conclui Dr. Ahmed.
Cuidado ao escolher o profissional
Qualquer que seja a técnica desejada, é necessário muita cautela ao escolher o profissional, como alerta Josué Montedonio.
Ao escolher seu cirurgião plástico, pesquise sua certificação e credenciais. Na dúvida de qual melhor opção no seu caso, procure um médico credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”, finaliza.