Ansiedade, desânimo e alteração no humor podem ser sintomas apresentados pelo corpo indicando que está na hora de dar atenção à saúde mental. Criado em 2014, o Janeiro Branco é dedicado aos cuidados com a saúde mental e emocional, reforçando a importância da conscientização sobre o tema.

A saúde mental de uma pessoa está relacionada com a forma como ela reage às exigências da vida e como lida com os seus desejos, capacidades, ambições e emoções. Estima-se que em cada 100 pessoas, ao menos 30 sofrem ou sofrerão, em algum momento da vida, de problemas relacionados à saúde mental.

O Movimento Janeiro Branco se dedica à construção de uma cultura da saúde mental na humanidade. Por ser o primeiro mês do ano, janeiro inspira as pessoas a fazerem reflexões sobre a vida, as relações e os objetivos que desejam alcançar. Mas, por onde começar? Como manter o equilíbrio, trabalhar a resiliência e buscar uma vida mais criativa e divertida?

O psicólogo Lucas Freire, especialista em felicidade no trabalho com quase duas décadas de experiência, auxilia muitas pessoas a se sentirem realizadas e prontas para enfrentar a jornada. Afinal, viiver não deveria ser sinônimo de sofrimento.

Este é o ponto de partida para Playfulnesslançamento literário do especialista em psicologia positivaA obra resgata os benefícios das brincadeiras de criança que caem em desuso na vida adulta, quando tudo é sério demais.

Neste sentido, brincar não significa não levar a vida e o trabalho a sério, mas sim estimular a criatividade, as relações interpessoais, o sentimento de pertencimento, a satisfação com as atividades executadas no dia a dia e muito mais.

Burnout, estresse, depressão e ansiedade infelizmente são diagnósticos cada vez mais comuns. Como é possível então encarar a rotina como algo que gera felicidade e traz recompensas emocionais? Ancorada em quatro bases, a metodologia criada pelo psicólogo auxilia o leitor na busca por uma vida mais leve e criativa mesmo em um cenário de pressão e exigências.

Ao contrário do que muita gente pensa, a criatividade
é uma característica intrínseca a todo e qualquer ser humano […].
Ela é fruto do emprego da paixão, da curiosidade e da determinação,
em quantidades absurdas, para resolver problemas e fazer a diferença.
(Playfulness, pg. 53)

Com exemplos práticos e histórias reais, o psicólogo ensina maneiras de usar a ludicidade na vida. O livro Playfulness reúne ferramentas para responder, com leveza e originalidade, as incertezas, as contradições e as ambiguidades da hipermodernidade.

Com a “Teoria do flow”, por exemplo, é possível entender não apenas como realizar aquilo que desejam, mas também o que fazer para se sentir realizado. Freire apresenta ainda o conceito de “Tensão criativa” e revela que as ideias inovadoras costumam surgir em situações de adversidades.

Sinopse

Playfulness é muito mais do que uma brincadeira. É criar, atuar, tocar, encenar, jogar, agir e muitas outras coisas. Inspirada nos diversos significados da palavra play, a metodologia criada pelo psicólogo Lucas Franco Freire é uma resposta às incertezas, contradições e ambiguidades da hipermodernidade, que desencadearam uma onda de adoecimento psicológico dentro e fora do mundo corporativo. O autor convida o leitor a refletir, construir e transformar sua rotina, sua carreira, sua vida, sua comunidade e até o mundo com leveza e criatividade.

Sobre o autor

Lucas Franco Freire é psicólogo, treinador e palestrante especializado em desenvolvimento de lideranças e soft skills com educação experiencial. Professor de Gestão com Pessoas da Especialização em Empreendedorismo da UFBA. Orientador profissional, especialista em Psicologia Positiva, facilitador certificado na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® pela Associação de Master Trainers (DK), Sócio fundador da People2People RH, da Smartplay BR – Criador do método Playfulness. Já impactou mais de 100 mil pessoas em mais de 2 mil eventos pelo Brasil.

Ficha técnica

Livro: Playfulness! Trilhas para uma vida resiliente e criativa
Autor: Lucas Freire
Páginas: 224
Preço: R$ 89,00
Link de venda: Amazon

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *