BOAS AÇÕESPáscoa Saudável

Hospitais levam espírito da Páscoa a pacientes mirins

A Páscoa é sinônimo de alegria e comemoração também entre as crianças e familiares de pacientes internados em hospitais. Seja em forma de um ensaio fotográfico com bebês recém-nascidos, que são vestidos de coelhinho, seja em forma de chocolates distribuídos por coelhinhos nos leitos dos hospitais ou nos ambulatórios para atendimento de crianças em tratamento oncológico.

Em Santarém, no oeste do Pará, cerca de 50 pacientes mirins em tratamento ambulatorial para câncer infantil e outras doenças crônicas se deliciaram com os ovos de Páscoa distribuídos na festa realizada no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA).  “Gosto muito de chocolate! Fiquei feliz!”, comemorou Ágatha Nicole Gasparin, de 6 anos, paciente do HRBA desde 2019.

Mãe da menina, Silvana Gasparin falou da alegria em participar da festa. “A gente já passou por muita coisa aqui no hospital e hoje trazê-la para comemorar, para a festa da Páscoa, a gente só consegue agradecer. É muito importante um momento como esse, as crianças se alegram e ficam naquela expectativa. Elas ficam felizes de ter pessoas fazendo isso por ela”, afirmou a mãe da Ágatha, Silvana Gasparin.

A celebração foi possível graças a uma parceria com o projeto voluntário Amigos dos Anjos de Deus, que dá apoio aos pequenos em tratamento oncológico e de doenças crônicas e às famílias desses pacientes. Os pacientes internados na pediatria do hospital também receberam o mimo na última quarta-feira (27).

O evento contou com muita música, oração e fé e, claro, muito chocolate! Uma voluntária se vestiu de “Coelha da Páscoa” para animar a festa e fazer a entrega dos presentes para as crianças. A ação contou com a participação do Ministério Jovem Levitas da Igreja Adventista do Sétimo Dia e o artista Narciso Frazão.

Doações de kits de higiene para os pacientes

Além dos chocolates, as famílias receberam kits de higiene. Tudo foi doado por instituições, empresas e pessoas voluntárias. Uma delas foi a Polícia Civil do Pará, que pelo segundo ano consecutivo participou da ação de Páscoa no HRBA.

Outro grupo de empresários voluntários também se uniu para comprar doces e fazer a entrega para os pacientes internados na Clínica Pediátrica, UTI Pediátrica e também para as crianças que fazem tratamento no setor de oncologia do HRBA. Eles visitaram os pacientes e familiares e ajudaram a tornar a Páscoa dos pequenos mais especial.

“A gente não poderia deixar essa data passar em branco. Trouxemos o símbolo do coelho, os chocolates, além de mensagens que remetem ao renascimento. E uma ação de humanização como essa muda o ambiente hospitalar. Nosso objetivo é trazer sorrisos para as crianças e as famílias”, concluiu o supervisor de humanização do HRBA, Douglas Caldeira.

O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

 

Em hospital de Goiás, recém-nascidos são vestidos de coelhinhos

Em Goiás, o Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade estadual administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), transformou o espírito da Páscoa em uma experiência emocionante. Seis recém-nascidos foram fotografados com roupinhas de coelhinhos da Páscoa para um ensaio fotográfico que deixou familiares e profissionais de saúde encantados com tanta fofura.

Cristielly da Silva, uma das mães participantes da ação, expressa sua gratidão por ter acompanhado um momento tão encantador, tanto para ela quanto para o pai da pequena Ana Luiza. Ela destaca que iniciativas como essa, registradas na memória e em fotografias, proporcionam momentos de alegria e são de grande ajuda para todos.

“Fiquei encantada com o projeto de fotografar os bebês na Páscoa. A Ana Luiza, com poucas horas de vida, já estava sendo fotografada, eternizando esse momento. Eu fico muito grata por ter participado dessa experiência tão encantadora, tanto para mim quanto para o pai dela, que também esteve presente. Ficamos olhando enquanto tiravam as fotos. Esse momento trouxe muita alegria e ficará para sempre na memória e nas fotos”, conclui Cristielly.

Sob liderança da equipe de enfermagem do Centro Obstétrico (CO) do HEF, a iniciativa não apenas celebrou a chegada da Páscoa, mas também ressaltou o vínculo único entre os bebês e seus familiares, além de ser uma forma de humanizar o atendimento.

“A atividade ajuda a minimizar o impacto da internação, reforça o acolhimento e cria momentos únicos e significativos em um momento delicado para os pais e acompanhantes de bebês”, explica Ana Paula, enfermeira do Centro Obstétrico do HEF.

Hospital de Campinas doa chocolates a projeto social

Crianças internadas nas alas pediátricas do Vera Cruz Hospital e do Vera Cruz Casa de Saúde, em Campinas (SP), também receberam a visita do coelhinho da Páscoa. A ação levou um pouco de alegria aos pequenos pacientes, que, por alguns minutos puderam esquecer os momentos de internação.

Além disso, o hospital doou ovos de chocolate para 40 crianças assistidas pela Associação Centro de Apoio Vida Nova (ACAVN), no Jardim Santa Eudóxia. O coelho, que brincou com as crianças, tirou fotos e despertou muitos sorrisos. Com 11 anos de atuação, a ACAVN é mantida com a ajuda de voluntários e doações. Acolhe crianças e adolescentes carentes, até 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, sendo um complemento ao ensino integral no período extra escolar.

“É uma alegria poder levar um pouco do espírito da Páscoa, que é um momento de renovação, para essas crianças, por meio de um gesto solidário. É uma forma de levar a humanização presente em nossa instituição para além das paredes do Vera Cruz, beneficiando a comunidade onde estamos há mais de 80 anos”, celebra o diretor técnico médico do Vera Cruz Hospital, Gabriel Redondano.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *