Durante o período de isolamento social contra a Covid-19, poetas, músicos e contadores de histórias, de forma voluntária, entram em contato por telefone e levam histórias exclusivas para quem precisa neste momento. Em apenas dez dias, o projeto “Histórias por Telefone”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, já recebeu 1.485 inscrições – sendo 1.213 de pessoas interessadas em ouvir as histórias e 272 de voluntários para contá-las.

O projeto leva histórias para pessoas que podem estar sozinhas, precisando de companhia nesse período difícil. Fomentar cultura nesse momento é muito importante, mostra solidariedade e compaixão, elementos fundamentais na sociedade”, afirma a secretária de Cultura, Danielle Barros.

A aposentada Rosângela Ferreira disse que se sentiu renovada após receber uma dessas ligações. “Ouvi uma poesia linda por telefone. A minha animação foi renovada. Foi muito importante para mim. Assim como eu, tem muita gente precisando de um momento desse”, disse Rosângela.

A ideia do projeto surgiu após o superintendente de Leitura e Conhecimento da Secec, Pedro Gerolimich, receber uma mensagem de uma colaboradora da Biblioteca Parque Estadual da Rocinha, que estava se sentindo triste e sozinha.

“Eu liguei, confortei ela nessa ligação que durou cerca de 30 minutos. E quando a gente terminou o telefonema, ela já estava num astral muito melhor. Esses 30 minutos duraram dias na minha cabeça. Fiquei pensando nos meus pais, nos meus tios, em todos os idosos que, às vezes, não têm com quem conversar. Foi aí que surgiu o projeto Histórias por Telefone”, contou Pedro.

Para receber a ligação, o interessado deve fazer a inscrição no link do projeto e informar alguns dados pessoais. O mesmo vale para quem quer ser voluntário. O grupo conta também com integrantes da equipe da secretaria, especialistas em literatura. O projeto é principalmente voltado para os idosos, considerados grupo de risco.

Quem quiser se inscrever para ouvir histórias ou indicar amigos e familiares que precisam de ajuda basta acessar aqui: https://bit.ly/formulario-historias. Para ser um contador de histórias, basta clicar aqui: https://bit.ly/sejaumcontadordehistorias.

Vai Ficar Tudo Bem: série reúne mais de 30 autores

Para combater o momento de estranheza e como acalanto para o período de isolamento social, a Storytel, uma das maiores plataformas de audiolivros do mundo, juntou grandes autores em uma série original, organizada em episódios inéditos, toda semana, a partir desta sexta-feira 3 de Abril.. “Vai Ficar Tudo Bem” conta histórias positivas que trazem esperança, conforto e desejo de dias melhores.

A série em áudio conta com mais de 30 autores como Francisco Azevedo, Chico Felitti, Martha Batalha, Edney Silvestre, Cristina Judar, e outros nomes importantes da literatura contemporânea. Cada episódio semanal trará 5 contos de ficção de diferentes autores. A ideia do projeto, além de disponibilizar bons conteúdos é de fomentar o mercado e manter a produção dos autores, em um momento onde a indústria cultural e editorial vive tantas incertezas.

O primeiro episódio, com lançamento em 3 de abril, traz Francisco Azevedo com o conto “Conta Comigo” , Chico Felitti com “Ô, Ô, Ô”, Luize Valente com “Não importa onde a gente esteja” , Vinícius Grossos com “O menino do outro lado da porta” e Chris Melo com “É sempre mais escuro antes do fim”.

“Vai Ficar Tudo Bem” será disponibilizada também em outras plataformas de áudio como Spotify, Google e Apple Podcasts como uma forma de oferecer conteúdo de qualidade para o maior número possível de pessoas. Mais informações: http://www.storytel.com/br/pt/ e @storytelbrasil

#SemSaudades: loja virtual distribui flores em São Paulo

A recomendação é ficar em casa e em isolamento, mas isso não significa que precisa parar de demonstrar carinho. Pensando nisso, a Giuliana Flores, maior e-commerce de flores e presentes do Brasil, lança a campanha #SemSaudades para distribuir flores de forma gratuita na região da Grande São Paulo.

A campanha tem parceria com o Veilling Holambra e a Swart, começou no sábado, 4 de abril, e deve permanecer no ar enquanto durarem os estoques. O objetivo é aproximar as pessoas, isoladas durante a pandemia do coronavírus, e permitir que elas possam demonstrar um gesto de amor para familiares, amigos e pessoas queridas.

Para participar, o interessado deve entrar no hotsite da campanha e solicitar o resgate por meio do botão “EU QUERO”, que irá redirecionar à página do produto. O limite é de duas flores por participante e a entrega vai ser efetuada em até cinco dias úteis apenas para CEPs localizados na Grande São Paulo. A pessoa vai pagar apenas o valor simbólico de R$ 4,99 no frete dependendo da região escolhida.

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *