Black Friday: como ser um viajante consciente e sustentável

Turismo sustentável vai além da escolha do destino. Confira dicas para ter responsabilidade social, ambiental e cultural durante sua viagem

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Na Black Friday, muitos brasileiros dispensam a compra de produtos e preferem uma experiência. O número de consumidores que optam por compra de passagens aéreas e terrestres, hospedagens e roteiros de viagem durante a temporada de descontos vem crescendo ano a ano. Mas dá para conciliar consumo com turismo e sustentabilidade? Segundo especialistas, realizar o turismo sustentável vai muito além da escolha do destino.

Muito mais do que apenas “jogar o lixo no lixo”, realizar uma expedição de turismo sustentável envolve uma série de ações e responsabilidades que vão desde o planejamento da experiência até o pós-viagem. Nesta época de Black Friday e com preços tentadores, o consumo consciente é de extrema importância na hora de fechar pacotes de turismo ou de realizar compras.

Uma das preocupações que surgem com o aumento no número de interessados é impactar positivamente, ou, no mínimo, não trazer impactos negativos para a área visitada e seus moradores. Dentre as boas práticas, é fundamental certificar-se de que as comunidades locais estão se beneficiando da atividade turística, bem como evitar o turismo de massa, que gera uma série de efeitos negativos, como a especulação imobiliária, a degradação do meio ambiente e a inflação do custo de vida.

Por fim, a opção por modelos de negócio insustentáveis, que buscam o menor preço a qualquer custo, ainda gera riscos ao viajante, que pode acabar transformando o que seria uma viagem dos sonhos em um pesadelo, como recentemente aconteceu com clientes de agências de turismo on-line.

Interesse por conhecer a Amazônia cresceu 1000%

Nos últimos anos, o mundo registrou uma nova vontade, a de viajar e explorar áreas com um maior índice de natureza, seja com o turismo de aventura, turismo de base comunitária, voluntariado ou ecoturismo. Um dos dados que comprovam isso é o número de turistas que buscam a floresta Amazônica como destino: ele aumentou em 1.000% de 2021 para 2022, de acordo com dados do Governo do Estado.

“O Brasil, com a maior biodiversidade do planeta e uma cultura muito rica, tem tudo pra ser o maior destino de Turismo Sustentável do mundo. Para isso, precisamos também garantir que os brasileiros sejam os viajantes mais conscientes. São ações muitas vezes simples, mas que fazem toda a diferença para que a experiência seja incrível, não só para quem viaja, mas também para quem recebe e para o planeta”, destaca Daniel Cabrera, cofundador e diretor executivo da Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil.

Outro número de destaque foi apresentado no Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo, que afirma que o ecoturismo foi o motivo da viagem de 25% das pessoas em 2021, número que cresceu, principalmente, em relação ao ano anterior (20%).

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Por que optar pelo turismo sustentável?

Além de todos os benefícios que estar em contato com a natureza pode trazer, principalmente no alívio da ansiedade, o turismo sustentável está em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que destaca a promoção do turismo sustentável, a criação de empregos decentes (ODS 8.9) e incentiva práticas que respeitem e promovam a cultura local e os produtos locais (ODS 12.b).

Para estar de acordo com as diretrizes propostas pelos ODS e ser um viajante sustentável, não basta apenas visitar locais preservados, mas sim, agir de forma respeitosa e sustentável. Algumas pequenas regras fazem toda a diferença na hora de ser um viajante realmente sustentável. Lembre-se: todo turismo pode e deve adotar práticas de sustentabilidade, mesmo quando não acontece em meio à natureza ou junto às comunidades tradicionais. Leve os bons costumes para todos os seus destinos.

Ficou interessado em fazer uma viagem para biomas como a Amazônia,  Cerrado, Caatinga, Pantanal, Pampas ou Mata Atlântica, conectando-se com a natureza e imergindo nas culturas locais? Então confira as dicas para que a experiência seja prazerosa e positiva, tanto para você, quanto para a área visitada e para a população local.

10 dicas para se tornar um viajante sustentável

1 – Opte por cosméticos e produtos de higiene biodegradáveis e reutilizáveisbusque utilizar maquiagens e produtos veganos e cruelty free, além de pesquisar empresas que tenham preocupações ambientais e sejam engajadas na causa socioambiental. Para além da expedição, utilize cosméticos sustentáveis durante todo o ano, e incentive seus familiares e amigos.

2 – Confira regras de visitação: áreas protegidas, como parques, florestas, reservas ou terras indígenas, possuem regras próprias, como: não faça fogueiras em locais proibidos; não consuma bebidas alcoólicas onde não for permitido; mantenha o volume baixo para não perturbar a fauna ou não marque ou escreva nada nas árvores, pedras, placas ou qualquer bem natural ou do parque.

3 – Leve uma sacola de pano para servir de lixo temporário:não deixe nada além das suas pegadas e não leve nada além de boas memórias. Recolha todo o seu lixo e deixe as pedras, conchas, flores e todo o resto no lugar. Caso não leve a sacola, separe um bolso da mochila para descartar os itens.

4 – Respeite culturas distintas: respeite todas as crenças, religiões, sexualidades, culturas, idades e todas as características que nos tornam únicos. Não seja ou tenha atitudes racistas, machistas, homofóbicas, criminosas e preconceituosas. A  diversidade é o que enriquece a experiência. Viajar é se abrir a novos mundos, novas realidades, conhecer pessoas de culturas diferentes e com ideias e visões de mundo diferentes.

5 – Siga as orientações dos guias e da comunidade local: eles conhecem a região melhor do que ninguém e estão preocupados com a sua segurança e bem-estar, por este motivo, siga sempre o que for repassado e não se afaste do grupo. Muitas das áreas não possuem sinal de internet ou telefone, além de terem animais e vegetação diferente do que o turista pode estar acostumado.

6 – Mantenha comunicação com a equipe: assédio e preconceitos são inaceitáveis e atitudes criminosas, seja por parte de viajantes, comunitários ou da equipe. Caso sofra ou presencie um caso de assédio, importunação ou preconceito, comunique imediatamente a equipe responsável pela expedição.

7 – Seja responsável com registro de imagens: lembre-se, fotos e vídeos são muito bem-vindos, mas é preciso bom senso. Não faça imagens de crianças desacompanhadas, pessoas com corpos expostos, em situações delicadas e  constrangedoras ou que não deram consentimento para isso.

8 – Não alimente animais sem permissão: animais domésticos costumam ter donos. Se você quiser alimentá-los ou oferecer cuidados, lembre-se de consultar o dono ou, pelo menos, fale com seu guia ou com alguém da comunidade.

9 – Pesquise sobre a cultura local: antes de visitar uma comunidade tradicional, como indígena, ribeirinha, quilombola ou caiçara, busque se informar e entender mais sobre a sua cultura, idioma, costumes e crenças. Existem muitos filmes, livros, vídeos, influenciadores e materiais disponíveis sobre a cultura. Respeito é a base para uma viagem verdadeiramente enriquecedora.

10 – Pratique o consumo consciente: contrate serviços turísticos de profissionais e empresas comprometidos com as boas práticas de sustentabilidade, que tenham uma relação transparente e justa com seus fornecedores (principalmente pequenos empreendedores comunitários).

Evite o consumismo exagerado, compre produtos e incentive as pequenas economias, optando por hospedagens e restaurantes locais, além de adquirir artesanato autêntico e produzido pela própria comunidade e ter vivências turísticas que respeitem e valorizem a cultura regional.

Uma opção é consultar a relação de empresas B certificadas. O Sistema B atua desde 2006 certificando empresas que atendem a altos padrões de desempenho socioambiental, responsabilidade e transparência. Elas também estão legalmente comprometidas em beneficiar não apenas os acionistas, mas todas as partes interessadas do negócio — trabalhadores, clientes, comunidades e meio ambiente. Consulte as empresas certificadas no diretório global.

Ao invés de descontos, doações para ajudar em crises humanitárias

Campanha “Qual é o destino da sua viagem?” quer mostrar o poder transformador de uma viagem para o ser humano e para o mundo

Ao invés de descontos, doações. A Stella Barros, uma das mais tradicionais agências de turismo do Brasil, em parceria com a VVolunteer – plataforma digital focada em ajuda humanitária e ações sociais -, revoluciona a Black Friday ao lançar uma ação bem diferente do habitual. Elas estão oferecendo um portfolio de destinos que estão passando por momentos de fortes crises humanitárias. O cliente escolhe o lugar e faz a doação para aquela região.

“Essa parceria com a VVolunteer mudará a forma do consumidor pensar em viagens. Queremos estimular um olhar de integração e possibilidade de mudança efetiva. Todo mundo sabe que viajar muda a gente por dentro. O que precisamos ampliar é a capacidade de devolver para o mundo essa oportunidade de transformação – na mesma proporção”, diz Agatha Abrahão, diretora de marketing da Stella Barros.

Inspirada pela ideia do artista plástico Carlos Paez Villaró de que se todo mundo viajasse, todos compreenderiam que somos uma família e não existiriam guerras, a iniciativa é um convite para viver uma experiência disruptiva: a da solidariedade. É uma forma de se conectar com o lugar, com humanidade.

“Uma forma solidária de viajar sem sair de casa e ajudar o próximo mesmo a milhares de quilômetros de distância. Que a iniciativa se perpetue e vire uma corrente do bem para além da Black Friday”, acrescentou André Fran, diretor de comunicação da Vvolunteer.

Destinos que poderão ser “comprados” simbolicamente

  • Polônia / Ucrânia – em guerra com a Rússia desde fevereiro de 2022.
  • Síria / Jordânia – vive um conflito interno desde 2011
  • Quênia – tem uma das maiores prevalências de pessoas com HIV do mundo
  • Sertão do Piauí – passa pela sua maior seca em 100 anos
  • Muçum- RS – foi fortemente afetado pelas chuvas
  • Refugiados no Brasil – o Brasil o 6o maior país a receber refugiados no mundo
  • Queimadas Pantanal – os incêndios já consumiram mais de 1 milhão de hectares este ano

Passo a passo para “comprar” a viagem simbólica

Para fazer a doação, basta entrar na landpage da Stella Barros Black Friday e clicar no botão “quero doar” para o destino desejado. Imediatamente haverá o direcionamento para o site da VVolunteer, com a opção de doações no cartão de crédito ou no PIX.

Viagens estão entre as promoções inusitadas da Black Friday

Dados do Google mostram aumento no interesse dos consumidores por produtos que não integram as categorias “clássicas”

O segmento de serviços está entre os não convencionais que cresceram em buscas no Google para a Black Friday 2023 (12%), e traz possibilidades que fogem do óbvio. A busca por viagens (12%) está entre as áreas não convencionais que se destacaram no Google como intenções de compra.

De acordo com dados do Google, 24 categorias de varejo cresceram em buscas nos últimos, tanto em relação ao mesmo período de 2022, quanto em relação às semanas anteriores, o que não é incomum. Porém, algo chama a atenção: as categorias que vêm crescendo nas buscas.

Ar e ventilação (65%) e suplementos alimentares (25%) foram as duas categorias que mais cresceram nas pesquisas no período analisado pelo Google. Na sequência, aparecem as categorias Automotivo (21%), Eletroportáteis (21%) e Casa e construção (20%). Produtos para pet e educação, por exemplo, têm 7% de intenções de compra.

As vendas inusitadas na Black Friday crescem ano a ano. Para se ter uma ideia, na Black Friday de 2019, a última pré-pandemia, 960 mil rolos de papel higiênico foram vendidos pelo Magazine Luiza (o equivalente a quase 20 milhões de metros) e a Petz, rede de lojas especializadas em produtos para animais, vendeu 21 mil pacotes de tapetes higiênicos, de modelos e tamanhos variados.

Serviço de energia limpa compartilhada

Foi nesta linha de pensamento que a energytech mineira Juntos Energia decidiu aproveitar a data para fortalecer a marca ao oferecer benefícios para seus novos clientes e aplicar sua estratégia em uma data sazonal que, em tese, não se encaixaria em seu nicho. A empresa oferece o serviço de energia limpa compartilhada, modelo que não requer instalação de placas solares.

“A energia se tornou um dos itens mais caros das despesas mensais de famílias e empresas. Por isso nasceu a Juntos: com o objetivo de democratizar o acesso à energia limpa e mais barata. Em nossa açãoBlack November, estamos oferecendo aos novos clientes 20% de desconto na conta de energia por um ano – hoje o desconto é de 13%”, explica a diretora comercial da energytech, Roberta Antoniazzi.

Para o Google, a expansão no interesse do brasileiro por outros tipos de produtos e serviços na Black Friday tem a ver com o aumento das pesquisas online desde a pandemia e da amplitude de possibilidades que o digital oferece.

O estudo “A Black pela Black, realizado pela MindMiners, 51% dos consumidores que optam pelo ambiente online gostam de fazer as compras sem sair de casa, 6 em cada 10 pessoas já têm certeza de que realizarão suas compras na Black Friday deste ano, 32% já está planejando os produtos que quer adquirir.

Aumento de 12,6% nas vendas este ano

A Black Friday, comemorada na última sexta-feira do mês de novembro, é uma das datas mais esperadas no varejo brasileiro. O evento oferece grandes descontos em produtos e serviços dos mais diversos segmentos, e é aproveitado pelos consumidores para adiantar as compras dos presentes de final de ano e também para adquirir novidades.

De acordo com a Neotrust, está previsto para 2023 um aumento de 12,6% nas vendas da Black Friday em comparação com o ano anterior, consolidando a tendência de crescimento sustentável desse evento no mercado brasileiro.

Além das previsões de crescimento do faturamento da data este ano, a preferência tradicional do brasileiro pela compra de produtos como celulares, eletrodomésticos, cosméticos, roupas e acessórios também está se expandindo.

Fonte: Vivalá e Stella Barros, com Redação

 

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