Em um momento de grandes avanços e conquistas para a saúde pública no Brasil, com a participação cada vez maior do setor privado em programas federais como o Agora Tem Especialistas, que pretende reduzir a fila do Sistema Único de Saúde (SUS), algumas das principais referências na área têm encontro marcado no Rio de Janeiro. A fisweek25, principal evento de inovação, criatividade e tendências da saúde da América Latina, acontece de 5 a 7 de novembro no ExpoRio Cidade Nova.
Realizada pela Iniciativa FIS, maior ecossistema de saúde da AL, a #fswk25 coloca em pauta temas estratégicos para as empresas do setor, como Complexo Industrial da Saúde, novos investimentos em pesquisas clínicas e sustentabilidade da saúde suplementar. Também têm espaço na ampla pauta do evento o uso cada vez mais frequente de novas tecnologias, como Inteligência Artificial (IA), Telemedicina e digitalização da saúde e a crescente preocupação com temas como envelhecimento da população, obesidade, saúde mental, doenças raras e demanda por medicamentos de alto custo.
Os mais de 700 palestrantes da #fswk25 vão participar de 250 painéis que acontecerão simultaneamente em 14 palcos diferentes, dividindo espaço com lounges das maiores empresas do setor e mais de 150 startups. A previsão é de um público de 10 mil pessoas, incluindo 3 mil altos executivos do setor. Há quase 10 anos no ar, consolidando-se como a principal referência no jornalismo especializado em saúde, bem-estar e sustentabilidade no Rio de Janeiro, o Portal Vida e Ação é media partner da #fswk25.
Ex-ministros da Saúde, cientistas e executivos do setor

O evento já confirmou nomes de expressão nacional, como os ex-ministros da Saúde José Gomes Temporão, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, e o médico sanitarista Gonzalo Vecina, ex-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e um dos idealizadores do SUS (Sistema Único de Saúde). Também estarão presentes Mario Moreira, presidente da Fiocruz, e Bruno Sobral, presidente da FenaSaúde, e a médica cientista brasileira Ann Sue Clemens, referência internacional em vacinas e professora da Universidade de Oxford, na Inglaterra, entre outros.
Paralelamente à #fswk25, acontecerá a segunda edição do Rio Health Forum, voltado para parcerias estratégicas entre líderes, governos, reguladores, empresas e academia. O fórum tem mais de 270 instituições confirmadas e este ano abordará o tema “Construindo um sistema integrado e sustentável na saúde”.
Nestes três dias teremos o maior ponto de encontro do ecossistema da saúde. As principais lideranças e empresas estarão presentes para trocar experiências. Também será uma valiosa oportunidade para profissionais que queiram aumentar sua rede de relacionamento ou conhecer as principais discussões e tendências do setor de saúde, e para aqueles que desejam estar mais preparados para os desafios das suas carreiras e de suas empresas”, destaca Rodrigo Vilar, CEO e co-fundador da Iniciativa FIS.
Os desafios da longevidade para o mercado de saúde
Media partner da #fswk25, ‘Vida e Ação vai apresentar o projeto Saúde sem Idade’
A crescente preocupação com o envelhecimento no Brasil estará em evidência no evento. Um dos palestrantes é o médico e gerontólogo Alexandre Kalache, ex-diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) e uma das principais vozes do Brasil em envelhecimento ativo, políticas públicas, direitos humanos e inovação nos cuidados com a velhice.
Com quase 50 anos dedicados ao envelhecimento e à saúde ao longo da vida, Kalache participa do painel “O fim do bônus demográfico e os desafios do mercado de saúde”, que integra a trilha de conhecimento “Longevidade e bem-estar” no dia 5 de novembro, às 13h30. No mesmo painel estarão Adriano Massuda, secretário-executivo do ministério da Saúde; Rudi Rocha, professor da FGV, e Fernando Uzuelli, head da Rita Saúde, do Grupo Sabin.
No estande do Portal Vida e Ação, a jornalista Rosayne Macedo e sua equipe de colaboradores e colunistas vão dialogar com autoridades e especialistas presentes, além de apresentar o ‘Saúde sem Idade’, realizado em parceria com o site Comida na Mesa, para incentivo à longevidade ativa e saudável no Rio de Janeiro. Lançado este ano, o projeto já realizou três eventos presenciais na Praia de Copacabana, com apoio da Iniciativa FIS, entre outros parceiros.

Leia mais
Como a inovação está transformando o mercado de saúde no Brasil
A inovação na área de saúde e o foco na longevidade
Ecossistema da saúde da América Latina tem encontro marcado no Rio
Conheça alguns dos principais destaques da programação
O conteúdo da programação da #fswk25 será distribuído por 15 Trilhas, entre elas Bem-Estar e Longevidade; Complexo Industrial e P&D; Educação, Ética, Regulação e Direito da Saúde; e Experiência, Jornada e Engajamento na Saúde.
Médico oncologista e mestre em Economia da Saúde pela Universidade de York, o ex-ministro Nelson Teich preside o Rio Health Forum, E no dia 5 de novembro, às 14h30, será palestrante na trilha “Ética, regulação e direito da saúde, abordando “O que é acesso à saúde?”.
Também participam do painel o ex-diretor da Anvisa, Gonzalo Vecina; o médico Josier Vilar, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro e do Conselho Estratégico da Iniciativa FIS; e Giovanni Cerri, ex-secretário de saúde de São Paulo e presidente dos conselhos do InRad, InovaHC e ICOS.

No mesmo dia 5, às 16h20, o ex-ministro José Gomes Temporão, médico sanitarista e pesquisador da Fiocruz, falará na trilha “Financiamento e modelos assistenciais” sobre o tema “A importância do Estado no financiamento da inovação”. No painel também estarão Cristiano Pereira, diretor de Inovação no Instituto Butantan, e Fábio Cavalcante, coordenador de Relações com o Mercado da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
No dia 6 o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, médico ortopedista e ex-deputado federal, vai falar às 14h30, na trilha “Gestão, governança e liderança”, sobre o tema “Consolidações, verticalizações e outras estratégias de negócios para uma saúde sustentável”. Também serão palestrantes Maely Coelho Filho, vice-presidente da MedSênior; Paulo Jorge Cardoso, diretor da Athena Saúde; e Romeu Domingues, conselheiro da Dasa e chairman da Conexa Saúde.
Participam ainda da programação empresários e executivos e autoridades públicas de saúde, como Bruno Pipponzi, vice-presidente da RD Saúde; Denizar Vianna, presidente do conselho do Rio Health Forum; e Priscilla Perdicaris, secretária executiva da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A relação completa dos palestrantes convidados para o Rio Health Tech está neste link.
Sobre a Iniciativa FIS
Instituição sem fins lucrativos, a Iniciativa FIS é líder em saúde, inovação e tecnologia na América Latina, com um amplo ecossistema de lideranças e uma rede de mais de 40 empresas e entidades parceiras.
Produz soluções para todo o ecossistema de saúde e atua com o propósito unir mentes, gerar networking e ajudar a moldar o futuro do setor. “Atuamos para ampliar o acesso da população à saúde público e privada e com o propósito de moldar do futuro do setor”, completa Vilar.
O site da #fswk25 é Link.





