Neste domingo, 14 de agosto, celebramos o Dia de Combate à Poluição. A data nasceu com o objetivo de alertar a população sobre os problemas atuais e futuros causados pelas mudanças climáticas e poluição ambiental, além de divulgar e incentivar as pessoas a adotarem hábitos mais sustentáveis em suas rotinas.

Produções cinematográficas da National Geographic disponíveis no Disney+ que reforçam a importância do combate à poluição. Como o documentário “Meu Nome é Greta”, que narra através de cenas inéditas a biografia da ativista sueca que luta pela preservação do meio ambiente de todo o planeta.

Dirigida pelo também jovem sueco Nathan Grossman, a produção mostra o início da trajetória de Greta, desde seu solitário protesto em frente ao parlamento de seu país, até seu mundialmente conhecido discurso da Cúpula do Clima da ONU, em Nova York.

Veja outros documentários e se inspire:

Seremos História? (2016)

Apresentado pelo ator, ativista ambiental e Mensageiro da Paz da ONU Leonardo DiCaprio, a produção convida o público a refletir sobre como a sociedade pode prevenir o desaparecimento das espécies em perigo no planeta. O documentário é produzido pela National Geographic e mostra evidências de uma piora na crise ambiental que está causando danos irreversíveis, desestabilizando o equilíbrio do clima do nosso planeta e acelerando a extinção de vários animais. Entre os entrevistados de “Seremos História?” estão: o ex-presidentes dos EUA Barack Obama e Bill Clinton, Papa Francisco, além de pesquisadores e cientistas de renome no mundo inteiro.

Expedição ao Delta do Okavango (2018)

A bacia do rio Okavango fornece uma fonte de vital de água para a população local e espécies do continente africano, sendo também o responsável por delimitar a fronteira natural entre Angola e a Namíbia. O documentário “Expedição ao Delta do Okavango” acompanha uma equipe de exploradores em uma expedição de quatro meses em três diferentes países em busca de salvar o sistema fluvial que alimenta o delta do Okavango, que segue cercado pelo crescimento de atividades humanas.

Ártico Ameaçado (2020)

Dirigido por Scott Ressler, o documentário “Ártico Ameaçado” narra a história de comunidades Inuit lutando para proteger seus lares no Ártico das mudanças climáticas que derretem rapidamente a camada polar situada entre o Canadá e a Groenlândia e ameaçam o delicado equilíbrio entre as comunidades, as terras e as vidas selvagens.

Os EUA e as Mudanças Climáticas do Planeta (2018)

Este documentário narra a história de pessoas reais e seus esforços apaixonados em lutar contra as graves ameaças causadas pelas mudanças climáticas em seus próprios quintais. Dirigido por Sidney Beaumont e Michael Bonfiglio, a produção acompanha o debate nacional sobre o futuro energético dos Estados Unidos, além da decisão de sair do Acordo Climático de Paris e a resposta daqueles que lutam por um mundo mais sustentável a isso.

 

 

Empresas investem em reciclagem e combateàpoluição

Boa parte das empresas do setor de beleza bem manifestando sua preocupação em não poluir o meio ambiente. Fundada há 10 anos, a Widi Care, por exemplo, não testa, nem nunca testou em animais, é 100% vegana e seus produtos, destinados a todos os tipos de fios – sejam eles cacheados, lisos, crespos, alisados ou coloridos – são livres de parabeno, sulfatos e petrolatos.

“Diminuir os impactos no meio ambiente é combater a poluição é uma missão de todos nós”, diz Simone Braga, diretora da Widi Care, empresa carioca que iniciou suas atividades atendendo os profissionais de salões e chegou às casas das consumidoras com a linha home care.

Ao escolher matérias-primas provenientes de fontes renováveis, a marca procura minimizar seu impacto desde a cadeia de produção até a casa dos consumidores, ao evitar que compostos insolúveis na água do banho desçam pelo ralo do chuveiro, contaminando os rios e oceanos.

Para ajudar a diminuir o plástico no mundo, a Widi Care possui o selo “Eu Reciclo” e está comprometida com sua Logística Reversa. Por meio da compensação ambiental, recicla 100% do volume de embalagens que comercializa para que a vida útil de materiais potencialmente poluentes seja estendida e o volume de descarte que chega aos aterros e lixões diminua.

Atitudes sustentáveis para reduzir a poluição no planeta

Para contribuir para a diminuição da poluição no planeta? Faça sua parte com atitudes muito simples:

Separe o lixo orgânico e reciclável. Dê a destinação correta no descarte desses resíduos;

Evite o uso de sacolas plásticas.

Prefira uma ecobag e produtos reutilizáveis;

Troque o carro pela bike, sempre que possível;

Não desperdice água;

Não Jogue lixo nas ruas, nas praias, rios e oceanos.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *