Evento online gratuito discute políticas públicas para obesidade

Evento lança estudo sobre obesidade no país. Veja ainda: aula sobre cuidados paliativos, Fórum Longevidade Brasil e Semana da Saúde em Caxias

Obesidade afeta mais as mulheres do que os homens no Brasil, aponta estudo do IBGE e Ministério da Saúde (Imagem: iStock)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

O avanço da prevalência do sobrepeso e da obesidade tem sido motivo de grande preocupação de autoridades de saúde de todo o mundo. O Brasil não é exceção à regra. Como tem evoluído a obesidade no Brasil, na comparação com outros países? Quais iniciativas estão sendo propostas para mitigar esse fenômeno no Brasil?

Para conversar sobre estas e outras questões serão tratadas no MasterTalk online e gratuito com o tema “Obesidade no Brasil: fatores associados e políticas públicas”, que a  Pós-Graduação em Finanças e Economia (Master) da FGV EESP realizará no dia 25 de abril, às 11h. Os interessados em participar devem se inscrever neste Link.

O evento discutirá ainda como a obesidade está associada com o perfil do consumo, da renda, da educação e com o estilo de vida das famílias brasileiras e se a tributação sobre produtos da alimentação do brasileiro poderia ser eficaz no controle da obesidade. Essas são questões que o evento vai discutir, a partir de amplo estudo de pesquisadores da FGV EESP.

No evento, haverá o lançamento do estudo: “Obesidade e Consumo das Famílias Brasileiras: diagnóstico e implicações para políticas públicas”. Os convidados são Bruno Tebaldi, professor da FGV EESP, e Priscilla A. Tavares, professora na FGV EESP. A moderação é de Márcio Holland, professor e coordenador da Pós-Graduação em Finanças e Economia (Masters) da FGV EESP”.

Cuidados paliativos são tema da transmissão online

Nesta quarta-feira, dia 26 de abril, a partir das 19h30, a professora de filosofia Lucia Helena Galvão, da Nova Acrópole Brasil, e os integrantes da Casa Paliativa (pacientes, familiares e cuidadores), participam de uma conversa coletiva com o tema “Ser o caminho da cura”, aula gratuita e aberta para transmissão online pelo canal da Casa do Cuidar.

A Casa Paliativa é um espaço de convivência (presencial e online) dedicado a pacientes com doenças graves que podem se beneficiar dos Cuidados Paliativos. A comunidade conta com atividades que proporcionam diálogo, escuta ativa, bem-estar, qualidade de vida, pertencimento, construção de legado, informações e aconselhamento profissional. Familiares que estão na linha de frente do cuidado de pacientes também são bem-vindos.

Para participar da aula gratuita, basta se inscrever antecipadamente no link.

Rio de Janeiro recebe Fórum Longevidade Brasil 2023

O Movimento Longevidade Brasil (MLB) comemora seus seis anos de atividade com o seu já tradicional Fórum Longevidade Brasil, que traz este ano o tema “Jornada ESG na Longevidade das Pessoas, dos Negócios e das Cidades”. Realizado em parceria com a Universidade Estácio de Sá, o evento acontece no Campus Copacabana, no dia 28 de abril, sexta-feira, das 9 às 18 horas. Inscrição neste link. A abertura contará com a participação de Ana Conan (Península Residencial Sênior); Sérgio Besserman Viana (coordenador estratégico do Climate Reality Project/BR) e mediação de Paulo Protasio (autoridade de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de janeiro).

Carlota Esteves, fundadora e CEO do MLB, que abrirá oficialmente o evento, explica que o MLB desde o início, em 2017, preconizou o protagonismo dos 50+, a busca da longevidade com autonomia e independência. Ano passado lançou o ‘Projeto Reavivar Copacabana’, bairro que além de ter o maior número de moradores idosos do país, continua sendo o cartão-postal do Brasil no exterior.

“Há muitos anos Copacabana sofre um processo de degradação. Por ter características de uma verdadeira minicidade, se torna ideal para ser um piloto das Cidades Inteligentes, que são cidades comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis. E para termos uma cidade inteligente, precisamos passar pela jornada ESG, discutir as questões ambientais, sociais e de governança”, explica.

Duque de Caxias recebe a Semana da Saúde

A cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vai receber a primeira Semana da Saúde deste ano. A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) em parceria  com a prefeitura do município, na Praça do Pacificador, entre os dias 25 e 27/04, das 8h às 16h.  A população terá acesso gratuito à marcação de exames como mamografia e preventivo, avaliação clínica, vacinação contra Covid e gripe, orientação nutricional, teste de glicemia, aferição de pressão e muito mais.
Estão programadas também atividades educativas, com a distribuição de folder e orientação com nutricionistas. Haverá também divulgação de informações sobre planejamento familiar, com encaminhamento para vasectomia, laqueadura e colocação de DIU. No espaço dedicado à oftalmologia, será oferecido exame de fundo de olho.  A Semana da Saúde contará ainda com auriculoterapia e terapia de florais. Haverá também um polo de beleza, com corte de cabelo e design de sobrancelhas.
Esta já é a 13ª edição da Semana Saúde promovida pela SES-RJ no estado e a segunda realizada em Caxias. Em 2021, o evento também tomou a Praça do Pacificador com a realização de mais de seis mil atendimentos gratuitos de saúde. O local é um importante corredor de circulação de pessoas que chegam à cidade de trem ou de ônibus, o que facilita o acesso aos serviços.
Serviços oferecidos:
– Cadastro para consulta e exames (regulação municipal)
– Teste rápido de sífilis e hepatites B e C
– Vacinação para Covid-19 e gripe
– Mamografia e preventivo (orientação e encaminhamento)
– Tabagismo (orientações e encaminhamento para deixar de fumar)
– Odontologia (orientações e encaminhamento)
– Consultório médico/avaliação clínica
– Psicólogo ( atendimento e encaminhamentos)
– Planejamento familiar (orientação e encaminhamento para vasectomia, laqueadura e DIU)
– Oftalmologia (avaliação e exame de fundo de olho)
– Práticas Integrativas (auriculoterapia e terapia florais)
– Orientação nutricional
– Saúde do Homem (avaliação clínica e realização de exame PSA)
– Teste de colesterol
– Teste de glicemia
– Aferição de pressão
– Polo de Beleza (cabeleireiro, manicure, maquiagem, design de sobrancelha, tranças)

Aula gratuita com Lucia Helena Galvão na Casa Paliativa

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!