Empresas e ONGs se juntam para ajudar municípios a acelerar vacinação

Confira uma série de iniciativas neste roteiro de Boas Ações, com destaque para a força-tarefa para aumentar a vacinação contra a Covid-19

Indústria de cosméticos também doou álcool gel para postos de vacinação (Foto: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Com o recrudescimento da pandemia do novo coronavírus, vem crescendo novamente o movimento de solidariedade reunindo sociedade civil organizada, empresas e instituições. Confira uma série de iniciativas que selecionamos para este roteiro de Boas Ações, com destaque para a força-tarefa para aumentar a vacinação contra a Covid-19. Engaje-se em alguma iniciativa que possa ajudar populações em situação de vulnerabilidade social ou mesmo profissionais de saúde na linha de frente do combate à Covid-19.

Indústria de cosméticos ‘adota’ posto drive-thru no Rio

A L’Oréal Brasil anunciou apoio a um dos dez postos drive-thru de vacinação contra a Covid-19 instalado na Cidade Universitária pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A indústria de cosméticos também vai doar 65 mil unidades de álcool gel para os postos de vacinação e para a Secretaria Estadual de Saúde, que vai beneficiar 29 hospitais estaduais, federais e institutos de saúde, 29 UPAs e outras 92 secretarias municipais de Saúde.

A cidade foi escolhida como piloto para esse projeto do Movimento Unidos Pela Vacina, idealizado pela empresária Luiza Trajano e que conta com mais de 400 pessoas, entre empresários, artistas, atletas e representantes de instituições, entidades setoriais e comunidades, com o objetivo de tornar viável a imunização de todos os brasileiros até setembro deste ano.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 1.300 pessoas já foram vacinadas na ação da Cidade Universitária e a estimativa é vacinar, a cada sábado, entre 400 e 500 pessoas. O posto funciona aos sábados, das 8h às 12h, na Av. Carlos Chagas Filho 791, próximo ao Polo de Biotecnologia, na Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

Indústria de cosméticos também doou álcool gel para postos de vacinação (Foto: Divulgação)

Outros projetos na Maré – A escolha de adotar o posto de vacinação da Cidade Universitária, localizado na Ilha do Fundão, não foi por acaso: a localização próxima ao Centro de Pesquisa & Inovação da L’Oréal, e da Maré, onde a L’Oréal concentra a maior parte de seus projetos sociais. A forte ligação da L’Oréal com o complexo da Maré teve início em 2018, com o projeto Maré de Belezas, realizado em parceria com a ONG Redes da Maré, tendo como objetivo a capacitação de auxiliares de cabeleireiro no Complexo da Maré.

Outro projeto realizado em parceria com a ONG e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro foi o Escreva seu Futuro, de Lancôme, para alfabetizar mulheres de 18 a 45 anos moradoras do Complexo da Maré. No período da pandemia, a L’Oréal atuou com doações de 95 mil unidades de álcool gel e 50 mil produtos de higiene para distribuição aos moradores da comunidade através da ONG Redes da Maré.

Este ano, os projetos dentro do L’Oréal Para o Futuro serão retomados também com novos programas de empoderamento e capacitação de mulheres, no Complexo da Maré. Novas doações de 20 mil unidades de álcool gel da L’Oréal serão entregues nesta semana à Redes da Maré.

Em abril de 2020, a empresa anunciou seu plano de ação solidária no combate à disseminação do Coronavírus, criando um time multidisciplinar que trabalhou em tempo recorde para colocar à disposição da sociedade doações de mais de 800 mil unidades de álcool gel e produtos de higiene e cuidados pessoais.

As doações beneficiaram 240 mil famílias em mais de 270 comunidades no Brasil, incluindo populações quilombolas e 143 mil indígenas de mais de 58 tribos e 245 vilarejos do país. Além disso, profissionais de saúde em mais de 220 hospitais públicos e UPAs de diferentes estados brasileiros receberam nossas doações.

Vacinação em rede de farmácias de São Paulo

Pague Menos, rede de farmácias presente nos 26 estados e no Distrito Federal, fechou uma parceria com a Prefeitura de São Paulo para iniciar nessa sexta-feira (26/3), a vacinação gratuita contra a Covid-19 em sua unidade no bairro do Ipiranga, na Av. Doutor Gentil de Moura, 45. A partir de segunda-feira (29/3), a farmácia da Rua Alexandre Dumas, 1447, na Chácara Santo Antônio, também passa a realizar a vacinação.

As duas lojas funcionarão como uma extensão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada região, com as doses disponibilizadas pelo município sendo aplicadas pelos agentes das próprias UBSs, entre 8h e 17h, de segunda à sexta. A vacinação seguirá o calendário da prefeitura da capital paulista, que passa a imunizar idosos com 69 anos ou mais a partir de hoje (26/3), e outros grupos prioritários, como profissionais de saúde acima de 53 anos, a partir de segunda-feira (29/3).

A Pague Menos, por meio do Clinic Farma, informa que já conta com uma forte estrutura para oferecer esse suporte, participando há anos de campanhas de vacinação contra gripe, por exemplo, e tendo sido pioneira na realização dos testes rápidos de Covid-19. Além disso, os colaboradores da rede auxiliarão os agentes de saúde por meio de cadastros das pessoas que serão vacinadas e organização das filas.

Professores e alunos de Enfermagem se voluntariam

Diante do cenário de agravamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no país e a urgência e os desafios para alcançar o máximo de eficiência na vacinação, docentes e alunos do curso Técnico em Enfermagem de 38 unidades do Senac são Paulo tornaram-se voluntários nas ações de imunização.

A campanha teve início em 26 de janeiro com a imunização dos profissionais de saúde. Todos os grupos passaram por capacitação virtual sobre as medidas de biossegurança, higienização das mãos, andamento e dinâmica do plano de imunização municipal e estadual. Estudantes e docentes da instituição de ensino foram vacinados no primeiro dia de campanha e a carga horária da campanha de vacinação poderá ser atribuída à carga horária de estágio supervisionado.

Engajamento social por conta da pandemia – Na pandemia do novo coronavírus, a instituição teve iniciativas variadas. Uma delas foi o projeto Senac Aventais do Bem, no qual funcionários, docentes, alunos e o público em geral, de forma voluntária, produziram mais de 11.000 aventais e mais de mil máscaras de proteção que foram doados a estabelecimentos e profissionais de saúde.

Houve também, no início da pandemia, a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de produtos de higiene pessoal e limpeza a instituições necessitadas. Foram doados mais de 630 mil itens (370 mil EPIs e 260 mil materiais de limpeza hospitalar, descartáveis e de higiene pessoal) para cerca de 60 hospitais e instituições na capital e no interior de São Paulo.

Também foi criada a plataforma digital É hora de aprender em casa que disponibilizou mais de 72 mil vagas gratuitas para 76 cursos e dezenas de trilhas de conhecimento, através de canal no YouTube do Senac São Paulo. Houve acesso gratuito à Biblioteca Virtual do Senac São Paulo, um acervo digital com aproximadamente mil conteúdos, entre e-books, revistas, jornais, entre outros.

Avião solidário transporta mais 1,9 milhão de doses

Nesta quinta (25), o programa Avião Solidário da LATAM decolou novamente para levar esperança à população brasileira. Estão programados 19 voos, a partir de São Paulo/Guarulhos, até sábado (27), para movimentar 1,9 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 para 18 estados. 

Considerando esses novos embarques, a companhia já movimentou gratuitamente para os 27 estados brasileiros 16,5 milhões de doses a bordo de 174 voos desde 18 de janeiro. O volume corresponde a 53% de todas as vacinas movimentadas pelo setor aéreo dentro do País até agora.

O programa Avião Solidário beneficia há 9 anos a América Latina. Por meio da Latam Cargo, o programa transportou nesta pandemia testes rápidos para Covid-19, medicamentos, máscaras, entre outros produtos, beneficiando o Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Argentina.

Também já transportou de forma gratuita mais de 1 mil profissionais de saúde para atender às urgências do Covid-19 e mais de 500 pessoas com necessidades médicas diversas, como enfermidades ou cirurgias que requerem atendimento urgente.

Desde agosto, uma equipe tem planejado e adiantado os cenários para o transporte – doméstico e internacional -, levando em consideração o destino, a infraestrutura dos aeroportos e a logística necessária para o transporte das vacinas. Confira aqui a programação dos novos embarques gratuitos realizados pela companhia.

Campanha arrecada alimentos para comunidades terapêuticas

A pandemia tem mostrado ser ainda mais importante a renovação de sentimentos que representam a Páscoa, como união e esperança. Por isso e para atender quem tanto precisa, a Marcha pela Cidadania e Ordem, programa da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, lança campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para destinar o auxílio da população fluminense a comunidades terapêuticas, rede de apoio que assiste dependentes químicos após eles escolherem uma nova vida.

A doação de macarrão, leite em pó, feijão, arroz, dentre outros alimentos não perecíveis, pode ser feita em cinco bases do Segurança Presente, parceiro nesta corrente solidária: Lagoa, Aterro do Flamengo, Ipanema, Copacabana e Botafogo. O horário para entrega é das 8h às 20h, inicialmente até o dia 2 de abril.

A melhor forma de reverter a situação de vulnerabilidade nas ruas é apoiando o trabalho social especializado, que atua pelo bem comum: mais dignidade e cidadania para todos. O Instituto Social Marca de Cristo, localizado em Brás de Pina, na Penha, tem sido um aliado da sociedade no cuidado de dependentes químicos, abrigando pessoas em situação de rua e/ou com transtornos decorrentes do uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas Será um dos beneficiados com a campanha.

A Marcha pela Cidadania e Ordem atua de forma permanente nas ruas com uma equipe técnica de abordagem que busca identificar as demandas de forma individual e humanizada, encaminhando, intervindo e promovendo melhorias nas condições de vida. Tem como missão estabelecer vínculo de confiança, orientar e encaminhar pessoas em situação de vulnerabilidade para os serviços da rede de apoio e para órgãos de defesa de direitos.

Tampinhas e lacres de latinhas se revertem em doações

A administradora de shoppings Aliansce Sonae promove uma campanha para arrecadação de tampinhas de garrafas Pet e lacres de latas de bebidas que serão revertidos em doações. A ação acontece em 12 shoppings do Rio de Janeiro, com pontos de coleta nos corredores e praça de alimentação onde o público pode depositar as tampinhas plásticas. Periodicamente os shoppings vão entregar as tampinhas arrecadadas direto aos projetos sociais apoiados.

As instituições atendidas pela campanha serão Matriz Santa Rosa de Lima e Ação Social Recreio, onde as tampinhas e lacres de latinhas são revertidas em cadeiras de rodas para pessoas em situação vulnerável. As duas instituições apoiam tratamentos de pessoas portadoras de necessidades especiais.

As doações direcionadas à Matriz Santa Rosa de Lima podem ser feitas no Shopping Grande Rio (São João de Meriti), Carioca Shopping (Vila da Penha), São Gonçalo Shopping (São Gonçalo) e Caxias Shopping (Duque de Caxias). Já as doações para a Ação Social Recreio devem ser entregues no Recreio Shopping (Recreio dos Bandeirantes).

A outra instituição contemplada pela campanha é a Rio Eco Pets, onde as tampinhas são revertidas em tratamento e rações para animais abandonados. Apoiam a instituição Passeio Shopping (Campo Grande), Bangu Shopping (Bangu), Pátio Alcântara (São Gonçalo), Shopping Leblon (Leblon), Caxias Shopping (Duque de Caxias), Via Parque Shopping (Barra da Tijuca) e Santa Cruz Shopping (Santa Cruz). Para ajudar animais em situação de rua, é só levar as tampinhas até um dos empreendimentos.

Doação de R$ 1 milhão em EPIs para hospitais filantrópicos

A RD – RaiaDrogasil S.A. realizou, nesta sexta-feira (26), por intermédio da Sitawi Finanças do Bem, a doação de R$ 1 milhão ao projeto Salvando Vidas, criado pelo BNDES em parceria com Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), para combate à pandemia. O valor será direcionado à compra de EPIs para Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de todo País. 

O apoio ao projeto Salvando Vidas integra uma série de iniciativas realizadas pela RaiaDrogasil desde o começo da pandemia, que já totalizam doações de mais de R$ 26 milhões. Somente em 2021, a empresa doou R$ 2 milhões à nova fábrica de vacinas do Instituto Butantan, em São Paulo; R$100 mil para apoio no combate à uma nova onda da pandemia provocada pela Covid-19, em Araraquara; e R$100 mil para apoio na compra de cilindros de oxigênio e à implantação de mini-usinas para a produção de oxigênio em Manaus. 

Já em 2020, como parte das ações do Fundo Todo Cuidado Conta, criado pela RaiaDrogasil para o combate à covid-19 no interior do País, foram destinados mais de R$ 25 milhões para 51 hospitais de todo o Brasil. Os detalhes das ações podem ser conferidos no site www.todocuidadoconta.com.br.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!