Ele fala demais né, minha filha?!

Drauzio Varella comenta consequências das ações e falas de Bolsonaro para a saúde pública em live com Marcelo Tas. Veja mais em nossa Agenda Positiva

drauzio-varella
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

A partir desta semana, passo a assinar a Agenda Positiva, uma seção publicada todas as segundas-feiras aqui no ViDA & Ação com boas dicas para aumentar seus conhecimentos – e suas práticas – em saúde, bem-estar e qualidade de vida. Confira a série de lives, webinários e outros eventos online, gratuitos e acessíveis, que separamos para você nesta semana!

 

Dráuzio Varella entrevista especialistas sobre doenças crônicas

O mundo parou nos últimos quatro meses por conta da pandemia da Covid-19, a doença que já atingiu mais de 1,9 milhão de brasileiros e levou a óbito mais de 75 mil deles. Com medo de serem infectados pelo coronavírus, muitos pacientes deixaram de procurar ajuda nos hospitais. Prova disso é que, em maio, foram 31 mil mortes por doenças cardiovasculares contra 23 mil causadas pela Covid-19. Outra questão importante: mais de 50 mil pessoas ficaram sem diagnóstico de câncer no Brasil até o momento por conta da pandemia.

Um dos maiores especialistas em saúde no país, Drauzio Varella participa esta terça-feira (14/7) do #Provoca Em Casa. No programaMarcelo Tas entrevista, remotamente, o  médico oncologista e escritor sobre as consequências das ações e falas do presidente Jair Bolsonaro para a saúde pública e ódio na internet. Drauzio também conta sobre como tem sido sua rotina de exercícios na quarentena: aos 77 anos, ele sobe 15 andares de seu prédio, pelo menos 10 vezes ao dia. A edição inédita vai ao ar às 22h15, na TV Cultura e no canal oficial do programa no YouTube.

Já na terça-feira (21), às 11h, Dr. Drauzio Varella irá conversar com especialistas sobre como ficam os pacientes com doenças crônicas, como diabetes e pressão alta, por exemplo, que necessitam de cuidados constantes e não devem interromper o tratamento médico pelo risco de complicações. A ação é uma iniciativa do Viva Saúde, um programa de relacionamento do Grupo DPSP (Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo).

Superação: jornalistas contam experiências como pacientes renais

Um bate-papo descontraído para falar de um assunto sério. Essa é a maneira que as jornalistas Marina Costa e Amanda Nunes – que já foi transplantada – encontraram para conversar sobre suas experiências como pacientes renais, os desafios e o que esperam para o futuro da vida delas. A live está marcada para  segunda-feira, dia 20, às 19 horas, no perfil @itsmarinacosta no Instagram.

O objetivo do encontro virtual entre as duas jovens é desmistificar os conceitos negativos que pacientes renais, seja em diálise ou transplantados, passam ao longo da vida, além de tirar todas as dúvidas dos seguidores. Marina também já contou sua história aqui no ViDA & Ação (confira).

Dependência do álcool em mulheres

O alcoolismo em mulheres é uma experiência singular, já que o público feminino é mais propenso aos efeitos devastadores do álcool em comparação aos homens devido à sua composição corporal. Como as mulheres têm mais gordura no corpo e menos água, o álcool demora mais tempo para metabolizar, facilitando o estado de embriaguez e causando consequências físicas mais danosas do que nos homens.

No dia 20 de julho, às 21 horas, como integrante e voluntária do Coletivo Alcoolismo Feminino, eu, Luciana Lage, vou conversar com Ana Cecília Petta Roselli Marques, médica psiquiatra, coordenadora da Comissão de Dependência de Drogas da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), durante live na fanpage da Associação Brasileira dos Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead).

Mulheres que Inspiram: por mais uma semana

Depois do sucesso do evento ‘Mulheres que Inspiram’,  que demos na semana passada, Bia Carneiro resolveu estender as aulas e palestras da programação até o próximo domingo (19). E criou um encontro diário e AO VIVO, às 9 horas, no seu Instagram com algumas das palestrantes do evento.

No dia 13, segunda-feira, o tema é ‘Cuidados com o Bebê Recém-Nascido’, com a enfermeira obstétrica e psicóloga Marcele Zveiter – @marcelezveiter.  Na terça-feira, 24, o tema será “A Gestante e o Assoalho Pélvico”, com a cisioterapeuta obstétrica Dominique Klaczko – @dominiqueklaczko .

Na quarta-feira, a live  ‘Confissões Maternas: a experiência de ser mãe de 4’, traz a história de Janaína Chagas @janainachagasterapeuta . Já no dia 16, quinta-feira, o tema é ‘Beleza e Rejuvenescimento na Maternidade’, com Ana Paula Coutinho – @anap.bello . Encerrando a série, na sexta (17), o tema é ‘Nascer é Natural’, com a obstetra Fernanda Macedo – @dra_fernanda_macedo.

Doação de sangue para o Hemorio

O Shopping Jardim Guadalupe uniu-se ao Hemorio para realizar uma campanha especial de doação de sangue, com o objetivo de reabastecer o estoque que segue em baixa neste momento de pandemia. Programe-se para colaborar na próxima coleta que será dia 24 de julho, ao lado do supermercado Redeconomia. O atendimento é por ordem de chegada, das 10 às 15h, na Avenida Brasil nº 22.155.

O shopping center está preparado com toda a segurança para receber os doadores, seguindo as normas da OMS e dos especialistas em saúde.  O espaço é desinfectado continuamente, todos os materiais utilizados para a coleta são descartáveis, marcações no piso indicam o distanciamento seguro entre as pessoas, álcool em gel disponibilizado para todos e é indispensável o uso de máscaras por doadores e profissionais. 

Quem tem medo do tubarão?

A União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) alerta que 43 espécies de tubarões foram avaliadas como “criticamente ameaças de extinção”.  Para chamar a atenção, o Aquário Marinho do Rio realiza uma semana inteira dedicada aos tubarões. A terceira edição da Shark Week acontece em versão online em uma programação especial de lives, de 13 a 19 de julho. O sucesso é tanto que mais de 100 mil pessoas já assistiram as entradas ao vivo é, por conta disso, a programação de lives passará a ser diária a partir da próxima semana.

Fechado há 120 dias para visitação pública, a atração tem mostrado a rotina das equipes de biologia e veterinária nos cuidados para manter o bem-estar dos mais de 5 mil animais no que é considerado o maior aquário da América do Sul. Quatro câmeras ficam disponíveis 24 horas em diferentes tanques, além disso, durante o isolamento foi lançada a ação “Em casa com o AquaRio”, com curiosidades sobre os bastidores. 

Saúde mental: impactos emocionais da pandemia

As medidas de isolamento social e as restrições impostas por conta da pandemia de Covid-19 estão impactando as pessoas de diferentes formas. Em muitos casos, a saúde mental pode ser afetada. Diante desse cenário, a FGV+ e o Centro Acadêmico Mário Machado (CAMM), em parceria com a Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio), promovem nesta quinta-feira (16) o webinar “Covid-19 e saúde mental: como lidar com os impactos emocionais da pandemia?”.

Realizado pela Plataforma Zoom e pelo Canal da FGV no YouTube, o evento contará com a participação da psicóloga Flávia Azevedo Pitella. O webinar pretende criar um espaço para que alunos, professores e o público em geral possam entender seus sentimentos diante das limitações atuais. A discussão tem como propósito contribuir para a forma com a qual a sociedade, especialmente os estudantes, estão enfrentando a nova rotina e o distanciamento social.

As inscrições para o webinar são gratuitas e podem ser feitas no link: evento.fgv.br/covid19esaudemental/..

Drive-thru para testes da Covid-19

Com agendamento prévio e sem sair do carro é possível realizar testes para Covid-19 nos shoppings Nova América, Botafogo Praia, Madureira e Boulevard para quem está disposto a pagar R$ 280 (Sorologia IgM e IgG)ou R$ 340 (RT-PCR). Modelo consolidado em outros países, o serviço drive-trhu possibilita diminuir o risco de contágio de doenças transmissíveis por contato pessoa a pessoa.

Os exames são realizados pelo laboratório Sérgio Franco e “são validados pela Dasa, por meio de rigoroso processo técnico e científico que atesta sua sensibilidade e eficácia diagnóstica”, de acordo com a assessoria. O exame deve ser agendado para estes locais pelo telefone (21) 2672-7070.

 

Lives sobre alimentação para crianças e alimentos e cosméticos veganos

Nesta quinta-feira (16), às 11 horas, no instagram @magazineluiza, acontece a terceira live no Instagram da série Papo de Parceiro, dessa vez, sobre alimentos e cosméticos veganos. Quem comanda o encontro é Camila Botelho (@chefcabotelho), chef de cozinha e coordenadora da Sociedade Vegetariana Brasileira, que recebe os parceiros convidados Bioleila Cosméticos, Cativa Natureza, Super Saúde e Da Roça Biscoitos.

Também na quinta, às 19 horas, a Jasmine Alimentos vai promover uma live no Instagram (@jasmine_alimentos) com o tema “Alimentação das Crianças”. Durante a transmissão serão apresentadas análises sobre o tema e dicas de como é possível oferecer refeições naturais, saudáveis e ricas em nutrientes para os pequenos durante o período de isolamento social.

Eventos técnicos

Webmeetings sobre doenças cardiovasculares

Diagnóstico e tratamento de amiloidose cardíaca, marcadores genéticos, tratamento das doenças cardiovasculares e evidências científicas de novos anticoagulantes serão temas de dois webmeetings promovidos nos dias 13 e 20 de julho, a partir das 19h, pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). A iniciativa conta com a participação de Renato Delascio Lopes, professor de Medicina no Duke University Medical Center (EUA). Os materiais audiovisuais serão compartilhados na plataforma Crescer Juntos.

Webinar sobre benefícios da cirurgia metabólica

Especialistas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz participam nesta terça-feira (14), às 19h, pela plataforma Webex, de webinar sobre os benefícios da cirurgia metabólica na remissão de doença renal crônica em pessoas com diabetes tipo 2. O evento, voltado para médicos e profissionais de saúde, abordará a importância da doença renal secundária ao diabetes, uma das principais causas de diálise e transplante renal no pais e no mundo.
Serão apresentados os resultados do estudo MOMS, conduzido pelo Centro Especializado em Obesidade e Diabetes da Instituição, que comprovou que a cirurgia metabólica é segura e mais eficaz na remissão da doença renal por diabetes do que o tratamento farmacológico. Além disso, a cirurgia metabólica levou a melhor controle glicêmico e perda de peso em dois anos de seguimento. No mês passado, os resultados da pesquisa foram publicados na Jama Surgery.
Para participar é preciso fazer inscrição pelo link.

Desafios da vigilância sanitária durante a pandemia

A atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) durante a pandemia do novo coronavírus é o tema central do webinar que a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito Rio) promove na terça-feira (14). Com o tema “Poder normativo e flexibilidade em razão da urgência: a atuação da Anvisa durante a pandemia”, o evento será realizado no Canal do YouTube da FGV, a partir das 18 horas, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Regulação.

Evento online discute educação no pós-pandemia

As tendências dos novos formatos de ensino híbrido (presencial e online) no pós-pandemia estão na pauta da Educa Week, que acontece entre 13 e 19 de julho. Totalmente grátis e online, a programação traz temas desde como diminuir o gap entre escolas públicas e privadas e inadimplência, descontos e questões críticas nas escolas particulares até os desafios da educação de alunos com necessidades especiais. Para acompanhar o evento, que acontece durante uma semana inteira e é aberto a toda a população, basta acessar www.educaweek.com.br.

Terapeutas familiares abrem vagas para curso online

As psicólogas e terapeutas familiares Gisele Aleluia e Raquel Nogueira anunciam vagas para o curso “O que o profissional de saúde mental deve saber para manejar situações graves com eficiência”. Serão cinco encontros online, ao vivo e em grupo. Mais informações: (21) 97623-6124.

Nossa seção sai toda segunda-feira. Envie sugestões para agendapositiva@vidaeacao.com.br

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!