AlimentaçãoMovimento

Dicas de precaução para ‘atletas’ que enfrentam maratona de shows

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

A morte da estudante Ana Clara Benevides, de 23 anos, após uma parada cardiorespiratória no show de Taylor Swift, nesta sexta-feira (17), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, onde a sensação térmica era de 60 graus, acendeu o alerta vermelho para os riscos que muitos fãs – dentre eles, crianças, jovens e idosos – podem sofrer durante um show musical em dias de calor extremo, como os que estamos vivendo em boa parte do país.

Depois dos três shows no Rio (18, 19 e 20), Taylor Swift para conquistar São Paulo nos dias 24, 25 e 26 de novembro, com performances de 3 horas e meia em que revisita os 45 maiores sucessos de sua carreira. Além da turnê da cantora norte-americana, outros shows estão programados até o final do ano, como Red Hot Chilli Peppers, Primavera Sound, Rock the Mountain. E para o alto verão, no início de 2024, mais festivais estão previstos, como I Wanna Be, Lollapalooza, Festival de Verão de Salvador e Summer Breeze.

Jovens durante show: é preciso ficar atento a medidas de saúde preventiva (Foto: Freepik)

Então, é preciso se preparar para essa maratona, em tempos de calor extremo, para garantir uma experiência musical única e memorável. Com altas temperaturas registradas no Rio de Janeiro e em São Paulo, especialistas sugerem muita água e encontrar áreas de sombra sempre que possível para aproveitar o show com conforto. A dica é levar uma garrafa de água e fazer intervalos para evitar a desidratação.

Além de muita água e isotônico, gel de carboidrato, barra de cereal, look dry fit, alongamento devem fazer parte do “kit atleta” para encarar essa maratona. As dicas vêm de quem entende do assunto: o preparador físico e Thiago Arruda, coordenador dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Fonoaudiologia do Centro Universitário IBMR, que integra o Ecossistema Ânima.

“O calor na casa dos 42°C pede preparação e cuidados de atleta para shows. Mas, antes de tudo, é importante que os fãs e também qualquer pessoa que queira viver de maneira mais saudável, tenham sempre uma alimentação equilibrada e façam exercícios físicos de forma regular, para estar preparados para situações como esta e outras”, alerta Arruda.

“Dicas de atleta” para encarar a maratona de shows

1- Hidratação constante (água, água de coco, isotônicos…), antes, durante e depois do show. Essa é a primeira regra para quem não quer ser rebocado para o pronto-socorro para cuidar de uma desidratação.

2- Barra de cereal pode levar. Avalie também o uso dos sachês de gel de carboidrato. Eles têm absorção rápida e que auxiliam no fornecimento de energia para o show. O produto é facilmente encontrado em farmácias e supermercados e tem vários sabores. Mas atenção! Eles só têm efeito pleno se a sua dieta for equilibrada. E não se esqueça de beber água no consumo deste gel, para que ele seja processado pelo organismo de forma eficiente, e verificar se não tem nenhum componente que seja alergênico na sua composição.

3- Use roupas leves, que permitam movimentos livres e sejam adequadas à temperatura do local. Opte por peças que proporcionem conforto sem comprometer o estilo. Prefira tecidos que permitam o corpo transpirar, mas sem reter o suor. “Maratonistas de todo mundo costumam usar roupas com tecnologia dry fit. Pensando no calor antes do show começar, vale dar uma olhada também em roupas com proteção contra os Raios Ultravioletas (UV). Estas roupas criam uma espécie de barreira para evitar o contato direto dos raios do astro rei com a pele”, diz o especialista.

Preparador físico Thiago Arruda lista recomendações para enfrentar maratona de shows (Foto: Divulgação)

4- Proteja-se do sol usando um chapéu/boné, óculos de sol e protetor solar. Se for usar roupa de proteção UV, não esqueça de passar protetor nas áreas que ficam expostas ao sol, inclusive nas pernas, se estiverem expostas.

5- Faça alguns alongamentos leves – Nada melhor para relaxar os músculos e prevenir possíveis dores. Sempre que possível, sente um pouco, nem que seja no chão, para descansar as pernas. “Os alongamentos das pernas e dos músculos do CORE – conjuntos de músculos que equilibram e fazem o suporte de áreas como a região lombar, abdômen, ombros e quadril – auxiliam na postura, evitam dores e podem prolongar a atividade no show”, diz o especialista.

Arruda também dá alguns exemplos de alongamento. “De pé, pernas estendidas, tocar as mãos nos pés, ou o mais próximo que conseguir; de pé, em um pé só, abraçar o joelho da perna oposta junto ao tórax (se não conseguir sem apoio, pode apoiar em alguém ou em algum lugar). Cada um por cerca de 15 a 20 segundos, de 2 em 2 horas”, explica.

Outra dica vai especialmente para aqueles que não vão desgrudar do alambrado para tentar ver seus artistas bem de perto: “Procure não ficar apenas numa posição. E peça a um amigo para ficar no seu lugar, para que você caminhe um pouco melhorando a circulação sanguínea.

Cuidados especiais com os pés

Bota e salto são lindos, mas… “Para um show numa condição extrema de temperatura e lotação como os fãs terão, o recomendável é usar tênis com amortecimento, como os atletas da Corrida Internacional de São Silvestre fazem. Eles são mais confortáveis, especialmente para quem for ficar em pé por longos períodos”, diz Arruda.

Para garantir que os fãs desfrutem plenamente da experiência sem desconfortos nos pés, tornozelos e joelhos, a Pés Sem Dor também traz algumas dicas valiosas:

Prefira calçados confortáveis e, se possível, sob medida. Sapatos que oferecem suporte adequado e se ajustam perfeitamente aos seus pés contribuem para uma experiência mais agradável e evitam desconfortos ao longo do show.

Opte por palmilhas sob medida – Esta é uma excelente maneira de garantir suporte adequado aos pés. Estas palmilhas são projetadas para o pé de cada pessoa, proporcionando alívio de dores e desconfortos. Elas ajudam a distribuir o peso de maneira uniforme, reduzindo a pressão sobre áreas específicas e permitindo que os fãs permaneçam em pé por mais tempo, desfrutando do show sem dores indesejadas.

Fonte: IBMR e Pés Sem Dor

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *