Manter-se em movimento é uma das formas mais eficazes de promover uma vida longa e livre de enfermidades. A prática regular de atividades físicas estimula a adoção de hábitos saudáveis, melhora o condicionamento físico e ajuda a prevenir diversos problemas de saúde, como doenças cardíacas, diabete e sobrepeso.
No Brasil, o quadro é preocupante: 47% dos adultos e 84% dos jovens são considerados sedentários, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2022. Esse panorama representa um grande desafio, mas também uma oportunidade para o mercado de bem-estar se reinventar.
Tradicionalmente o Dia do Desafio (30 de maio) reúne mais de 3.500 organizações em cerca de 14 países, e neste ano tem como propósito incentivar o movimento como um direito de todos, a qualquer momento e em qualquer lugar.
Segundo a organização, a edição de 2025 reforça o compromisso com o Plano de Ação Global sobre Atividade Física (GAPPA) 2018-2030 da OMS, baseado em quatro pilares: sociedades, ambientes, sistemas e pessoas mais ativas.
No Brasil, a edição de 2024 do Dia do Desafio contou com a participação de 20 estados, 894 cidades e 1007 instituições, que somaram 115.083 atividades e 4.836.921 pessoas atendidas. Fora do Brasil, a campanha contou com a participação de 12 países e 59 instituições, que totalizaram 12.934 atividades e 923.244 pessoas atendidas.
Impacto no desenvolvimento infantil
O Dia do Desafio contra o Sedentarismo, chama a atenção para os impactos negativos da inatividade física, especialmente entre as crianças. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam um aumento preocupante nos níveis de sedentarismo infantil em todo o mundo, realidade que eleva o risco de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e até problemas de saúde mental.
Em contrapartida, estudos comprovam que a prática regular de atividades físicas na infância está diretamente associada à melhora do desempenho escolar, desenvolvimento de habilidades sociais, aumento da autoestima e redução dos níveis de estresse e ansiedade.
Para Camila Gaudio, vice-presidente da Associação Brasileira de Acampamentos Educativos (ABAE) e diretora do Aruanã Acampamentos e Eventos, mais do que combater doenças como obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares, a atividade física na infância é essencial para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças.
O esporte e as atividades físicas são ferramentas poderosíssimas na formação integral das crianças. Uma vida ativa na infância planta sementes para um futuro mais saudável e feliz”, reforça. A prática regular está associada ainda à melhora no desempenho escolar, fortalecimento da autoestima e redução de estresse e ansiedade.
24 horas por dia: sedentarismo desafia academias a inovar para atrair alunos
Novas abordagens no setor fitness buscam engajamento para combater a ausência da atividade física na vida de boa parte da população
Mesmo com o aumento da conscientização sobre os benefícios das atividades físicas nos últimos anos, muitas pessoas ainda enfrentam dificuldades para manter uma rotina de treinos. Segundo a pesquisa Fitness Brasil 2024, 42% das pessoas apontam a falta de tempo como a principal barreira.
Para superar esse obstáculo, a Academia Gaviões, com 50 anos de mercado, aposta no diferencial de estar aberta 24 horas por dia, permitindo que cada participante encaixe os treinos de acordo com sua própria rotina — seja de madrugada, no começo da manhã ou à noite, sem depender dos horários comerciais.
A academia tem se destacado ao buscar novas formas de engajar seus frequentadores e incentivar a prática constante de atividades físicas. A rede tem adotado uma postura estratégica, utilizando as redes sociais para manter um relacionamento contínuo com os consumidores, criando uma conexão mais sólida e atendendo à crescente demanda por experiências personalizadas.
A nossa missão é transformar aquela pessoa que está sentada no sofá e proporcionar acesso a uma vivência que realmente impacte a vida de quem deseja melhorar sua saúde”, explica a CEO, Priscila Aguiar.
Ela destaca a importância de uma comunicação humanizada e do acompanhamento próximo para promover mudanças efetivas. “Esse vínculo nos permite oferecer uma verdadeira troca de experiências, essencial para quem busca adotar um novo estilo de vida”, complementa.
Mirando na oferta de modalidades diversificadas, como pilates, yoga, dança e lutas, a marca se adapta às diferentes preferências e necessidades de seus participantes. “Nosso foco é promover autoestima, não apenas performance. Queremos que todos se sintam bem consigo mesmos, sem ver o exercício como um fardo”, conclui Priscila.
Sesc SP promove 30º aniversário do Dia do Desafio
O Sesc São Paulo lançou a Carta de Compromisso “5% mais ativos”, que convida municípios do estado a assumirem o desafio de aumentar em 5% o número de pessoas ativas em suas comunidades nos próximos quatro anos, promovendo qualidade de vida e saúde, com especial atenção àqueles que têm menos oportunidades de acesso à atividade física.
Para celebrar os 30 anos do Dia do Desafio, comemorado nesta quarta-feira (28), as unidades do Sesc na capital paulista, região metropolitana de São Paulo, interior e litoral, além das instituições parceiras, disponibilizam para o público de todas as idades variadas atividades, propondo a ocupação de espaços para vivências e práticas físico esportivas.
Que neste ciclo possamos avançar no propósito de ter mais pessoas ativas para um mundo mais saudável, promovendo ambientes que valorizem o direito das pessoas ao acesso, à prática e aos benefícios da atividade física”, disse o diretor regional do Sesc São Paulo, Luiz Galina.
A gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo e coordenadora do Dia do Desafio no Continente Americano, Carol Seixas, afirmou que além de incentivar a prática individual, o Dia do Desafio promove a união de esforços entre setores, formando uma rede de governança e liderança que viabiliza o desenvolvimento de ações sustentáveis e eficazes.
Celebramos com entusiasmo mais uma edição da campanha, que visa conscientizar indivíduos, comunidades, organizações e gestores públicos sobre os benefícios da atividade física. Com programas que incentivam a prática esportiva e priorizam o acesso dos menos ativos, buscamos fortalecer parcerias e lideranças que promovam ações acessíveis e sustentáveis, criando uma rede de apoio duradoura para o engajamento em atividade física”.
Entre os destaques da programação do Sesc neste ano, estão encontros com atletas do cenário esportivo nacional, que participarão de vivências e demonstrações, além de relembrar suas trajetórias. O público terá a oportunidade de participar de atividades tanto nas unidades do Sesc quanto em espaços públicos ou locais geridos por instituições parceiras que participam da campanha.
Mais informações sobre as atividades podem ser consultadas nos sites www.sescsp.org.br/diadodesafio.
Com Agência Brasil e Assessorias