Mudanças e desafios na prática clínica oncológica, envolvendo os diferentes tipos de tumores, são o principal tema do XXIII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, que aSociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) realiza, de 3 a 5 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro.
Com a previsão de receber cerca de 3 mil participantes, o tradicional evento é o maior da América Latina sobre esta especialidade médica e tem como objetivo atualizar e integrar médicos e outros profissionais da área da saúde, pesquisadores, gestores, formuladores de políticas públicas e demais agentes que atuam no enfrentamento do câncer.
Com o lema “Ciência e Cuidado”, a programação do Congresso SBOC 2022, no Windsor Convention & Expo Center, contará com palestras e debates sobre novidades terapêuticas e avanços na imunoterapia; cuidados paliativos e integrativos contra o câncer; economia da saúde e políticas públicas; pesquisa clínica; diversidade étnica na oncologia, entre outros temas.A,
A XXIII edição do Congresso terá também uma sessão especial para pacientes, voltada aos que fazem tratamento contra o câncer e que queiram esclarecer as principais dúvidas sobre a doença, terapias e cuidados gerais. Essa programação será a única do evento com transmissão ao vivo, por meio das redes sociais da SBOC e do Instituto Oncoguia.
Além de tratar dos avanços das práticas médicas, o Congresso proporcionará uma troca de experiências sobre o desenvolvimento da carreira na área da medicina. Grandes nomes da medicina vão se reunir para um momento de atualização e trocas de experiências.
Já estão confirmados palestrantes internacionais e mais de 300 nacionais. Eles ministrarão aulas de variados temas da oncologia e da saúde de forma geral, além de compartilhar estudos de casos clínicos, novos tratamentos contra o câncer, variações da doença e principais novidades do setor.
Entre os destaques internacionais, estão Vicente Valero, Scott Kopetz e Renata Ferrarotto, do MD Anderson Cancer Center; Lynn Schuchter, presidente eleita da American Society of Clinical Oncology (ASCO); Toni K Choueiri e Otto Metger, da Harvard Medical School. Eles se juntarão aos mais renomados oncologistas brasileiros para discutir as principais novidades científicas contra o câncer.
Imunoterapia na Oncologia é um dos destaques
A Oncoclínicas marca presença em uma série de painéis e palestras que debaterão os avanços em tratamentos, além do pré-lançamento do livro “Oncologia de Precisão”, escrito por Carlos Gil Ferreira, Mariano Zalis, Rodrigo Dienstmann, Jorge Reis Filho e Bruno Ferrari, no estande da SBOC dia 4, às 10h.
Sobre as práticas médicas, Carlos Gil, especializado em oncologia torácica, vai coordenar, na quinta (3), às 8h30, a mesa de debates sobre imunoterapia na oncologia, tratando dos desafios e das perspectivas na área. A imunoterapia consiste em um tratamento que estimula o sistema imunológico do paciente para que este detecte as células não saudáveis e, após este reconhecimento, evite sua proliferação e as destrua.
Ainda no dia 3, Rodrigo Dienstmann, da Oncoclínicas São Paulo, coordenará, às 14h, o módulo dedicado a Oncogenética. No dia seguinte, também às 14h, durante a sessão Tumor Biopsy, ele ministrará a palestra “Lidando com big data: Inteligência artificial e machine learning”.
Já no sábado, Dienstmann volta a falar, às 10h30, na mesa de debates sobre tumores gastrointestinais, desta vez, sobre novos alvos moleculares em CCRm. Da Oncoclínicas de Minas Gerais, Alexandre Jácome vai participar da mesa de debates sobre Tumores Gastrointestinais, na sexta-feira, às 10h30, sobre terapia sistêmica. No mesmo dia, às 16h, Jácome coordena a sessão Liquid Biopsy.
Um dos destaques da programação acontecerá na sexta-feira (04), com o fundador e presidente do grupo Oncoclínicas, Bruno Ferrari. O oncologista fará uma palestra, às 10h30, sobre a “Concentração no mercado privado, modelos de assistência e remuneração”.
No sábado (5), a partir das 8h30m, Carlos Gil, presidente do Instituto Oncoclínicas, e a oncologista Clarissa Mathias, da Oncoclínicas Bahia, coordenarão duas mesas de debate para discutir temas ligados à profissão, como o desenvolvimento da carreira, gestão, mentoria e liderança feminina.
Novidades da edição 2022
Presidente da SBOC, o Prof. Dr. Paulo M. Hoff conta que o XXIII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica passa a partir de 2022 a ser um evento anual e não mais bienal. “Optamos por realizar o Congresso SBOC anualmente para acompanharmos melhor o dinamismo com que o conhecimento científico oncológico e da prática clínica acontecem ao redor do mundo”, comenta.
“A ideia de termos o Congresso todos os anos é também consequência natural da consolidação da SBOC como entidade mobilizadora dessa rede de profissionais e instituições que fazem a oncologia clínica brasileira”, acrescenta.
Tendo passado por 11 cidades diferentes de quatro regiões do país ao longo das suas 22 edições, o Congresso que deu origem à criação da SBOC volta a ser realizado de forma 100% presencial, lembra o presidente da Comissão Científica do Congresso, Dr. Gustavo Fernandes.
“Agora, com a possibilidade de reunir presencialmente os principais nomes da oncologia e subespecialidades, queremos trabalhar os temas mais atuais e pertinentes no que se refere ao câncer”, comenta. “Inclusive, abrimos para que todos os associados da SBOC pudessem enviar propostas de temas, palestrantes e aulas para compor a programação deste ano”, revela.
Serviço: XXIII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica
Local: Rua Martinho de Mesquita 129, Barra da Tijuca, Windsor Convention & Expo Center
Data: 3 a 5 de novembro
Para conferir a agenda completa do XXIII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, acesse: www.congressosboc.com.br.