Circuito de corrida de rua da Alerj reúne 1 mil pessoas

Campeões começaram a correr para vencer ansiedade e depressão. Competição também teve caminhada e reuniu crianças e pessoas com deficiência

Além de corrida de rua, funcionários e familiares da Alerj puderam participar de caminhada e ainda visitar o Palácio Tiradentes (Fotos: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Mais de mil pessoas participaram neste domingo (10) do primeiro Circuito Alerj de Corrida, com partida e chegada no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento, no Centro do Rio. A corrida contou com 5 km na modalidade principal e com a categoria de 100 metros, voltada à participação das crianças.
Com a finalidade de incluir o máximo de pessoas e incentivar o exercício físico, o circuito também ofereceu a possibilidade de caminhada de 3 km para iniciantes. Atletas PCDs também não ficaram de fora da atividade.
Cláudio Ferreira, de 60 anos, que tem um doença ocular rara chamada retinose pigmentar, fez o percurso com a ajuda de um guia. “A parceria com o Projeto Atletas Guia – Rio foi fundamental para eu e outros participantes estarmos aqui hoje”, declarou.

Vencedores começaram a correr para vencer ansiedade e depressão

O campeão dos 5 km, Vitor Rangel, é filho de um servidor da Alerj e começou a correr para lidar com a ansiedade. “Desde que iniciei no esporte, há três anos, notei que minha saúde mental melhorou muito, e isso refletiu nas minhas questões pessoais. Essa é a minha primeira vitória em uma competição, e significa muito para minha história”, declarou o jovem.

Letilde Severo, vencedora na categoria feminina, iniciou sua trajetória na corrida para vencer a tristeza e a depressão. “Comecei a correr depois de perder minha mãe e passar por um processo de divórcio. Essa vitória é muito especial porque, além de ser a primeira, pude competir junto dos meus dois filhos”, contou.

Os pais de Malu Duque Veloso, competidora da modalidade Kids, falaram sobre a importância do evento para a menina de 7 anos. “Nossa família valoriza muito a atividade física, e estamos incentivando a Maluzinha na corrida, que é o esporte favorito dela. Adoramos a oportunidade de competir em família”, disse a mãe.

Para o diretor do Departamento Médico da Alerj e um dos idealizadores da corrida, Samy Chitayat, essa iniciativa é essencial para investir no bem-estar físico e mental da população.

“Optamos pela corrida por ser um esporte muito democrático, com poucas contraindicações para participar. Isso possibilitou a realização de um evento familiar, com deputados, servidores, filhos e colegas competindo juntos. A procura foi muito maior do que esperávamos para um primeiro evento, por isso, considero que foi um sucesso”, disse.

Leia mais

Caminhada e corrida após os 40: benefícios e riscos às articulações
Sedentarismo e obesidade são fatores de risco para o câncer
Dicas para quem quer começar a correr neste verão

Deputados também participam da corrida

O percurso foi até a Roda Gigante do Porto Maravilha e retornou ao quase centenário palácio, reunindo deputados, servidores da Alerj, familiares e amigos. O primeiro vice-presidente da Alerj, deputado Brazão (União), competiu na categoria principal e reforçou a importância do evento.
Ampliar
Corrida reuniu mais de 1 mil pessoas (Fotos: Divulgação Alerj)

“Além do incentivo às boas práticas de saúde, agregamos a questão cultural, trazendo o Palácio Tiradentes como protagonista, junto de todo o percurso da corrida através do Rio de Janeiro Antigo”, comentou.

Também estiveram presentes no circuito os deputados Alan Lopes (PL), Dr. Deodalto (PL), Felipinho Ravis (SDD), Franciane Motta (União), Índia Armelau (PL), Marina do MST (PT), Prof. Josemar (Psol) e Valdecy da Saúde (PL), além do diretor geral da Alerj, Marcos Brito, entre outros diretores da Assembleia.

Durante a espera da conclusão do percurso pelos participantes da corrida, os familiares e amigos que ficaram no aguardo de seus parentes tiveram a oportunidade de desfrutar da visita guiada ao Palácio Tiradentes. A sede histórica da Alerj esteve aberta de forma especial neste domingo para proporcionar lazer cultural aos acompanhantes.

Com informações da Alerj

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!