A segurança do paciente é um dos pilares fundamentais para garantir qualidade e eficácia nos serviços de saúde.  Desde a publicação do relatório “Errar é Humano” (1999), a segurança do paciente tem sido uma preocupação global. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que milhões de pessoas sofram eventos adversos evitáveis a cada ano, gerando impactos significativos na saúde pública e nos custos dos sistemas de saúde.
A identificação correta dos pacientes é a primeira das seis metas internacionais de segurança do paciente, uma medida fundamental para prevenir equívocos na administração de medicamentos, exames e procedimentos médicos, reduzindo significativamente os riscos de eventos adversos. Pequenos erros nesse processo podem comprometer a segurança do atendimento e gerar consequências graves.
A Comissão do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa, unidade do Governo de Goiás, reforça a necessidade de atenção redobrada nesse aspecto, garantindo que todos os setores da unidade sigam rigorosamente os protocolos estabelecidos. Com este objetivo, a unidade realizou, no dia 14 de março de 2025, uma ação educativa voltada a todos os colaboradores da unidade, que teve como foco a identificação correta dos pacientes, correspondente à Meta 1.
Iniciativas como esta são fundamentais para reforçar a importância do tema, sobretudo neste Dia Nacional da Segurança do Paciente (1 de abril). Marcando a data, o Ministério da Saúde convida gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e a sociedade a participarem da campanha “Abril pela Segurança do Paciente”. que tem como tema em 2025 “Mais Acesso e Cuidado Integrado”.
A campanha reforça a necessidade de integrar os diferentes níveis de atenção à saúde e eliminar barreiras que dificultem o atendimento. O objetivo é promover discussões e ações voltadas à ampliação do acesso do usuário aos serviços de saúde, garantindo um cuidado seguro, equitativo, contínuo, centrado nas necessidades dos pacientes.
Como prevenir danos evitáveis nos serviços de saúde?

Criada no ano de 2013, ainda na primeira gestão do ministro Alexandre Padilha na pasta da Saúde, a campanha tem como foco reduzir as barreiras no acesso à saúde, fortalecendo a continuidade do cuidado e promovendo melhores desfechos clínicos. O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pela Portaria MS/GM 529/2013, promove diretrizes, protocolos e estratégias para qualificar o cuidado e prevenir danos evitáveis nos serviços de saúde.

A campanha foi estruturada com foco em garantir acesso oportuno e seguro aos serviços de saúde, eliminando barreiras que dificultam ou atrasam o atendimento. O slogan “Qualidade em toda a Jornada!” remete a este cuidado com o paciente em todas as etapas do atendimento.

As ações também buscam fortalecer a articulação entre os diferentes níveis de atenção, assegurando um cuidado coordenado e contínuo. Além disso, há um esforço em promover a equidade no acesso à saúde, abordando desigualdades sociais e ampliando o acesso universal aos serviços.

Outro aspecto importante é a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS), de modo a garantir a segurança nas transições assistenciais. A tecnologia em saúde é utilizada para otimizar os fluxos assistenciais e melhorar a comunicação entre as equipes. A mobilização incentiva ainda a participação ativa do paciente na promoção de sua segurança e bem-estar.

Acesse a página da campanha Abril pela Segurança do Paciente

Hospital público de Goiás foca em informação para prevenir erros

A ação promovida  Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa buscou reforçar a importância dessa prática essencial para evitar erros e garantir a proteção assistencial dentro da unidade. Durante a ação, os membros da comissão organizaram uma atividade interativa no formato de “Fato ou Fake”, na qual os participantes respondiam a perguntas sobre procedimentos corretos de identificação dos pacientes.

Para tornar o treinamento mais dinâmico e participativo, foram confeccionadas placas com as opções de resposta e uma etiqueta gigante, simbolizando a correta identificação do paciente. A abordagem lúdica e visual contribuiu para maior engajamento e assimilação do conteúdo pelos profissionais.

 

Além de abordar a Meta 1, a iniciativa também serviu como um momento de reciclagem sobre as demais metas internacionais de segurança do paciente. Os membros da comissão destacaram a importância de incorporar boas práticas de segurança à rotina hospitalar, tornando-as um hábito entre os profissionais.

O treinamento reforçou que a qualidade do atendimento depende não apenas de equipamentos modernos e equipes capacitadas, mas também da execução correta de cada procedimento, desde os mais simples até os mais complexos.

Fonte: Ministério da Saúde e Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *