Criada no ano de 2013, ainda na primeira gestão do ministro Alexandre Padilha na pasta da Saúde, a campanha tem como foco reduzir as barreiras no acesso à saúde, fortalecendo a continuidade do cuidado e promovendo melhores desfechos clínicos. O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pela Portaria MS/GM 529/2013, promove diretrizes, protocolos e estratégias para qualificar o cuidado e prevenir danos evitáveis nos serviços de saúde.
A campanha foi estruturada com foco em garantir acesso oportuno e seguro aos serviços de saúde, eliminando barreiras que dificultam ou atrasam o atendimento. O slogan “Qualidade em toda a Jornada!” remete a este cuidado com o paciente em todas as etapas do atendimento.
As ações também buscam fortalecer a articulação entre os diferentes níveis de atenção, assegurando um cuidado coordenado e contínuo. Além disso, há um esforço em promover a equidade no acesso à saúde, abordando desigualdades sociais e ampliando o acesso universal aos serviços.
Outro aspecto importante é a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS), de modo a garantir a segurança nas transições assistenciais. A tecnologia em saúde é utilizada para otimizar os fluxos assistenciais e melhorar a comunicação entre as equipes. A mobilização incentiva ainda a participação ativa do paciente na promoção de sua segurança e bem-estar.
Acesse a página da campanha Abril pela Segurança do Paciente
Hospital público de Goiás foca em informação para prevenir erros
A ação promovida Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa buscou reforçar a importância dessa prática essencial para evitar erros e garantir a proteção assistencial dentro da unidade. Durante a ação, os membros da comissão organizaram uma atividade interativa no formato de “Fato ou Fake”, na qual os participantes respondiam a perguntas sobre procedimentos corretos de identificação dos pacientes.
Para tornar o treinamento mais dinâmico e participativo, foram confeccionadas placas com as opções de resposta e uma etiqueta gigante, simbolizando a correta identificação do paciente. A abordagem lúdica e visual contribuiu para maior engajamento e assimilação do conteúdo pelos profissionais.
Além de abordar a Meta 1, a iniciativa também serviu como um momento de reciclagem sobre as demais metas internacionais de segurança do paciente. Os membros da comissão destacaram a importância de incorporar boas práticas de segurança à rotina hospitalar, tornando-as um hábito entre os profissionais.
O treinamento reforçou que a qualidade do atendimento depende não apenas de equipamentos modernos e equipes capacitadas, mas também da execução correta de cada procedimento, desde os mais simples até os mais complexos.
Fonte: Ministério da Saúde e Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa