Butantan investe R$1 bi do BID para ampliar produção de vacinas

Duas novas fábricas poderão triplicar a capacidade instalada do Butantan, representando um grande impacto na saúde pública brasileira

Área de envase e inspeção de vacinas do Instituto Butantan (Foto: Comunicação Butantan)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

A Fundação Butantan fechou um acordo com o BID Invest, banco de investimento filiado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o financiamento de duas novas plantas em seu parque industrial: o Centro de Processamento Final de Imunobiológicos (CPFI) e o Centro de Produção de Vacinas em Ovos 2 (CPVO-2).

As novas fábricas poderão triplicar a capacidade instalada do Butantan, representando um grande impacto na saúde pública brasileira. A fundação receberá um total de R$ 1 bilhão do BID e de bancos parceiros para a execução das obras.  A aproximação das duas instituições ocorreu antes da pandemia, quando o Butantan uniu esforços para o combate ao SARS-CoV-2 e o BID buscava apoiar projetos alinhados à causa.

O CPFI é destinado a envase e liofilização, etapas de finalização de diferentes imunobiológicos produzidos pelo Butantan, como vacinas, soros e anticorpos monoclonais. Assim, servirá de apoio a todas as outras fábricas do parque industrial. Já o CPVO-2 é uma planta de expansão da produção de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) com base em ovos – que é o caso da vacina da gripe e da ButanVac, imunizante contra a Covid-19 em desenvolvimento pelo Butantan.

No ano passado, o Butantan produziu 100 milhões de doses de CoronaVac, 80 milhões de doses de vacina contra a gripe, 28 milhões de doses de vacinas contra hepatite A e B, HPV, DTaP e raiva, e 560 mil unidades de soros.

“Não poderíamos ter notícia mais relevante neste fim de ano. Esse financiamento do BID para a Fundação Butantan ocorre em um momento oportuno de grande crescimento da instituição, o que vai permitir o aumento da produção de vacinas para o Brasil e para o mundo. Importante ressaltar que o BID reconheceu a excelência da gestão, o profissionalismo e a sustentabilidade da Fundação Butantan, qualificada para o empréstimo”, afirma Dimas Covas, diretor executivo da Fundação Butantan.

O BID Invest é uma organização financeira internacional que tem como propósito apoiar projetos baseados em valores como sustentabilidade, equidade e desenvolvimento social e econômico – pautas que estão fortemente alinhadas à atuação do Butantan. A organização acompanhará a construção das plantas desde o lançamento do chamamento público e a fase de contratação até a execução das obras. A expectativa é que as fábricas sejam finalizadas em cinco anos.

No Brasil, na área de saúde, o BID já fechou acordos com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Grupo Alliar Medicina Diagnóstica. No total, 159 projetos brasileiros de diversas áreas foram financiados pela organização, em áreas como energia, infraestrutura social, tecnologia, turismo e transporte.

Responsabilidade socioambiental

Uma das frentes mais importantes de avaliação do BID Invest para a aprovação de financiamentos diz respeito à sustentabilidade. Ficou claro, durante as diligências feitas pela agência de fomento, que o Butantan, como principal produtor de imunobiológicos destinados à saúde pública do Brasil, adota medidas fundamentadas na responsabilidade socioambiental, visando à prevenção de impactos ambientais e ao uso racional dos recursos naturais no desenvolvimento de suas atividades.

Fonte: Fundação Butantan

Leia mais

Centro Nacional de Vacinas começa a ser construído em Belo Horizonte
Covid-19 x IFA: como aumentar a produção de vacinas no Brasil?
Por que ainda não foi criada uma vacina contra a Aids? 
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!