Baleia Azul: terapeutas e lutadores ensinam como combater esse mal

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Terapeutas, educadores, pais, gestores sociais e esportistas consagrados vão compartilhar suas experiências e refletir sobre novas formas de lidar com situações de adversidade, especialmente relacionadas aos jovens, como por exemplo o jogo polêmico “Baleia Azul”, que termina com a morte de seus jogadores durante o Fórum Prisma: Explorando Novos Caminhos, que acontece nos  dias 4 e 5 de maio acontece, das 13h às 20h, no Centro de Convenções Mário Henrique Simonsen, na Barra da Tijuca.

Idealizado pelo Reciclando Mentes, instituição sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento de estudos e projetos dentro das áreas clínica e social, com base na terapia narrativa e nas Práticas Narrativas Coletivas, em parceria com a Malaika Experience, que promove o desenvolvimento das relações humanas através de vivências interativas, o Fórum contará com a presença de profissionais de diversos segmentos. Participarão grandes atletas que se ocupam há anos de criar oportunidades para jovens através do esporte, como Rodrigo “Minotauro” Nogueira e Flávio Canto.

Também estarão presentes Rodrigo Caetano, diretor executivo de futebol do Flamengo, e o jornalista Marcelo Oliosi, o Smigol, além de importantes empreendedores sociais, como Beto Chaves, coordenador de Projetos Sociais e Institucionais da Polícia Civil do Rio de Janeiro e criador do programa Papo de Responsa, Olivier Terreault, fundador do Teatro do Sopro, que leva “palhaços terapêuticos” a abrigos de idosos e Lúcia Helena Abdalla, psicóloga clínica, terapeuta de família especialista em saúde mental infanto-juvenil e coordenadora do Reciclando Mentes.

No evento, o Dr. David Denborough, diretor do Dulwich Centre Foundation, da Austrália, referência internacional em Práticas Narrativas Coletivas, apresentará algumas das metodologias já desenvolvidas dentro desta abordagem que, de modo leve e lúdico, se utiliza de metáforas como a do esporte para levar os jovens a refletir sobre a vida. David, através das suas histórias ao redor do mundo, como o trabalho desenvolvido em campos de refugiados, oferece diferentes possibilidades para lidar com cenários de adversidade.

“Pensamos que a visita do Dr. David ao Brasil seria uma ótima oportunidade para disponibilizar ferramentas às pessoas que atuam ou desejam atuar com contextos de dificuldade. É comum imaginarmos que sozinhos não somos capazes de promover mudanças significativas, que nossos pensamentos e nossas ações nunca serão o bastante para alcançarmos dias melhores. Foi para mudar esse pensamento e para ter multiplicadores do conceito que elaboramos o Fórum Prisma”, explica Lúcia Helena Abdalla.

Toda a renda adquirida pelo Fórum Prisma: Explorando Novos Caminhos será revertida para as ações de transformação social desenvolvidas pelo Reciclando Mentes junto às ONGs já assistidas pelo programa, como o “Instituto Irmãos Nogueira” e o “Instituto Rumo Náutico”. Os ingressos, incluindo coffee break, podem ser adquiridos através do link https://goo.gl/SW8PL4.  São concedidos descontos especiais a professores, estudantes, gestores e membros da ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar).  Buscando levar os benefícios desse conceito para o maior número possível de jovens, organizações não governamentais terão direito à gratuidade para um representante.

Fonte: Reciclando Mentes 

Programação:

Dia – 4 de Maio, 13h-20h

13:10h “Apresentação e Expectativas – A proposta de uma Cultura de Possibilidades – Porque estamos juntos e sobre o que vamos conversar” – Lúcia Helena Abdalla – Boas Vindas ao Dr. David Denborough.

13:40h “O que temos vivido nos últimos tempos & O que essa realidade desperta em nós” – Beto Chaves – Apresentação do contexto social que vivemos.

14:40h “Ativando nossa sensibilidade – Empatia através da Arte do Palhaço” – Olivier Terrault –Cuidando um pouco do cuidador o EMPATILHAÇO. 

16:00h Coffee Break

16:30h “A história de um grande mestre – Conhecendo a arte em lidar com pessoas que passaram por severas adversidades” –  Beto Chaves entrevista David Denborough, que vai contar um pouco de seu percurso ao redor do mundo.

17:30h “Quando o Esporte conecta e transforma vidas” – David Denborough e Beto Chaves conversam com Rodrigo Caetano, Diretor Executivo de Futebol do Flamengo.

19:20h “Dúvidas, curiosidades e reflexões” –  Momento reservado para perguntas e considerações do público.

 

Dia 5 de Maio, 13h-20h

13:00h – “O que é Terapia Narrativa e Práticas Narrativas Coletivas” –  David Denborough –Apresentação do uso das práticas narrativas nas situações de extrema adversidade.

14:30h – “Conversando com um problema que atinge a todos nós” – Exercício de externalização coletiva. Os participantes escolherão o problema que mais os aflige – ex: violência, corrupção, etc.

16:00h Coffee Break

16:30h – “Ressonâncias das práticas e ss vozes de quem trabalha no front” – Flavio Canto, Rodrigo “Minotauro” Nogueira Lúcia Helena Abdallaconversam com representantes de projetos assistidos pelo Reciclando Mentes.

18:30h – “Como fazer um amanhã diferente? Certamente com alegria” –  Marcelo Oliosi, o Smigol – A História de um atleta que virou jornalista, uma conversa sobre como podemos nos comprometer a partir de tudo que vivemos.

19:40H – “Considerações, agradecimentos e inspirações” –  David Denborough, Lúcia Assis Abdalla e Beto Chaves – Encerramento do encontro.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!