AGENDA POSITIVA

Manual ensina a prevenir infarto, AVC e insuficiência renal

Equipes médicas e de enfermagem das redes pública e privada de saúde do Rio de Janeiro poderão contar com o Manual de Prevenção às Doenças Cardiovasculares, desenvolvido pela Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj). em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. A publicação  será lançada nesta quarta-feira (3), como parte da programação do  34º Congresso de Cardiologia da Socerj, O evento acontece até o dia 5 de maio no Centro Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

O objetivo da nova cartilha é preparar os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde para educar os pacientes sobre os fatores de risco como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Pesquisa Vigitel Brasil 2016, divulgada em meados de abril pelo Ministério da Saúde, aponta que o Rio de Janeiro é a capital com o maior número de hipertensos e diabéticos. “É preciso deixar claro para o paciente que essas doenças crônicas podem causar um AVC, um infarto ou insuficiência renal para o resto da vida. Se alguém lhe explica tudo isso a probabilidade de adesão ao tratamento é maior”, explica o presidente da Socerj, o cardiologista Ricardo Mourilhe.

“Mais uma vez o Estado e o Município do Rio de Janeiro junto a Socerj se unem não só para tratar as doenças cardiovasculares, mas também alertar a população e a todos que, direta ou indiretamente, ajudam na sua prevenção. A casualidade da elevação do colesterol, como importante fator de risco de infarto e AVC, já está bem estabelecida. E neste cenário é importante que os médicos atuem para a redução do número de mortes, inclusive naqueles pacientes de muito baixo risco”, ressalta o coordenador da linha de cuidados cardiovasculares da SES, Antônio Ribeiro Neto.

Curso vai capacitar 600 médicos
Também nesta quarta-feira (3), acontece um curso para capacitar cerca de 600 médicos de especialidades diversas que atuam na atenção básica à saúde no estado. Das 600 vagas abertas, 300 foram destinadas a profissionais que atuam na capital. O curso gratuito de capacitação será focado na prevenção da doença cardiovascular primária e secundária. Ao longo do ano serão oferecidas mais aulas. O objetivo é preparar os profissionais da Atenção Primária para esclarecerem e orientarem os pacientes sobre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares. A expectativa é de que, ao receberem as informações corretamente, os pacientes tenham melhor adesão ao tratamento, prevenindo, desta forma, complicações comuns a essas doenças crônicas, como um AVC, um infarto ou uma insuficiência renal.
As aulas do curso serão ministradas pelos os autores da cartilha: Epidemiologia, com Ricardo Mourilhe; Dislipidemia, com Marcelo Heitor Vieira Assad; Diabetes e obesidade, com Cláudio Vieira Catharina; Hipertensão arterial, com Andréa Araújo Brandão; Tabagismo, com Gláucia Maria Moraes de Oliveira; Sedentarismo, com Claudio Gil Soares de Araújo; Estratificação de risco, com Maria Eliane Campos Magalhães; e Vacinação no cardiopata, com Wolney de Andrade Martins.
Manual mostra como atender casos de infarto em UPAs

Desde 2015, as UPAs utilizam o Manual de Atualização e Conduta na Síndrome Coronariana Aguda (SCA), desenvolvido pela Socerj. O texto ensina como identificar um paciente em processo de infarto. Era preciso fazer um eletrocardiograma e enviar para uma central de plantão com cardiologistas que liam o exame e apontavam qual conduta deveria ser adotada. O resultado inédito de dois anos dessa metodologia será apresentado nesta quinta-feira (4), no evento.

Também durante o evento, nesta quinta-feira, serão  apresentados os resultados das redes de cardiologia dos serviços públicos do Rio pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  Serão abordados os avanços na assistência aos pacientes com infarto agudo do miocárdio desde a implantação da Coordenação Executiva da Rede de Cardiologia, visando a qualificação das unidades de pronto atendimento e colocando em prática a chamada estratégia fármaco-invasiva no tratamento dos pacientes.

O infarto agudo do miocárdio é uma das patologias coronarianas mais frequentes e causadora de grande número de óbitos e incapacitação de pessoas em idade produtiva. O estabelecimento de fluxos e protocolos para o atendimento de vítimas do IAM e a capacitação dos profissionais das unidades de urgência e emergência permitiram a capilarização e o aumento da abrangência da rede de cardiologia e abriu caminhos para o tratamento de outras patologias e ações em outros cenários clínicos.

Com a implantação desse conjunto de medidas – que incluem curso e cartilha criados em parceria com a Socerj e a Secretaria Estadual de Saúde – foi possível aumentar o diagnóstico do infarto no primeiro atendimento nas unidades de urgência e emergência, possibilitando o início precoce do tratamento dos casos de infarto com a medicação específica (fibrinolíticos). Após a pronta administração na medicação na unidade da ponta, na sequência o paciente é encaminhado para a unidade especializada em cardiologia, para a realização da angioplastia.

 

Laboratório de Performance Humana é novidade no evento

Inaugurado recentemente na Casa de Saúde São José, no bairro do Humaitá, Zona Sul do Rio, o Laboratório de Performance Humana levará a expertise de médicos do esporte para o Congresso da Socerj, além de uma bicicleta para testes de esforço para o seu estande no evento.  O Laboratório trabalha com áreas importantes como cognição, biomecânica, fisiologia, nutrição e psicologia. Em fisiologia, por exemplo, a partir dos testes ergoespirométricos, os médicos avaliam a condição aeróbica, o comportamento da frequência cardíaca durante o esforço e a recuperação. Assim, é possível aferir o risco cardiovascular e determinar as zonas de treinamento ideais para cada pessoa.
“Nossa meta é moldar o futuro da saúde e da performance humana na nossa sociedade. Não podemos nos preocupar apenas com a doença, é importante trabalharmos de forma preventiva e focada na saúde. Os testes realizados no nosso Laboratório irão ajudar as pessoas a adotar um estilo de vida mais saudável”, explica o cardiologista Fabricio Braga, responsável pela área.
De acordo com a Casa de Saúde São José, a diferença é que esses exames são focados mais nessa questão da performance e ajuda as pessoas a determinarem o melhor treinamento, de acordo com o resultado desses testes.  A iniciativa faz parte do investimento do hospital em medicina esportiva e tem como objetivo ampliar o atendimento ao público interessado em melhorar o desempenho nas atividades físicas e adotar um estilo de vida mais saudável.
“Podemos avaliar a condição aeróbica, o comportamento da frequência cardíaca durante o esforço e a recuperação. Com isso, conseguimos aferir o risco cardiovascular e determinar as zonas de treinamento ideais para cada pessoa. A Casa de Saúde São José é o único hospital que conta com uma estrutura voltada para medicina esportiva. Queremos atrair, principalmente, quem ainda não faz exercícios. Nosso serviço identifica fatores importantes para a performance e também para a saúde do paciente”, explica o médico.
Outro destaque da Casa de Saúde São José durante o Congresso da Socerj é o lançamento do livro sobre as rotinas da Unidade Coronariana e Emergência Cardiológica da unidade também promete movimentar o Congresso. De acordo com o cardiologista Gustavo Luiz Gouvêa de Almeida Jr., organizador da publicação e coordenador da Unidade Coronariana, o objetivo é promover a troca de experiências entre os profissionais, a partir de casos reais tratados no hospital.  Dividida em 29 capítulos e editada pela Rubio, a obra contou com a participação de cerca de 70 colaboradores de diferentes áreas, entre elas Enfermagem e Fisioterapia.  A CSSJ vai distribuir 400 exemplares em seu estande no evento.

Também está previsto um Simpósio, no dia 5, com a presença de especialistas da instituição. quando serão apresentados temas relacionados ao livro, como Dor Torácica na Sala de Emergência, Crise Hipertensiva, Acidente Vascular Encefálico e Insuficiência Cardíaca Aguda.

Serviço:

34º Congresso de Cardiologia da SOCERJ 

Centro de Convenções SulAmérica – Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova, Rio de Janeiro

Programação completa do Congresso: http://34congresso.socerj.org.br/

Programação completa do Simpósio Internacional: http://34congresso.socerj.org.br/wp-content/uploads/2014/09/programa-site.pdf

Da redação, com assessorias da Socerj, Secretaria Municipal de Saúde e Casa de Saúde São José
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *