Todo cuidado é pouco na hora de optar por uma alimentação equilibrada. Ao buscar produtos alimentícios mais saudáveis, com ingredientes recomendados por nutricionistas, você pode estar comprando gato por lebre! O Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor denunciou a Nestlé ao Procon-SP por publicidade enganosa em alguns de seus produtos.

Segundo o Idec, “além da ausência de mel e dos elementos da embalagem que vendem a ideia de um produto mais natural e saudável, foram identificados aditivos alimentares do tipo aromatizantes nos produtos e uma alta concentração de açúcares presentes em sua composição”.

Os aromatizantes são utilizados com o objetivo de tornar os produtos mais atrativos e hiperpalatáveis por meio do aumento de características sensoriais como sabor e aroma. Contudo, todos os quatro produtos analisados são ultraprocessados e contêm ingredientes que, na verdade, são prejudiciais à saúde”, explica a nutricionista do Idec, Laís Amaral.

Segundo o Idec, quatro produtos da linha Nesfit destacam o ingrediente mel em seus rótulos, mas nenhum deles contém, de fato, mel em sua lista de ingredientes. Os produtos são o Biscoito Nesfit Aveia e Mel; o Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel; o Biscoito Nesfit Leite e Mel e o Cereal Matinal Nesfit Mel com Amêndoas sem adição de açúcares.

Procurada, a Nestlé informou que “cumpre todas as legislações e normas brasileiras em relação aos seus produtos e embalagens”. Em relação aos produtos mencionados, afirma que “o mel faz alusão aos produtos como referência de sabor e as embalagens contêm a informação “imagens ilustrativas””. Diz ainda que “a marca Nesfit atende aos critérios do acordo nacional de redução de açúcares em alimentos industrializados, do Ministério da Saúde”.

Propaganda enganosa, diz Idec

Além do nome, na parte da frente da embalagem dos produtos há imagens de favo de mel e outros elementos e signos diretamente relacionados ao ingrediente, o que configura publicidade enganosa. De acordo com Mariana Gondo, advogada do Idec, em razão da disparidade de informações entre a publicidade e a lista de ingredientes, a Nestlé viola de forma direta os direitos dos consumidores e o que preconiza o CDC (Código de Defesa do Consumidor), que considera enganosa a publicidade que pode induzir o consumidor a erro em relação às características de um produto.

Toda a construção da promoção comercial dos produtos leva a crer que o mel seja um dos ingredientes principais ou, no mínimo, que esteja presente em sua composição. O conjunto de informações das embalagens é inadequado para informar o consumidor a respeito das características e riscos do produto e, consequentemente, pode levá-lo a engano sobre o que está consumindo”, afirma. 

Segundo o Idec, a denúncia encaminhada ao Procon é resultante da atuação do OPA (Observatório de Publicidade de Alimentos), plataforma em que os consumidores podem denunciar publicidades de alimentos que contrariem as normas vigentes. “O observatório quer fortalecer o direito dos consumidores à informação adequada, apoiando a identificação de publicidades ilegais de alimentos e facilitando a sua denúncia aos órgãos competentes”, explicou a entidade.

Confira a nota da Nestlé na íntegra:

A Nestlé informa que cumpre todas as legislações e normas brasileiras em relação aos seus produtos e embalagens. Em relação aos produtos mencionados, o mel faz alusão aos produtos como referência de sabor e as embalagens contêm a informação “imagens ilustrativas”.

A empresa ainda reforça que a marca Nesfit atende aos critérios do acordo nacional de redução de açúcares em alimentos industrializados, do Ministério da Saúde. Além disso, a marca reformulou seus cereais matinais e lançou um portfólio sem açúcares adicionados e para sua linha de biscoitos, Nesfit tem reformulado seu portfólio para conter 100% de cereais integrais.

A Nestlé reforça ainda que reavalia rotineiramente seu portfólio de acordo com os padrões de nutrição, saúde e bem-estar, nas diferentes fases da vida das pessoas, para garantir que os produtos as ajudem a atender às suas necessidades nutricionais e uma dieta balanceada. Com isso, todos os anos, centenas de produtos são renovados e reformulados, enquanto outros são lançados de acordo com as tendências de consumo e saudabilidade que a Nestlé vem percorrendo.

Com Assessorias

encaminhou na última quinta-feira (24), ao Procon-SP, uma denúncia contra

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *