Junho é mês de celebrações de São João e do início do inverno, ocasiões que levam, tradicionalmente, a pensar em delícias gastronômicas e ao consumo de mais calorias. Ainda que nos dias frios o corpo “peça” alimentos calóricos para manter a temperatura corporal estável e as guloseimas juninas sejam uma tentação para os apaixonados por doces, é possível manter o equilíbrio à mesa.
De acordo com a mestre em alimentação e nutrição Maria Fernanda Koch Temporal, coordenadora dos cursos de Saúde do UniCuritiba, seguir uma dieta equilibrada é essencial, seja qual for a ocasião ou a época do ano. “Mesmo no inverno, não há necessidade de alterar os hábitos alimentares, muito pelo contrário, é necessário que a alimentação seja saudável para que o sistema imune tenha um desempenho adequado, prevenindo doenças características da estação, como a gripe, por exemplo.”
Açúcar muito além do recomendado
Os cuidados e a preocupação com a Covid-19 levaram brasileiros a descuidar do que vai à mesa. Um estudo da Clínica Integrada de Atenção à Saúde do Centro Universitário Una, de Belo Horizonte, revelou que 40% dos pacientes analisados consumiram mais açúcar na pandemia do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Una e UniCuritiba integram o Ecossistema Ânima, uma das principais organizações de ensino superior do país.
A dica é dar preferência aos alimentos in natura. Isso porque a maioria dos produtos industrializados, explica Maria Fernanda Koch Temporal, tem em sua composição grande quantidade de açúcares, sódio e gorduras. Esses compostos contribuem para o ganho de peso e favorecem doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, hipertensão arterial, hipercolesterolemia (colesterol alto), diabetes, entre outras.
Festas típicas famosas pelo cardápio super calórico – como o caso das guloseimas tradicionais de São João – não precisam ser excluídas da programação de quem prioriza a alimentação saudável. A nutricionista Maria Fernanda lembra que os festejos juninos podem ser muito bem aproveitados com a adaptação de receitas e a substituição de ingrediente.
Frutas, verduras, legumes e muita água
Frutas, verduras e legumes devem ser mantidos no cardápio durante o inverno. A sugestão é apostar em diferentes modos de preparo, como a utilização de verduras e legumes em pratos quentes, caldos e sopas, que além de nutritivos são reconfortantes nos dias frios.s.
Além da alimentação equilibrada, a ingestão adequada de água traz benefícios à saúde. A indicação, segundo a coordenadora dos cursos de Saúde do UniCuritiba, é consumir de 30ml a 40ml por quilo corporal ao dia. “Nosso organismo precisa de água para desempenhar todas as funções de maneira adequada, principalmente quando falamos em imunidade e prevenção de doenças”, ensina.
Outra recomendação é manter a rotina alimentar adequada, dividindo a ingestão diária em no mínimo seis refeições: desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, todas compostas por alimentos in natura como frutas, verdura, legumes, além de ovos, carnes magras e sementes.
Arroz doce integral
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de arroz integral
- 1 litro de leite desnatado
- 1 unidade de leite de coco light
- 2 colheres de sopa de coco ralado
- 4 colheres de sopa de adoçante culinário em pó
- 2 pedaços de canela em pau
- 2 unidades de cravo da índia
Modo de preparo:
Deixe o arroz de molho em água quente por uma hora, escorra e adicione água novamente até cobrir e passar três dedos do arroz. Deixe cozinhar. Acrescente o restante dos ingredientes e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até obter a consistência desejada.
Doce de abóbora sem açúcar
Ingredientes
- 100 gramas de abóbora seca ralada
- 200 ml de suco de maçã
- 1 colher de café de canela em pó
Modo de preparo:
Em uma panela coloque a abóbora, o suco de maçã e a canela e deixe cozinhar até obter a consistência desejada.