Palavra de Especialista

Folia saudável: alimentação e hidratação, a dobradinha que dá certo

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Beber bastante líquido, fazer refeições leves, evitar o excesso de bebidas alcoólicas… Essas são algumas dicas para aproveitar não apenas o verão, como o Carnaval. Ouvimos as nutricionistas Gabriella Alves, da Corpometria, e Patrícia Cruz, sobre dicas de alimentos e cuidados para antes e depois de curtir as festas. Confira:

“Para aproveitar as comemorações sem arrependimentos invista em aliar uma boa alimentação a boas horas de sono e não exagere no excesso de bebidas alcoólicas. Entre um copo e outro procure tomar muita água”, aconselha Patrícia. A recomendação aceitável indicada pela Organização Mundial da Saúde, é de 30g de álcool por dia, equivalente a três copos de chope ou uma dose de whisky por dia.

Nesse período evite produtos ricos em gorduras e redobre sua atenção ao ingerir alguns alimentos. O consumo de gordura em excesso causa azia, má digestão, diarreia, entre outros sintomas. “Não há como listar alimentos permitidos e proibidos em nenhuma época do ano. Priorize fazer refeições completas para ficar satisfeito e esqueça os petiscos que causam uma sensação de saciedade só por um momento”, recomenda Patrícia.

  • Para fortalecer o sistema imunológico beba sucos de cenoura, laranja, limão, acerola, melão e tangerina;
  • A Glutamina é um aliado para fortalecer seu corpo. Este aminoácido pode ser encontrado em alimentos como carnes, vegetais, iogurte e ovos;
  • Mantenha o corpo hidratado! Consuma bastante água para evitar desidratação;
  • Caso ocorra ingestão de bebidas alcoólicas, consuma alimentos protetores do fígado como alho, azeite de oliva, açafrão, chá de boldo e folhas verde escuras;
  • As castanhas podem ser levadas no bolso para a folia. Elas são ricas em lipídios e fornecem muita energia, além de saciedade;
  • Após as festas, o isotônico pode ajudar a repor os sais minerais e água perdidos durante as festas;
  • Depois de gastar energia, alimentos fontes de proteína são fundamentais para recuperação do corpo. Ovo, Frango, Carne Bovina ou Peixe, por exemplo, são indicados nesta fase.
  • Não se esqueça de colocar o sono em dia. A agitação pode causar estresse orgânico e neste caso os alimentos antioxidantes são uma excelente pedida. Eles incluem alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão, acerola e tangerina; ou frutas vermelhas amora, morango, mirtilo, framboesa.

Cinco dicas para escolhas saudáveis

1 – Hidratação: beba muita água nesse período, escolha opções variadas como água de coco, isotônico ou suco de frutas;

2 – Alerta: ao ingerir bebidas alcoólicas, lembre-se de se alimentar!

3 – Energia: ingira alimentos que atribuam energia ao seu organismo, como, por exemplo: arroz, pães ou batatas;

4 – Refeições: não deixe de fazer as três refeições principais, ou seja, o café da manhã, almoço e jantar;

5 – Blocos: se você for aproveitar para pular o carnaval, leve sempre um lanche extra, como barra de cereais ou frutas secas.

O que não fazer nesse carnaval?

1 – Excesso de gordura: evite alimentos ricos em gordura, que exigem mais da digestão, como: frituras ou feijoada;

2 – Jejum: não fique longos períodos sem ingerir alimentos;

3 – Bebida alcoólica: além de ser muito calórica, auxilia na desidratação. Lembre-se: nunca beba sem comer;

4 – Alta temperatura: “prefira não consumir alimentos que estão expostos em temperatura ambiente há muito tempo”, alerta a nutricionista;

5 – Praia: evite consumir molhos à base de maionese.

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