O Rio de Janeiro já é considerado o epicentro da variante Delta no Brasil. Mais transmissível, a nova cepa do coronavírus, originária da Índia, também já predomina em boa parte dos municípios do estado e avança em todo o país. Essa nova etapa da pandemia tem obrigado a reabertura de leitos Covid-19 em UTIs e já ameaça uma recaída no número de casos e mortes, justamente num momento em que o Brasil seguia uma tendência de queda. Com as vacinas e variantes atuais, o que podemos fazer para garantir nossa proteção
“Novas cepas estão sendo estudadas para saber se as vacinas em uso atualmente conseguem combater as mutações do coronavírus. Porém, segundo virologistas, a Coronavac pode responder melhor a essas novas cepas, já que a vacina é produzida com o vírus inteiro inativado e não somente com os genes spike”. É o que afirma a médica imunologista Lorena de Castro Diniz, coordenadora do Departamento Científico de Imunizações da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).
Para conversar sobre a eficácia das vacinas frente às novas variantes, especialmente a Delta; a proposta de terceira dose da vacina; a intercambialidade entre os imunizantes; a situação especial de grávidas e puérperas e das pessoas com comorbidades, além da esperada vacinação dos adolescentes, convidamos a dra Lorena para o nosso #PapodePandemia que acontece nesta quinta-feira (19), às 20 horas, no Youtube. O encontro é comandado pela jornalista Rosayne Macedo, editora do Portal ViDA & Ação.
Sobre a convidada:
Lorena de Castro Diniz é especialista em Alergia e Imunologia pela USP-SP/AMB, médica responsável pelo CRIE–GO/HMI e diretora técnica Instituto Imuno-alergo. Atua como coordenadora do Departamento Científico de Imunizações da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) e membro da Comissão de Imunização do CRM-GO. É preceptora da Residência Médica de Pediatria do Hospital Materno Infantil (GO).
Corre lá, acione o lembrete e não perca! Compartilhe esta mensagem e tire suas dúvidas ao vivo com a especialista.
Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e acione as notificações para receber nossos vídeos.