Escolas municipais de Niterói estão recebendo equipes de saúde para a vacinação de crianças e estudantes, como parte das ações do Programa Saúde na Escola. Nesta quinta-feira (15), foi a vez da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Rosalda Paim, no Centro, receber a mobilização.
A iniciativa tem como objetivos facilitar o acesso às vacinas, atualizar a caderneta de vacinação e ampliar a cobertura vacinal da população em idade escolar, promovendo mais saúde e segurança dentro das escolas.
É maravilhoso ter a possibilidade de vacinar a minha filha na escola. Trabalho como autônoma, dia e noite, e nem sempre sobra tempo para levar a minha filha a uma unidade de saúde. A vacina é essencial para a proteção dos nossos filhos”, afirmou a autônoma Meire Alexandre Souza, que acompanhou a filha Eloá durante a vacinação.
As ações integram o Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação voltada à promoção da saúde e à prevenção de doenças entre estudantes da rede pública de ensino.
Vacinas salvam vidas e é muito importante que nossos alunos e nossas alunas tenham acesso a várias imunizações dentro da própria escola. Continuamos a trabalhar para ampliar a cobertura vacinal em toda a cidade. As escolas são determinantes nesse processo”, afirmou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Entre as vacinas ofertadas estão a tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola), a influenza (gripe) e a pneumocócica 10-valente (pneumo), além de outras doses pendentes de acordo com a faixa etária e situação vacinal de cada criança.
Antes da visita das equipes de saúde, os profissionais solicitam aos responsáveis a caderneta de vacinação. Após a triagem, são aplicadas as vacinas necessárias. Para a imunização, é fundamental que a criança esteja acompanhada por um responsável no dia da aplicação.

Ação conjunta da Saúde e Educação

A ação é resultado da parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde, que, por meio dos postos de saúde dos bairros, envia equipes para aplicação das vacinas diretamente nas unidades escolares.

A gente sabe que a melhor maneira de tratar é prevenir, é não deixar acontecer. A vacina nos dá essa oportunidade de não deixar a criança adoecer. É fundamental que os pais apoiem, que tragam seus filhos, para que consigamos vacinar todas as crianças, proteger contra a influenza e complementar aquelas doses que ainda estão abertas nas suas carteiras de vacinação”, declarou a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows.

Para o secretário municipal de Educação, Bira Marques,  essa ação reforça o compromisso com o bem-estar integral dos estudantes. “A vacinação no ambiente escolar é uma forma eficaz de proteger nossas crianças e adolescentes, garantindo um desenvolvimento saudável, além de facilitar o acesso às vacinas e envolver toda a comunidade escolar nessa mobilização pela saúde”, disse Bira Marques.

Além da atuação nas escolas, os profissionais da educação também estão sendo contemplados. A vacinação contra Influenza e Tríplice Viral está sendo oferecida durante os encontros formativos realizados no Centro de Formação Darcy Ribeiro, no Barreto.

 

Leia mais

‘Saúde na Escola’: governo quer vacinar 30 milhões de estudantes
O que muda no calendário de vacinação das crianças?
Brasil deixa lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas

Dia D de vacinação contra a gripe teve adesão 30% maior

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza) realizada no último sábado (10), em toda a cidade de Niterói, registrou um aumento de 30% na aplicação de doses na comparação com 2024.

A mobilização contou com a participação de 1.000 profissionais e aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas Regionais, Módulos do Médico de Família do município, além de postos instalados no Plaza Shopping, no Clube Central e no Mercado Municipal.

Moradora de Itaipu, a designer Michele Cardoso, 43 anos, foi tomar a vacina contra a gripe junto com a filha Valentina, de 6 anos.

Acho muito interessante o Dia D porque todas as pessoas têm a possibilidade de se vacinar. Quem não pode durante a semana teve a oportunidade de vir aqui no fim de semana, por conta de trabalho e também por várias outras situações”, disse Michele ao lado da filha.

A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, ressaltou o resultado do trabalho dos profissionais na campanha de vacinação e lembrou que o imunizante segue disponível nas unidades de saúde. “Vacinas salvam vidas. Pedimos que os moradores da cidade compareçam às unidades”, afirmou a secretária.

Com informações da Prefeitura de Niterói
Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *