Com o objetivo de garantir informação sobre a prevenção do câncer e homenagear pacientes oncológicos em tratamento e em remissão, a Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia promove a sétima edição da campanha Vá de Lenço. O objetivo é alertar sobre a importância da prevenção por meio dos hábitos saudáveis e controle dos fatores de risco no cotidiano e também homenagear os pacientes oncológicos em tratamento e aqueles que estão em remissão ou curados.

Desde 2017, a iniciativa propõe ações coletivas que chamem atenção para o cuidado contra o câncer, marcando as ações pelo Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 704 mil casos da doença por ano até 2025.

A campanha, que já acontece há sete anos, convida pacientes, sociedade civil, profissionais de saúde, hospitais e demais instituições do ramo, artistas e médicos influentes, organizações de apoio ao paciente e empresas a postarem fotos nas redes sociais usando um lenço, marcar a hashtag da campanha: #vádelenço e, assim, compartilhar iniciativas de prevenção do câncer.

“O lenço simboliza para nós a luta que crianças e adultos travam diariamente contra a doença e pela vida, e por isso essa ação também é uma homenagem a todos os pacientes do país. Falar sobre câncer não pode mais ser um tabu nem gerar medo generalizado. Pelo contrário. É preciso disseminar informações para a sociedade em geral para ajudar a promover o controle dos casos evitáveis e também possibilitar o acesso a exames preventivos de rotina e ao diagnóstico precoce”, diz Catherine Moura, médica sanitarista e CEO da Abrale.

No Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), os profissionais e pacientes são convidados a aderirem à campanha, usando lenços para marcar a data. Além dos lenços distribuídos pela Abrale, a campanha no HU conta com material do projeto Girassol e qualquer pessoa pode vir com lenço para fazer a homenagem.

Artistas e influenciadores aderem à campanha

Para participar da campanha, qualquer pessoa pode vestir um lenço e postar fotos nas redes sociais, usando a #vádelenço. Neste ano, a campanha já conta com o engajamento de ONGs, casas de apoio e hospitais, e também de artistas como Simony, Dani Calabresa, Edson Celulari, Roberta Miranda, Claudia Ohana, Lázaro Ramos, Sérgio Malheiros e Sophia Abrahão.

Além da mobilização virtual, a Abrale e o Instituto Quimioterapia e Beleza vão enviar mais de 2 mil lenços para 30 hospitais e casas de apoio na Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Pará, Piauí.

Neste ano, o Instituto Quimioterapia e Beleza – que promove informação e conhecimento sobre beleza, autoestima, direito e cuidados com a saúde do paciente oncológico – doará 1230 lenços a 30 hospitais brasileiros, como homenagem e serviço a pacientes com câncer.

 “O lenço é a bandeira da nossa causa! Leva autoestima, senso de pertencimento, força e empatia. Quando a paciente recebe o lenço, se sente amparada e sabe que não está sozinha nessa luta”, comenta Deborah Duarte, Presidente do IQeB.

Atualmente, o IQeB também promove o projeto “Abre Portas”, uma plataforma de empregos destinada às pessoas que passam pela experiência do câncer. Na plataforma é possível cadastrar-se e adicionar currículos, participar de programas para autoconhecimento e avaliação de competências e habilidades, encontrar auxílio na produção de currículos atrativos, preparação para entrevistas e cursos de capacitação e treinamento. É possível cadastrar-se em: https://projetoabreportas.com.br/.

Diana Vilas Boas, diretora de Relações Humanas do IQeB, destaca: “É um novo caminho para o paciente oncológico dar continuidade à sua vida profissional, renovar esperanças e contribuir de forma positiva no sentido de vida com consequente melhoria nos resultados do tratamento”.

Para conhecer mais sobre a campanha Vá de Lenço, acesse: https://www.abrale.org.br/va-de-lenco/ .

“De Bem com Você – A Beleza Contra o Câncer” já atendeu mais de 40 mil mulheres

O Programa De Bem com Você – A Beleza contra o Câncer tem como objetivo oferecer um atendimento humanizado às mulheres que estão em tratamento oncológico, a fim de proporcionar a elevação da autoestima e qualidade de vida durante e pós-tratamento, por meio de oficinas de automaquiagem. Desde 2012, o programa já atendeu, no Brasil, mais de 40 mil mulheres em tratamento oncológico, por meio de oficinas gratuitas de maquiagem, que ajudam as pacientes a resgatar a autoestima.

O programa faz parte da iniciativa Look Good Feel Better Internacional, criada em 1989, que já impactou a vida de mais de 2,2 milhões de pacientes com câncer em 27 países em todo o mundo. Com a colaboração de mais de 7.800 voluntários treinados, são realizadas 7.100 oficinas de automaquiagem gratuitas todos os anos.

A iniciativa conta com a doação de produtos de maquiagem e outros itens de higiene pessoal, que compõem os kits oferecidos gratuitamente às participantes das oficinas. O De Bem Com Você conta com a colaboração de mais de 130 voluntários treinados. Ao todo são cerca de 920 oficinas gratuitas de automaquiagem anualmente,que têm se expandido com a realização das oficinas no modo online.

“Participo das oficinas de automaquiagem online e, desde então, melhorou muito a minha autoestima. Generosidade é o que não falta nas voluntárias do programa, elas que tiram um pouquinho do seu tempo para nos deixar com mais brilho e nos sentindo melhor”, comenta Cátia Maria, paciente e participante das oficinas.

Criado em 2012, o Programa DBCV é uma iniciativa do Instituto ABIHPEC, uma associação civil, autônoma, sem fins lucrativos, que surgiu de uma iniciativa da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) para canalizar os projetos sociais por ela patrocinados.

“Na semana em que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Câncer (4 de fevereiro), homenageamos todos os pacientes oncológicos que enfrentam desafios com a doença e que agora compartilham suas experiências de transformação, bem como os cuidadores, profissionais de saúde, voluntários, ONGs e instituições atuantes nessa jornada pela recuperação, que salvam vidas e tornam possível a superação da doença”, afirma Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC.

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Dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa da União Internacional para Controle do Câncer, que visa a conscientização mundial sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de diferentes tipos da doença. Até 2024, o tema da campanha realizada pela UICC será “Close the care gap”, incentivando o fortalecimento de ações destinadas às melhorias no acesso a cuidados de qualidade, incluindo prevenção, detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos.

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) foi fundada por pacientes e familiares em 2002, com a missão de oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer do sangue no Brasil tenham acesso ao melhor tratamento. A atuação da associação é sustentada por quatro pilares: Apoio ao Paciente, Educação e Informação, Pesquisa e Monitoramento e Políticas Públicas. Mais informações em www.abrale.org.br

Testagem contra ISTs na praia e nos fervos do Rio

A equipe de educadores do Pela Vidda está nos locais mais agitados da cidade maravilhosa para mais um Verão da Prevenção. O time de voluntários promove ações de testagem para o HIV, sífilis e hepatite B além de levar informações sobre as formas de evitar as infecções sexualmente transmissíveis.

Nesta sexta-feira, a equipe do Pela Vidda-RJ estará na Lapa das 19h até a meia-noite. As pessoas que chegarem à região boêmia do centro da cidade poderão fazer os testes e receber os resultados em no máximo vinte minutos com o acompanhamento e acolhimento de uma equipe especializada.

No domingo, o Pela Vidda estará na praia mais famosa do Brasil para mais uma ação de prevenção. O horário da testagem na Praia de Copacabana ainda está sendo definido. Será informado no Instagram do Pela Vidda-RJ @pelaviddarj.

Na segunda-feira, a ONG chega a um dos rolés mais bombados da cidade. A Pedra do Sal, fica lotada de jovens e trabalhadores de todas as idades para curtir um dos sambas mais quentes do Rio. E os educadores do Pela Vidda-RJ lá estarão das 17h às 22h.

Para fechar a agenda dos próximos dias, tem ação de testagem e prevenção na Glória dia 8, das 16h às 21h, e novamente na Lapa, dia 10,, de 19h até meia-noite.

O Pela Vidda-RJ é instituição pioneira na luta contra a Aids com mais de 33 anos de atuação contra a epidemia e em favor dos direitos das pessoas que vivem com HIV e Aids.

Com Assessorias

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