Presente na memória afetiva de milhares de pessoas, a Bienal do Livro Rio, entre os dias 1º e 10 de setembro, completa 40 anos com uma edição comemorativa que traz as mais relevantes discussões contemporâneas. Este ano, o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país vai oferecer ao público experiências que vão além do livro, em palcos inéditos e com bastante interação com o público, unido por uma paixão em comum: contar e ouvir histórias.

Bienal do Livro Rio chega aos 40 anos com uma edição especial, pensada para atender os anseios do público de hoje, levando em conta a diversidade de frequentadores. Realizada pela GL events Exhibitions em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), vai reunir, este ano, mais de 300 autores em 80 encontros com os leitores, com cerca de 300 editoras do país inteiro.

Serão dez dias de evento, com mais de 200 horas de programação para toda a família, com experiências para fãs de histórias, literatura, audiovisual, games e outras narrativas. A expectativa é que aproximadamente 600 mil pessoas circulem pelo Riocentro, na Barra da Tijuca, nos dez dias de evento. Os ingressos já estão à venda pelo site oficial do festival.

Acessível para todos os públicos, a Bienal do Livro Rio vem capacitando um time de atendimento ao público, que estará responsável por receber e orientar visitantes idosos, pessoas com qualquer deficiência ou alguma outra necessidade. O evento fará tradução simultânea em Libras de todas as sessões da programação oficial, democratizando ainda mais o acesso ao conhecimento.

Atendimento especial a pessoas surdas e cegas

Haverá um serviço especial de atendimento a pessoas surdas e cegas ou com deficiência auditiva e baixa visão, em todos os dias do evento. Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, turmas de 40 alunos atendidos pelo Instituto Benjamin Constant – referência na educação e capacitação profissional de pessoas cegas ou com baixa visão – irão visitar a Bienal do Livro, pela manhã, às 9h.

Durante a visita, elas contarão com audiodescritor para guiar o percurso pelo Espaço Infantil, pavilhão dedicado ao incentivo à leitura e paixão pelas histórias, com resgate a grandes nomes da literatura responsáveis pela formação de leitores. O serviço de acessibilidade comunicacional é realizado por profissionais da All Dub Estúdio, empresa parceira em outras edições da Bienal e com experiência em grandes eventos no país.

Toda a manhã, nos dez dias de Bienal do Livro, haverá visita guiada para pessoas com deficiência, sempre com intérpretes para atendimento na chegada ao evento, e audiodescritor guiando o trajeto. Interessados devem chegar 15 minutos antes da abertura do evento e dirigir-se ao balcão Visita Guiada, próximo ao Pavilhão Laranja.

Visitação Escolar – A Colgate-Palmolive, que patrocina ações sociais como o programa de Visitação Escolar, que tem como objetivo aproximar crianças e jovens do universo dos livros, estimulando a criatividade e a consciência crítica. Ao todo, o evento deve receber mais de 100 mil alunos do Estado do Rio de Janeiro. ​​A parceria vai se estender para depois do evento. A marca fará a doação de livros e kits de higiene para crianças em uma ação numa biblioteca pública no bairro do Rio Comprido.

Bienal do Livro Rio e Hemorio se unem para incentivar doação de sangue

Projeto “Ler tá no sangue” vai distribuir livros a unidades de saúde do SUS, a cada bolsa de sangue doada

Doação de sangue no Hemorio é fundamental para manter estoques durante período de baixa (Fotos: Maurício Bazílio / SES)

A Bienal do Livro Rio convida seu público para um grande movimento de solidariedade em apoio ao Hemorio e às pessoas que precisam de transfusão. Em sua terceira edição, o projeto “Ler tá no sangue” une a instituição e o festival para estimular a doação de sangue e o gosto pela leitura: entre os dias 1 e 5 de setembro, os doadores que estiverem nas salas de espera do Hemorio vão receber um livro novinho para chamar de seu.

Cada bolsa de sangue doada será convertida em um livro, destinado a pacientes internados em hospitais do estado, pelo SUS. Além disso, o 40° doador que comparecer ao Hemorio também receberá um par de ingressos. No total, 1.500 livros foram disponibilizados por diversas editoras a pedido do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), um dos organizadores da Bienal, juntamente com a GL events Exhibitions.

Os temas estão em linha à programação diversificada do festival, voltada para todas as idades, com histórias de aventura, ficção, romance e clássicos literários para públicos infantil, juvenil e adulto, promovendo uma grata surpresa aos doadores. Abraçaram esse projeto as editoras Rocco, Harper Collins, Sextante, Arqueiro, Intrínseca, Grupo Editorial Nacional, Pallas, Editora Adoleta, Delirium, All Books, Sinna, Biblioteca Azul, Record, Nova Fronteira, IBEP Nacional, Todavia, DCL, Máquinas de Livros, Companhia das Letras, Morro Branco, Latitude, Mourthé e Be.

“Doar sangue é um ato de profundo simbolismo, por transmitir empatia e compromisso com a vida. Ao trazermos a Bienal para essa ação, celebramos o engajamento e sentimento de pertencimento em torno da solidariedade e do cuidado pelas pessoas que passaram pelo evento nos últimos 40 anos”, destaca o presidente do SNEL, Dante Cid.

Diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim, ressalta a generosidade do ato. “Só é possível garantir a continuidade das coletas de sangue com uma grande corrente de solidariedade. E como fazer isso ser mais bacana do que unindo à leitura, essa atividade tão importante em todas as idades?”, comenta.

Como doar sangue

  • As doações podem ser feitas das 7h às 18h, inclusive aos fins de semana, na sede do Hemorio, à Rua Frei Caneca, 8 – Centro. As instruções completas para a doação de sangue estão nas redes sociais do Hemorio.
  • Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável;
  • Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital ainda segue como impeditivo para doações enquanto houver uso da peça;
  • Quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após dez dias do desaparecimento dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac). Para mais detalhes ou informações, o doador pode ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

Campanhas de conscientização e respeito ao meio ambiente

A Comlurb levará para a Bienal do Livro Rio os garis do Chegando de Surpresa, que usam música em campanhas de conscientização sobre o descarte correto do lixo, e do Teatro de Portas Abertas, grupo de criação de peças lúdicas e bem-humoradas sobre o os cuidados com o meio ambiente, além do carismático Renato Sorriso.

As apresentações acontecem no estande da Secretaria Municipal de Educação (SME), na terça-feira (5/9), às 11h, com o objetivo promover a conscientização e o respeito pelo meio ambiente usando cultura, música, teatro, bom humor e alto-astral.

O Teatro de Portas Abertas faz parte do projeto “Escola Mais Consciente”, que já se apresentou em mais de 50 unidades do município com peças que buscam estimular nas crianças o interesse em proteger o meio ambiente para que se tornem adultos mais responsáveis.

Outro representante da Companhia no evento será o gari escritor Valdeci de Souza Boareto (foto), que vai apresentar seu livro “Comportamento que te salva, a vida sob o olhar de um gari que só quer respeito”, na quinta-feira (7), também às 11h no estande da SME.

A Comlurb fará ainda uma operação especial de limpeza de toda a área externa do Riocentro e das vias de acesso aos pavilhões, durante todos os dias do evento. Ao todo oito garis atuando nos serviços de varrição e coleta de resíduos, sendo quatro de 7h às 15h e outros quatro, de 15h às 22 horas. Um caminhão compactador dará o destino correto aos resíduos gerados.

Luciano Szafir lança Instituto Formando Leitores

Aproveitando o clima da Bienal do Livro, o ator e empresário Luciano Szafir (foto) estará na cidade para o lançamento do Instituto Formando Leitores. A organização, sem fins lucrativos, nasce com o objetivo de atuar no fomento à formação de leitores em todo o Brasil.

Para isso, o Grupo LJS Educar colocará à disposição do Instituto todo o conhecimento acumulado ao longo de anos na área da educação na promoção de palestras, na participação em feiras e eventos, no apoio a escritores e autores e na produção e divulgação de conteúdos de cunho literário.

Um coquetel para convidados marca o lançamento do Instituto dia 5 de setembro, com a presença de personalidades do meio artístico e literário, empresários e políticos das 19h30 às 21h30, no CDesign Hotel, na Zona Oeste do Rio. Quem desejar, poderá conversar com Szafir durante a Bienal do Livro. No dia 5, ele estará no estande da Editora Melhoramentos. E, no dia 6, no da Estrela Cultural.

Mais sobre o evento

Bienal das Narrativas”: inteligência artificial e a habilidade de sentir e se emocionar

Imagine a responsabilidade de escrever as páginas do maior evento de cultura e entretenimento do país no ano em que se comemora seus 40 anos. A Bienal do Livro Rio, que tantas histórias já escreveu na memória afetiva de milhares de brasileiros e até estrangeiros, já faz parte do calendário da cidade e ocupa a memória afetiva do público com grandes encontros, produção de conhecimento e conexão.

Desta vez, o ponto de partida foi justamente a dicotomia entre dois conceitos: a inteligência artificial, um dos assuntos do momento, que vem guiando o mundo atualmente, e a capacidade humana de sentir e se emocionar, responsável por esse afeto que marca gerações. O evento traz uma proposta imersiva e que busca atender aos anseios do seu público.

A Bienal, ao longo de quatro décadas, sempre foi pulsante, acompanhando as mais diversas mudanças da sociedade — do mercado literário às tecnologias e o comportamento. Este ano, um coletivo curador, dedicado a trabalhar de forma transversal e integrada, apresenta uma programação extremamente rica, que aponta para o futuro e se renova com atrações em formatos variados e experiências para fãs de histórias, literatura, audiovisual, games e outras narrativas — sejam eles fãs de todas as idades.

Para materializar essa capacidade de irradiar que a Bienal carrega em sua essência, com a representatividade necessária para mobilizar todo tipo de gente,  o evento traz novidades. Destaque especial para a cultura pop, com muita interação em um grande espaço efervescente: a nova Arena Palavra-Chave, que vai trazer interação direta com os jovens em formatos variados para garantir as melhores experiências e uma verdadeira celebração da cultura e do entretenimento.

A Bienal foi planejada por um ‘time de peso’, comprometido com a pluralidade de ideias e o encantamento do público de uma forma diferente. Os curadores cuidam do Café Literário, um espaço intimista que será remodelado para abrigar as reflexões mais profundas sobre os mais diversos temas contemporâneos. Haverá ainda uma programação extensa direcionada ao público infantil, tão importante para o evento.

Haverá áreas de descanso amplas nos jardins do mais completo centro de convenções da América Latina, praça de alimentação com gastronomia variada e ativações interativas que estimulam a reflexão sobre temas contemporâneos, a criatividade e a imaginação dos frequentadores.

Shares:

Related Posts

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *