“Um sol para cada um”. A expressão já se tornou popular no Brasil e, nestes tempos de calor extremo, ganha ainda mais força – “agora são cinco sóis para cada um”, brincam algumas pessoas. E para cada um, uma proteção diferente para a pele. ​Afinal, segundo o Inpe, o verão que se aproxima será um dos três mais quentes da história, com previsão de temperaturas muito acima da média ao longo dos próximos meses.

Por isso, a edição de 2023 da campanha Dezembro Laranja, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) tem como tema “Seu Sol, sua pele e sua proteção. Cada um com a sua prevenção”, assinada pela Triunfo Sudler, agência especializada em Health & Wellness. O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade da prevenção aos danos causados pelo sol nos diversos tipos de pele, reforçando as medidas fotoprotetoras para uma pele saudável.

“A fotoproteção atenua os efeitos do fotoenvelhecimento e previne manchas solares. Além, é claro, de prevenir o câncer de pele. A ideia é criar o hábito também naqueles que acham que não precisam se prevenir do câncer de pele. É uma campanha educativa para diminuir a exposição à radiação ultravioleta, incentivando o uso do filtro solar, de roupas com proteção UV, além de chapéus e bonés. A proteção ao sol deve ser um hábito”, destaca Carlos Barcaui, coordenador da campanha.

Mais incidente no país, o câncer de pele corresponde a 33% de todos ​os tumores malignos registrados. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2023 e 2025, são estimados cerca de 220 mil novos casos, sendo o tipo de câncer mais comum entre os homens. No Brasil, o câncer de pele não melanoma responde por 31,3% de todos os casos da neoplasia maligna, à frente, por exemplo, dos cânceres de mama (10,5%) e de próstata (10,2%).

Leia mais

Um sol pra cada um. E cada um com a sua proteção
10 dicas para proteger as crianças do calor intenso
Dezembro Laranja: perigo do sol à flor da pele

Agenda Positiva – Dezembro Laranja

Cristo iluminado e mutirão de atendimentos gratuitos

Nesta quinta-feira (30), das 19h às 21h, o monumento ao Cristo Redentor, símbolo do Brasil, será iluminado na cor laranja com o objetivo de chamar a atenção para a conscientização acerca do câncer de pele. A ação faz parte do Dezembro Laranja, que é a campanha promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Além do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), outros monumentos e prédios recebem a mesma iluminação em diferentes estados.

Uma das iniciativas mais relevantes da campanha será realizada no dia 2 de dezembro, quando 3.500 médicos dermatologistas e voluntários de todo o Brasil prestarão atendimento gratuito para diagnóstico do câncer de pele. As consultas serão realizadas em cerca de 110 postos espalhados pelo país. O mutirão de atendimentos é realizado pela SBD desde 1999 e já beneficiou mais de 600 mil pessoas. A previsão é de que cerca de 26 mil pessoas sejam atendidas pela ação este ano.

“Foi desse mutirão que surgiu a ideia de consolidar o movimento do Dezembro Laranja, em 2014. A SBD quis ampliar essa importante iniciativa de conscientização com uma campanha não restrita ao dia dos atendimentos, mas que pudesse abranger um número maior de pessoas com informação de qualidade. Câncer de pele mata e muita gente ainda não sabe isso”, ressalta Heitor Gonçalves, presidente da SBD.

Universidade de Santa Catarina adere ao Dezembro Laranja

Com população predominantemente branca, o Estado de Santa Catarina é o segundo no ranking em casos de câncer de pele não melanoma no Brasil. Os casos de câncer de pele não melanoma representam 94% do total dos casos e os dois tipos mais comuns são o basocelular (carcinoma de células basais) e o espinocelular (carcinoma de células escamosas), segundo o Inca.

Para colaborar com a campanha Dezembro Laranja no estado, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) programou atividades para dia 2, das 9h às 15h, na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC), no bloco F7, do Campus Itajaí. Além da divulgação de informações sobre a doença, será feito atendimento gratuito à população para o rastreio da doença.

Para buscar os locais de atendimento, basta acessar a página oficial da campanha DezembroLaranja – SBD.

Com Assessorias

Shares:

Related Posts

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *