21 de junho não é um dia qualquer. Desde 2015, após pedidos de várias lideranças yoguis e por sugestão do primeiro ministro da Índia, Narendra Modi, à Organização das Nações Unidas (ONU), a data passou a ser reconhecida como o Dia Internacional do Yoga (ou da ioga, como preferem alguns) e celebrada em 175 países, incluindo o Brasil.  A data foi escolhida por acontecer no mesmo dia do Solstício de inverno, dia em que os hemisférios da Terra atingem a maior inclinação possível em relação ao Sol. O fenômeno astronômico marca o início do inverno. A data tem grande importância para diversas culturas antigas e está associada simbolicamente ao nascimento, ao  renascimento e ao despertar.

As celebrações em torno da data vêm crescendo a cada ano em todo o mundo, promovendo e popularizando a prática milenar de equilíbrio para o corpo e a mente. A intenção é levar a mais pessoas o conhecimento sobre uma ferramenta simples e acessível capaz de trazer relaxamento e tonicidade ao corpo e positividade à mente, além de melhorar a memória, concentração, criatividade, disposição física e o nível de energia vital como um todo. Filosofia que atua na harmonização do corpo e da mente e na melhora da respiração e da postura, o yoga tem entre seus benefícios a melhora na concentração, na flexibilidade, e na qualidade do sono, o fortalecimento da musculatura, o aumento da concentração e a redução do estresse.

Antigamente confundido com religião ou associado apenas a um estilo de vida alternativo, o Yoga é na verdade uma filosofia de vida que busca a integração de corpo e mente. Originária da Índia, é praticada há mais de cinco mil anos, sem restrição de idade, nacionalidade ou cultura. De acordo com o fundador da Arte de Viver, o líder humanitário Sri Sri Ravi Shankar, yoga ajuda o ser humano a alcançar todo seu potencial e melhorar a qualidade de vida, daí a importância em disseminar esse conhecimento tão antigo e precioso. “Pode remover as lágrimas e trazer um sorriso a cada rosto, trazer celebração e novas habilidades à vida de qualquer um”, afirma.

Os exercícios surgiram na Índia e aos poucos conquistou o mundo e mais adeptos. A ioga é uma modalidade que faz bem para a alma e a mente. É uma maneira prazerosa de se autoconhecer e um aprendizado para lidar com as diversas situações do dia a dia. Também ajuda o praticante a entender a importância da respiração”, declara Felipe Gaspar, coordenador técnico da Fórmula Academia em São Bernardo do Campo (SP).  O espaço promove uma aula aberta de yoga dia 20 de junho (quarta-feira), a partir das 17h30, no Golden Square Shopping.

Saudação ao sol em mais de 200 cidades

No Rio de Janeiro, uma série de atividades estão previstas para acontecer durante toda a semana, a começar deste sábado (16). A programação da Arte de Viver começa com o The Sun Never Sets on Yoga, evento mundialmente sincronizado com centenas de cidades, em que praticantes de yoga se reúnem para realizar em conjunto a sequência de movimentos da Saudação ao Sol (Surya Namaskar).

Os movimentos sincronizados são feitos ao nascer do sol em cada cidade, formando uma bela coreografia, em que os participantes, além de exercitar o corpo e acalmar a mente, criam uma corrente de boas vibrações e energias para suas localidades e para o mundo inteiro.  O evento percorrerá pontos turísticos em mais de 200 cidades com um ciclo de saudações ao sol  para a gravação de um vídeo que mostrará praticantes de yoga se exercitando em conjunto em várias partes do mundo. No Rio, a gravação do vídeo será a partir das 6 horas na Praia de Copacabana, em frente ao Hotel Othon (Av. Atlântica, 3264).  

“O objetivo do The Sun Never Sets é divulgar o yoga e também criar uma onda de boas vibrações para percorrer o mundo. As posições executadas durante a saudação são uma forma de exercitar o corpo, eliminar pontos de estresse, relaxar a mente. Convocamos os participantes a enviar vibrações positivas para o Rio de Janeiro e também para o mundo, aproveitando que milhares de pessoas em várias cidades estarão participando dessa onda sincronizada”, explica Tiago Monteleone, coordenador da Sri Sri School of Yoga da Arte de Viver no Brasil.

Em 2016, o The Sun Never Sets on Yoga contou com a participação de mais de 300 cidades, começando por Melbourne, na Austrália. Veja neste vídeo como foi:  https://www.youtube.com/watch?v=5F1eMM4wELE

Aulão de yoga na Quinta da Boa Vista

Para celebrar o Dia Internacional do Yoga, A Quinta da Boa Vista receberá neste sábado (16), a partir das 8h30, um super aulão de yoga aberto e gratuito, organizado pelo Instituto Hermógenes, em parceria com a Oncologia D’Or e com o Hospital Quinta D’Or.

Thiago Leão, professor do Instituto e também da clínica Oncologia D’Or em Botafogo, ministrará a aula que visa apresentar a modalidade que oferece diversos benefícios para o corpo e mente, além de ser uma grande aliada do tratamento oncológico como terapia complementar. Segundo ele, estudos comprovam que a prática do yoga traz diversos benefícios ao paciente com câncer como ajuda no relaxamento, aumento da flexibilidade e força, alívio das dores no corpo, combate a depressão, melhora da autoestima e da capacidade respiratória.

O aulão acontecerá no gramado em frente ao Hospital Quinta D’Or. Os participantes devem levar tapetinho ou canga para maior conforto durante a prática. Em caso de chuva o evento será cancelado.

Cursos sincronizados

A partir do dia 17 de junho, a Arte de Viver promoverá em todo o mundo um Grande Festival de Sri Sri Yoga com cursos sincronizados na mesma data, encerrando-se no dia 21 de junho, data oficial de comemoração do Dia Internacional do Yoga. Os cursos acontecerão em mais de 150 países onde a instituição tem sede. No Brasil, haverá aulas no Rio de Janeiro (Botafogo), São Paulo, Salvador e Recife, com a participação de instrutores locais. O encerramento será feito pelo fundador da Arte de Viver, Sri Sri Ravi Shankar, que fará uma chamada de vídeo ao vivo, diretamente da Índia, para conversar com os alunos.

O Sri Sri Yoga é um curso ideal tanto para iniciantes quanto para praticantes avançados, ​ que procuram enriquecer o seu bem-estar físico, emocional e espiritual, resgatando o yoga puro, autêntico e universal. Integra o corpo, a mente e o espírito através de uma série de pranayamas (técnicas de respiração), asanas (posturas) suaves e vigorosos, levando a um estado de paz e harmonia. A prática também desintoxica o corpo liberando energia e levando cada indivíduo a apreciar a si mesmo e ao mundo.

No curso, os ensinamentos milenares do Yoga e a sabedoria de escrituras antigas são trazidos em um formato de fácil entendimento e prática, para melhorar a qualidade de vida diária dos alunos de maneira alegre e simples. De forma holística, os instrutores ensinam como integrar e energizar a mente, o corpo e o espírito. Não é necessário ter cursos anteriores relacionados à área para participar. As inscrições para os cinco dias de aulas custam R$300 e já estão abertas. Siga a página no Facebook para mais informações

Celebração final dia 23 em Copacabana traz Akash Barwal

O ponto alto da comemoração será o dia 23 de junho, com um grande evento na Praia de Copacabana com a participação do indiano Akash Barwal e do Cônsul Geral da Índia. Seguido por milhares de pessoas no mundo e conhecido por instigar uma sede conhecimento por onde passa, Akash é embaixador e instrutor sênior da organização internacional Arte de Viver. A seu lado estará a médica e especialista em Ayurveda mundialmente conhecida, a também indiana Nisha Manikatan.

Veja entrevista exclusiva com Akash Barwal: ‘A única certeza em nossa vida é a mudança’

A programação gratuita incluirá meditação guiada, a participação de professores de diversas escolas e vertentes do Yoga, que guiarão aulas para crianças e adultos; apresentações musicais e performances. A organização Voluntários por Um Brasil Melhor fará uma ação de limpeza na praia, com catação de lixo. O atleta Clodoaldo Silva participará como representante do Projeto Pessoa com Deficiência (PCD). A programação, totalmente gratuita, começa a partir das 8h e para participar é preciso apenas usar roupas confortáveis e levar tapete de yoga ou canga.

“Copacabana é um local que reúne cariocas e turistas do mundo todo. É um cartão postal mundialmente conhecido, amado por todos que visitam. Nosso objetivo é fazer com que os frequentadores conheçam mais do yoga, juntem-se a nós nesta iniciativa de meditar, cuidar do corpo e, assim, também contagiar as pessoas para cultivarem pensamentos saudáveis, de comunhão, de alegria e paz. Nada melhor que aproveitar uma data como essa para divulgar a filosofia do yoga, que estimula o equilíbrio da mente e do corpo como uma forma de cuidar de si e dos outros”, explica Carolina Jourdan, coordenadora do Dia Internacional do Yoga no Rio de Janeiro.

Outros eventos gratuitos em comunidades

Na cidade, já foram realizados dezenas de eventos gratuitos para públicos variados, como crianças, mulheres e gestantes, levando o yoga para pontos turísticos cariocas e também bairros da Zona Norte, comunidades como o Complexo do Alemão e o Morro do Cantagalo, além da cidade de Niterói. A celebração de 2017, na Cidade das Artes, contou com a participação de representantes de diversas escolas e movimentos cariocas, entre eles o Yoga da Maré. Veja aqui como foi o evento em 2017.

“Nosso objetivo é unir pessoas, convidar todas as escolas, porque a comemoração é da ONU e está sendo organizada aqui no Rio pela Arte de Viver, mas a data e o yoga são universais. Queremos que todos participem”, convida Tiago Monteleone. O evento, organizado pela Arte de Viver (http://www.artofliving.org/br-pt) tem apoio da Globo, do Consulado Geral da Índia no Brasil, da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Prefeitura do Rio de Janeiro, Instituto E e Ekomat.

Da Redação, com Assessorias

 

 

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *