Torcida do Botafogo se mobiliza para doar sangue

Campanha de doações é o destaque da Agenda Positiva na semana, que traz um roteiro de ações gratuitas

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Os torcedores do Botafogo entram em campo novamente com a nona edição da Campanha BotaSangue, realizada pelo Banco de Sangue Serum, em parceria com o Botafogo de Futebol e Regatas. Iniciada no sábado (18), ação vai até 31 de julho, voltada também para todas as torcidas que quiserem se unir a essa corrente do bem pela vida.
 
Os primeiros doadores serão presenteados com uma camiseta exclusiva da campanha.  Divulgada nas redes sociais com a hashtag #NinguemDoaSangueComoAGente, a campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da doação de sangue, principalmente nesta época do ano, em que há uma queda de 40%, o que é muito grave, pois justamente no inverno que aumentam as doenças respiratórias.
 
“Essa situação se agrava com pandemia, e nosso estado de alerta fica em torno de 60% de redução no número de doações. Paradoxalmente, o número de atendimentos vem aumentando em razão da retomada da vida social, do retorno de cirurgias eletivas, além dos pacientes que prosseguem em tratamentos de anemias, câncer, dentre outros procedimentos”, explica Rodrigo,  líder de captação, são necessárias 80 doações diárias para manter os estoques em níveis saudáveis. 
 
O Banco de Sangue Serum fica localizado na Rua Riachuelo, 43, Centro – Rio de Janeiro (dentro do Hospital da Ordem do Carmo, 3º andar). Doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Informações pelo (21) 3233-5950 | WhatsApp: (21) 97231-4651.

Unicef lança curso sobre cuidados com a primeira infância

O Unicef lançou o curso “Infâncias em tempos de Covid-19”, que tem foco em fortalecer o trabalho de agentes comunitários de saúde, visitadores domiciliares e lideranças comunitárias. O material foi desenvolvido em parceria com o Instituto da Primeira Infância (Iprede) e traz orientações e conhecimentos básicos sobre a pandemia da Covid-19 e seus impactos secundários em crianças menores de 6 anos e suas famílias.

O curso é gratuito, tem duração de quatro horas e ficará disponível por três meses. Para aqueles que concluírem o curso, será emitido um certificado assinado pelo Unicef e o Iprede. Para realizar o curso, somente é necessário preencher um formulário e criar uma conta. Acesse aqui.

Evento online reúne especialistas para debates sobre criação dos filhos

Entre os dias 20 e 24 de julho acontecerá a primeira edição da Semana Power da Parentalidade (SPP), que vai colocar em pauta assuntos relevantes para mães, pais e responsáveis com foco na criação dos filhos, com discussões saudáveis para colaborar com as famílias no acesso às informações e vivências, tanto de líderes de comunidades quanto de especialistas nos temas-chaves. Para fechar o evento com chave de ouro, um bate-papo com a atriz e apresentadora Fernanda Rodrigues. O evento acontece de forma totalmente online e gratuita e aberta para o público na página do Facebook. 

Campanha busca apoio emocional para educadores

Os educadores são especialmente afetados pela pandemia de Covid-19. Para deixar dezenas de milhões de alunos fora da escola e conter o contágio por coronavírus por meses, eles estão tendo que realizar online um trabalho para o qual não estavam formados e com angústias próprias de quem conhece as vulnerabilidades de seus alunos. Para ajudá-los, começa nesta segunda-feira (20) o projeto “Apoio Emocional”, realizado pela Quero na Escola e Fundação SM.

Educadores que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as angústias de seus estudantes podem se cadastrar para receber atendimento voluntário, gratuito e online. Psicólogos e psicoteraupeutas estão sendo convidados a participar desta ação que reconhece o esforço das professoras e professores e valoriza a saúde emocional como necessidade para a educação no contexto da pandemia. Pelo site do Apoio Emocional, educadores se inscrevem para pedir uma escuta para si, uma roda online com os alunos, uma aula sobre como abordar o tema ou o que acharem que precisam.

Live sobre reabertura de creches, escolas e universidades

Nesta terça (21), a partir das 18h30, o hospital Prontobaby realiza live sobre reabertura das creches, escolas e universidades, esclarecendo dúvidas sobre os riscos e cuidados necessários com as crianças e adolescentes no momento de retomada das aulas. A infectologista Izabel Alves Leal conversa com o coordenador da comissão de controle de infecção hospitalar do Grupo Prontobaby, André Ricardo Araújo da Silva, no canal do Youtube do Grupo Prontobaby. Para assistir, basta acessar pelo link.

Suporte a mães e pais desde a gravidez até os primeiros anos de vida

Ser mãe e pai exige aprendizados e desafios diários. Um processo repleto de dúvidas, expectativas e descobertas em que toda e qualquer ajuda é bem-vinda. Sabendo disso, Danone Nutricia, divisão de nutrição especializada da Danone, lança o projeto Juntos Sendo Pais, para esclarecer os questionamentos mais comuns do universo da maternidade e paternidade, da gravidez até os primeiros anos de vida do bebê. Uma live no dia 20 de julho, às 18 horas, com a participação da atriz Gisele Itié, mãe do pequeno Pedro Luna, de apenas 4 meses, falará sobre a maternidade real durante a pandemia.

Em parceria com a BellaMaterna, aplicativo de atendimento ilimitado que oferece serviços por vídeo chamada 24h todos os dias, por 30 dias, pais, mães e gestantes poderão contar com atendimento gratuito de enfermeiras obstetras, pediatras, nutricionistas e consultoras de amamentação altamente capacitados. Para ter acesso a este serviço, bastar visitar o site e pegar o cupom. O número de cupons distribuídos é limitado.

Hospital promove lives para falar de saúde

A partir de quarta-feira (22), o Hospital Icaraí (HI), de Niterói, realiza uma série de lives em sua página no Instagram (@hospitalicarai). Os encontros virtuais, sempre às 20 horas, têm o objetivo de mostrar à população como é o funcionamento da instituição, desmitificando alguns conceitos sobre o ambiente hospitalar, principalmente em uma época na qual as dúvidas acerca da pandemia do novo coronavírus podem se transformar em informações erradas.

Alcoolismo e Sistemas Familiares na pauta

Na quinta-feira (23), às 20 horas, como integrante e voluntária do Coletivo Alcoolismo Feminino, eu, Luciana Lage, vou conversar com Ana Paula Leite, enfermeira intensivista atualmente trabalhando em pronto atendimento e consteladora familiar e sistêmica. A live será no instagram @constelando_a_vida.

E-books gratuitos sobre distúrbios de desenvolvimento

Para tentar entender como esta quarentena tem afetado nossos relacionamentos interpessoais, além de buscar compreender como pessoas lidam com este período, o Programa de Pós-Graduação em Distúrbios de Desenvolvimento (PPG-DD), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), disponibilizou três e-books, de forma gratuita, aos interessados no assunto.

Os livros tratam justamente sobre temas importantes para este período de isolamento e englobam diferentes níveis de análise – “Orientações a pais de crianças com Dislexia durante o período de atividades educacionais remotas”, “Mães e bebês em casa e os desafios na fase de isolamento decorrente da Covid-19: A massagem como estratégia para fortalecer o vínculo e facilitar o funcionamento intestinal” e “Fisioterapia, tecnologia e assistência em época da Covid-19: medida federal em caráter de excepcionalidade durante o período de pandemia”. Link para download dos e-books: http://bityli.com/IHKk9.

Universitários retratam angústia no isolamento em fotos

Alunos do curso de Fotografia da Universidade Positivo registraram imagens inéditas que retratam como estão se sentindo no isolamento social. As fotografias dos estudantes fazem parte da exposição virtual permanente “De Angústia em Angústia”. Cada universitário expôs três imagens e uma descrição do significado. A exposição pode ser acessada pelo link .

O orientador do projeto foi o gestor educacional Emmanuel Alencar Furtado e o processo contou com a participação do psicanalista e professor Rejinaldo José Chiaradia, além de palestra sobre fotografia documental do fotógrafo Osvaldo Santos Lima e um bate-papo com a fotógrafa Jacqueline Hoofendy.

Com Assessorias

Sugestões para esta coluna, publicada às segundas-feiras, devem ser enviadas preferencialmente acompanhadas de fotos em baixa resolução até sexta-feira para o email agendapositiva@vidaeacao.com.br.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!