Pérolas para resgatar a autoestima de mulheres com câncer

Fabiola, de 33 anos, é outra modelo para a vida fotografada pelo projeto. (Foto: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Simone, 58 anos, enfrentou a doença. Agora encara as lentes de frente (Foto: Divulgação)
Simone, 58 anos, enfrentou a doença. Agora encara as lentes de frente (Foto: Berta Bernardo/Divulgação)

O câncer mudou para sempre a vida delas. Suas histórias de superação são incrivelmente de arrepiar. E assim elas se tornaram modelos para a vida. A luta agora é para transformar tudo o que aprenderam em força para ajudar tantas outras mulheres a enfrentar a doença de frente. E recuperar a auto-estima que muitas vezes parece perdida na batalha pela vida.

“Por causa do câncer, perdi costelas, clavícula, parte do pulmão e da musculatura do tórax. Meu braço esquerdo também perdeu o movimento e a sensibilidade. Sempre falo que quem passa por tudo isso tem duas alternativas: sentar e chorar todas as perdas e tristezas ou olhar para tudo que ficou, entendendo que o ser humano é muito maior que a junção de cabeça, tronco e membro”, diz Jane Portugal, 50 anos.

Ela é uma das modelos do Projeto Pérolas, que utiliza a fotografia para ajudar mulheres diagnosticadas com câncer de mama a recuperarem a autoestima. A meta agora acaba de lançar a campanha ‘Modelos para a Vida’, que pretende arrecadar os fundos necessários para transformar a iniciativa em ONG. As doações poderão ser realizadas por meio da plataforma Kickante.

Por meio de ensaios fotográficos, estas guerreiras redescobrem a sua beleza e resgatam a vontade de viver. “Eu quis participar do Projeto Pérolas porque, além de poder ajudar a outras pessoas, mostrando que independentemente dos impactos da doença a gente continua bonita, sensual, interessante, também faria bem para mim”, revela Cristiane Chagas, 35 anos, que vive com o câncer desde 2010.

O projeto foi criado em 2013 pela produtora e diretora de arte carioca Mel Masoni. “Infelizmente, grande parte dessas mulheres se sente aquém do que são, por conta das inúmeras perdas atreladas ao diagnóstico de câncer. Perda dos cabelos, perda da mama – o mais forte símbolo feminino – perda da libido, perda dos companheiros, da autoimagem”, destaca.

Além das perdas, a vida vira de cabeça pra baixo: remédios, consultas médicas, quimioterapia, radioterapia, medo de morrer, ter que ter força pra lutar, força pra dar pra família e para aceitar a nova realidade. “Tudo isso abala profundamente o emocional, fazendo com que a mulher fique perdida, sem referência de si mesma”, afirma Mel.

Fabiola, de 33 anos, é outra modelo para a vida fotografada pelo projeto. (Foto: Divulgação)
Fabiola, de 33 anos, é outra modelo para a vida fotografada pelo projeto. (Foto: Berta Bernardo/ Divulgação)

Como participar do projeto

Para participar como modelo, é necessário ter sido diagnosticada com câncer de mama. “Como a proposta é ajudar na recuperação da autoestima, a preferência é dada às mulheres que estão em um momento difícil, emocionalmente. Não há custo algum para estas mulheres”, afirma Mel.

Segundo ela, mulheres diagnosticadas com câncer de todo o Brasil procuram o projeto Pérolas por meio de indicações de amigas que já participaram ou até mesmo de médicos do Inca (Instituto Nacional do Câncer). “Mas hoje, infelizmente, não temos estrutura para atendermos a tantas mulheres no Brasil e é por isso que precisamos de sua ajuda”, explica.

Cada ensaio envolve dois fotógrafos, dois cinegrafistas, dois maquiadores e uma produtora, para atender de oito a dez mulheres. Todos os profissionais são voluntários, mas o projeto procura cobrir os gastos com transporte e alimentação de todos.

Os contribuintes da campanha serão contemplados com um agradecimento público e ainda concorrerão à uma estadia para casal na Rede Intercity de Hotéis e a um livro arte autografado com fotos dos ensaios e as histórias das modelos. A atriz Helena Fernandes apoia e estrela a campanha com um vídeo que está no Youtube.

Na próxima semana, o Blog Vida & Ação vai trazer uma série de depoimentos das modelos do Projeto Pérolas para inspirar outras mulheres a encarar o desafio de lutar com dignidade e auto-estima pela vida.

Confira o vídeo da campanha Modelos para a Vida no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCLihea55k9ao7T_lkc7PsdA

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!