Cantor divulga movimento que criou no Reino Unido, o Meat Free Monday - Segunda Sem Carne (© MJ Kim)
Cantor divulga movimento que criou no Reino Unido, o Meat Free Monday – Segunda Sem Carne (© MJ Kim)
Ficar um dia da semana sem comer carne é absolutamente factível e saudável. Aqui em casa, por exemplo, evitamos ao máximo a carne vermelha no cardápio porque costuma ser de mais difícil digestão, além do sabor nem sempre ser tão agradável. Clarinha também odeia qualquer tipo de gordura visível e na carne isso é praticamente impossível. Derivados, especialmente os embutidos, também são evitados. E, mesmo não sendo vegetarianas, mas simpatizantes da causa, sempre que possível, abolimos também outros tipos de proteína animal. Um dia evoluímos e chegaremos lá!
Um movimento mundial para incentivar a redução no consumo de carne (e qualquer outro tipo de proteína animal) é capitaneado por Paul McCartney e vem ganhando força no Brasil. Em sua turnê no Brasil, que desta vez passa por Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador,  o ex-Beatle fez questão de incluir uma equipe especialmente para divulgar a campanha que ele próprio lançou no Reino Unido: a Segunda Sem Carne.
A Meat Free Monday, em inglês, foi lançada ao mesmo tempo no Reino Unido por Paul McCartney e no Brasil pela Sociedade Vegetariana Brasileira, em 2009. A proposta é simples: convidar a população a trocar a proteína animal pela vegetal (então não vale frango, nem peixe, nem queijo ou ovo) pelo menos uma vez por semana, trazendo benefícios para as pessoas, para os animais e para o planeta. Em ambos os países, a campanha agora completa 8 anos com milhões de seguidores e muitas realizações. No Brasil, a campanha faz parte da merenda escolar da Secretaria Estadual e Municipal de Educação de São Paulo, contemplando 3 milhões de alunos – a maior conquista da campanha no mundo todo.
A coordenadora da SSC no Brasil, Mônica Buava, conta que a equipe brasileira foi convidada para estar presente em todos os shows da turnê “Out There” de 2014 e, por terem apresentado resultados importantes, foram convidados novamente para a turnê “One On One” agora. “Na turnê anterior tivemos a honra de ser recebidos pessoalmente por ele no camarim. Quando nos viu, gritou ‘Meat Free Monday!’ sorrindo, e na conversa elogiou as conquistas da Segunda Sem Carne no Brasil”.
Em 2014, segundo Mônica, a receptividade dos fãs foi surpreendente. “Conversamos com dezenas de milhares de fãs, e a grande maioria recebeu a proposta com uma abertura maravilhosa. As pessoas estão começando a perceber que precisam mudar seus hábitos para mudar o mundo. E com um empurrãozinho do Paul McCartney fica melhor ainda!”, brinca Mônica.
Uma curiosidade:  durante a turnê One On One, são servidas, diariamente, 450 refeições vegetarianas para a equipe de 300 pessoas que faz cada show acontecer. A turnê começou na cidade californiana de Fresno, nos Estados Unidos, em abril de 2016. Até o fim de setembro de 2018, terá realizado 63 shows em 13 países para quase 2 milhões de pessoas – menos do que a última turnê, Out There, que entre 2013 e 2015 envolveu 91 shows em 19 países para 2,7 milhões de pessoas.
Fonte: SVB, com redação
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *